Exercícios sobre poluição

Preparamos esta lista de exercícios para que você possa reforçar os seus estudos sobre o tema da poluição, que é um dos maiores problemas ambientais do mundo atual.

Publicado por: Paloma Guitarrara

Questões

  1. Questão 1

    (UECE) Considerando o tema poluição ambiental, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

    ( ) As queimadas, além de atuarem de forma negativa diretamente sobre a flora e a fauna, poluem o ambiente.

    ( ) De acordo com a legislação ambiental, poluidor “é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental”.

    ( ) A redução do consumo e o consumo consciente são formas de combate à poluição ambiental.

    ( ) A poluição ambiental se restringe às regiões urbanas, pois é onde ocorre a industrialização e não há saneamento básico.

    Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  2. Questão 2

    (Fundatec) Analise as assertivas a seguir:

    I. As fontes de poluição atmosférica são todas de origem antrópica.

    II. A poluição hídrica pode ser física e/ou química e/ou biológica.

    III. A salinização do solo é um dos possíveis impactos antrópicos decorrentes da irrigação.

    Quais estão corretas?

  3. Questão 3

    (FAUEL) Leia atentamente as afirmativas a seguir, a respeito de diferentes tipos de poluição, e então assinale a alternativa que contêm somente as afirmativas CORRETAS.

    I. A poluição de águas destinadas ao abastecimento público, tem como uma de suas possíveis consequências, mudança de cor, sabor e odor desagradáveis.

    II. Fontes de poluição do ar incluem: indústrias termelétricas, veículos automotores e aviões.

    III. Fontes de poluição do solo incluem a disposição de resíduos sólidos domésticos, hospitalares e industriais, bem como a poluição decorrente de atividades agropastoris.

    IV. Um programa de controle de poluição das águas deve possuir, entre as suas diretrizes, a aplicação de padrões de qualidade da água.

  4. Questão 4

    (UFC) Analise as afirmativas a seguir em relação aos impactos provocados pelas atividades humanas:

    I. a queima de combustíveis fósseis e o aumento da produção de lixo e esgotos contribuem para provocar o fenômeno denominado efeito estufa.

    II. o CO2 é produzido durante a queima incompleta de moléculas orgânicas pelos motores de automóveis e sua combinação com a hemoglobina impede o transporte de oxigênio.

    III. a poluição da atmosfera por óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de carvão mineral e óleo diesel pode resultar em chuvas ácidas.

    IV. o lançamento de esgotos no mar sem tratamento prévio pode ocasionar a “maré vermelha”, fenômeno causado por bactérias que liberam substâncias tóxicas na água.

    V. a utilização de agrotóxicos nas lavouras pode poluir o solo e as águas dos rios, onde intoxicam e matam diversos seres vivos.

    Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:

  5. Questão 5

    (UEG) A atividade humana sobre os ecossistemas tem levado a uma diminuição da complexidade de inter-relações característica das comunidades naturais. Em locais nos quais estão instaladas usinas elétricas e atômicas, uma das principais preocupações é a diluição do teor de O2 dissolvido na água de áreas adjacentes, com consequente morte dos organismos vivos. A principal poluição causadora desse evento de desequilíbrio ambiental é:

  6. Questão 6

    (UNESP)

    Mortandade de peixes e coloração da água do Rio Tietê preocupam no interior de SP

    A água de cor estranha e o cheiro forte estão preocupando quem mora perto do rio. Pescadores estão voltando para casa com as redes vazias. “O que você está vendo são os peixes mortos. Mas não morrem só peixes, morre toda uma cadeia abaixo dos peixes, que são outros microrganismos, pequenos crustáceos, pequenos moluscos que são alimentos dos peixes”, explica o biólogo Arif Cais, professor voluntário aposentado da Unesp de São José do Rio Preto.

    (https://g1.globo.com, 11.05.2019. Adaptado.)

    A reportagem faz referência ao fenômeno de eutrofização. Nesse fenômeno, um dos eventos que precedem e um dos eventos que sucedem a mortandade dos peixes são, respectivamente:

  7. Questão 7

    (Encceja) A poluição atmosférica pode ser definida como a presença de substâncias estranhas na atmosfera, resultantes da atividade humana ou de processos naturais, em concentrações suficientes para interferir direta ou indiretamente na saúde, segurança e bem-estar dos seres vivos. A partir da Revolução Industrial, surgiram novas fontes de poluição do ar devido à queima de combustíveis fósseis nos motores a combustão e nas indústrias siderúrgicas e, mais recentemente, nos veículos automotivos, além dos produtos químicos.

    Jornal Brasileiro de Pneumologia, n. 32. 2006.

    Nas metrópoles, uma política pública com elevada eficiência para reduzir as causas do problema ambiental apontado no texto é a:

  8. Questão 8

    (Etec) A poluição marinha é um problema cada vez mais grave em todo o mundo, à medida que aumenta sistematicamente todos os anos por conta do descarte irregular de diferentes tipos de resíduos e por conta da falta de medidas sustentáveis. No entanto, esse problema pode ser revertido ou, pelo menos, amenizado por meio de medidas mais responsáveis do ponto de vista ambiental.

    Assinale a alternativa que apresenta ações as quais indivíduos e empresas deveriam adotar para evitar a poluição marinha.

  9. Questão 9

    (Adm&Tec) A poluição do meio ambiente tem gerado desequilíbrios ecológicos e afetado a saúde humana. Assinale a alternativa que descreve uma ação de conservação baseada em princípios sustentáveis.

  10. Questão 10

    (VUNESP) A chuva ácida é formada em decorrência da poluição atmosférica, principalmente pela emissão de gases originados da combustão industrial do carvão mineral e do óleo diesel.

    Os principais poluentes que reagem com a água atmosférica e formam a chuva ácida são:

  11. Questão 11

    (VUNESP) O descarte inadequado de resíduos na biosfera pode provocar impactos ambientais de curta e longa duração, variando de acordo com a natureza dos materiais e a forma como interagem com o ambiente.

    Considerando os conceitos de biodegradabilidade, poluição e reciclagem, é correto afirmar que:

  12. Questão 12

    (Consulpam) A poluição pode ser entendida como uma degradação nas condições ambientais de um ecossistema, que interfere no desenvolvimento das populações. Ela pode ser provocada por ação humana ou por fenômenos naturais. A frequente ação antrópica ao meio ambiente está causando desmatamento e o uso exagerado dos recursos naturais podem causar o esgotamento desses recursos e gerar um desequilíbrio ecológico.

    Marque a melhor medida para solucionar o problema destacado no texto.