Exercícios sobre osmose
(FUVEST) Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais
a) absorvem água do ambiente por osmose.
b) perdem água para o ambiente por osmose.
c) absorvem sal do ambiente por difusão.
d) perdem sal do ambiente por difusão.
e) perdem água e absorvem sal por transporte ativo.
Alternativa “b”. Quando o solo está com muita quantidade de sais, ele torna-se um meio hipertônico comparado ao interior dos vegetais. Sendo assim, ocorre a perda de água da planta para o solo, dificultando o seu desenvolvimento.
(Fatec -SP) É uma prática comum salgarmos os palitos de batata após terem sido fritos, mas nunca antes, pois, se assim for, eles murcharão.
E murcharão porque:
a) as células dos palitos de batata ficam mais concentradas que o meio externo a elas e, assim, ganham água por osmose.
b) as células dos palitos de batata ficam mais concentradas que o meio externo a elas e, assim, ganham água por transporte ativo.
c) as células dos palitos de batata ficam mais concentradas que o meio externo a elas e, assim, perdem água por transporte ativo.
d) o meio externo aos palitos de batata fica mais concentrado que as células deles, que, assim, perdem água por osmose.
e) o meio externo aos palitos de batata fica menos concentrado que as células deles, que assim, ganham água por pinocitose.
Alternativa “d”. Ao colocar sal na batata, tornamos o meio externo hipertônico. Isso faz com que a batata, por osmose, perca água para o ambiente, ficando murcha.
Quando colocamos uma célula em meio hipotônico, a água pode invadir seu interior, ocasionando a lise celular. Nos vegetais, a célula fica túrgida, porém não ocorre seu rompimento. Isso só é possível graças à presença:
a) da membrana plasmática.
b) do vacúolo.
c) da parede celular.
d) do citoplasma.
e) do núcleo.
Alternativa “c”. A parece celular da célula vegetal garante resistência à célula e é formada principalmente por celulose.
Quando colocamos uma célula vegetal em uma solução hipertônica, podemos observar que, em alguns casos, ocorre o descolamento da membrana plasmática da parede celular. Esse processo, que acontece em virtude da perda exagerada de água, é chamado de :
a) desplasmólise.
b) plasmólise.
c) tonoplasto.
d) turgidez.
e) lise celular.
Alternativa “b”. O processo de plasmólise consiste na separação da parede celular vegetal da membrana plasmática. Isso ocorre em virtude da perda excessiva de água quando a célula é colocada em uma solução hipertônica.
Ao temperarmos uma salada com sal, percebemos que após algum tempo ela fica murcha. Isso acontece, pois:
a) o sal é absorvido pelas células, ocasionando sua desidratação.
b) o sal torna o meio externo hipertônico e ocasiona a perda de água da salada por osmose.
c) o sal torna o meio externo hipotônico, ocasionando, assim, a perda de água da salada por osmose.
d) o sal torna o meio externo hipertônico e ocasiona a absorção de água pelos componentes da salada.
Alternativa “b”. O sal deixa o meio hipertônico em relação aos componentes da salada e, consequentemente, causa a perda de água por osmose para o meio externo. Essa perda de água faz com que a salada fique murcha.