Exercícios sobre mutação gênica

Para responder aos exercícios sobre mutação gênica, revise os principais fatores que causam alterações no material genético e os principais tipos de mutação existentes. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Denominamos de mutação as alterações que ocorrem na estrutura do material genético. Uma dessas alterações é a troca de uma base nitrogenada por outra, uma alteração estrutural no cromossomo conhecida por

a) Deleção.

b) Inserção.

c) Adição.

d) Substituição.

e) Inversão.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. Denomina-se de substituição a mutação em que ocorre a troca de uma base nitrogenada por outra. Essa troca de base no DNA pode, por exemplo, levar a mudanças na proteína a ser produzida ou desencadear uma produção incompleta da proteína.

Questão 2

As mutações podem ocorrer naturalmente quando o DNA não se replica de maneira adequada. Entretanto, algumas influências externas também podem causar mutações, como é o caso da radiação. As radiações podem ocasionar a perda de trechos de DNA, um tipo de mutação conhecido por

a) Adição.

b) Inserção.

c) Deleção.

d) Substituição.

e) Inversão.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Na deleção, ocorre a perda de parte do DNA, o que prejudica toda a síntese proteica.

Questão 3

Algumas mutações afetam gravemente o fenótipo de um indivíduo, outras, no entanto, não causam nenhum efeito. Essas mutações sem efeito no fenótipo são chamadas de

a) mutações numéricas.

b) mutações estruturais.

c) mutações silenciosas.

d) mutações selvagens.

e) mutações nucleotídicas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. As mutações silenciosas ocorrem quando acontecem mudanças no DNA, mas o códon alterado é responsável por codificar o mesmo aminoácido, não provocando alterações na proteína.

Questão 4

(FGV) Atualmente são bem conhecidos os efeitos adversos à saúde humana causados por diversos poluentes ambientais, especialmente aqueles que possuem potencialidades mutagênicas ou carcinogênicas, os quais, devido à sua interação com mecanismos genéticos, podem causar mutações e doenças nas gerações futuras. Assinale as afirmações corretas.

I. Mutações são modificações bruscas do material genético que podem ser transmitidas à prole (descendência ou células-filhas).

II. A mutação pode ser espontânea ou induzida por agentes físicos, químicos ou biológicos com potencial mutagênico.

III. Mutação é toda alteração do material genético que resulta sempre de segregação ou recombinação cromossômica.

IV. Mutações gênicas podem ser causadas por poluentes ambientais e provocar alterações responsáveis pelo aparecimento de genótipos diferentes em uma população.

A alternativa que contém as afirmações corretas é:

a) I e III.

b) II e III.

c) I, II e IV.

d) IV e III.

e) III.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. A alternativa II está errada porque as mutações são alterações no DNA causadas por uma replicação incorreta ou por fatores externos, como radiação e exposição a produtos químicos.

Questão 5

(UNESP) A respeito das mutações gênicas, foram apresentadas as cinco afirmações seguintes.

I. As mutações podem ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas.

II. Somente as mutações ocorridas em células somáticas poderão produzir alterações transmitidas à sua descendência, independentemente do seu sistema reprodutivo.

III. Apenas as mutações que atingem as células germinativas da espécie humana podem ser transmitidas aos descendentes.

IV. As mutações não podem ser “espontâneas”, mas apenas causadas por fatores mutagênicos, tais como agentes químicos e físicos.

V. As mutações são fatores importantes na promoção da variabilidade genética e para a evolução das espécies.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.

a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) I, IV e V.

d) II, III e IV.

e) II, III e V.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. A alternativa II está incorreta porque uma mutação é transmitida quando está presente nos gametas. Já a alternativa IV está incorreta porque existem mutações que ocorrem naturalmente em virtude de erros na replicação do DNA.