Topo
pesquisar

Exercícios sobre a velocidade do som

Exercícios de Física

Estes exercícios tratam sobre a velocidade de propagação do som, que pode ser diferente dependendo do tipo e das condições do meio. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
questão 1

Marque a alternativa correta a respeito das ondas sonoras.

a) O som é um tipo de onda mecânica, bidimensional e longitudinal. As ondas sonoras propagam-se mais rápido em meios gasosos do que em meios sólidos.

b) O som é um tipo de onda mecânica, tridimensional e longitudinal. As ondas sonoras propagam-se mais rápido em meios gasosos do que em meios sólidos.

c) O som é um tipo de onda mecânica, tridimensional e longitudinal. As ondas sonoras propagam-se mais rápido em meios sólidos do que em meios líquidos.

d) O som é um tipo de onda mecânica, tridimensional e transversal. As ondas sonoras propagam-se mais rápido em meios sólidos do que em meios gasosos.

e) O som é um tipo de onda mecânica, unidimensional e longitudinal. As ondas sonoras propagam-se mais rápido em meios gasosos do que em meios sólidos.

questão 2

A seguir, são feitas algumas afirmações sobre as ondas sonoras. Marque V para as informações verdadeiras e F para as falsas.

( ) As ondas sonoras, assim como qualquer tipo de onda, podem sofrer polarização.

( ) A velocidade do som nos sólidos é maior que a velocidade do som nos líquidos.

( ) A velocidade máxima possível para o som no ar é de 340 m/s.

( ) Quanto maior a temperatura de um gás, maior será a velocidade de propagação das ondas sonoras nele.

a) V V V V

b) V F F V

c) F V F F

d) F V VV

e) F V F V

questão 3

Uma fonte de ondas sonoras está imersa em água, emitindo ondas a uma frequência de 740 Hz. Sabendo que o comprimento de onda das ondas produzidas pela fonte é de 200 cm, determine a velocidade de propagação das ondas sonoras na água.

a) 1400 m/s

b) 1480 m/s

c) 1500 m/s

d) 340 m/s

e) 7400 m/s

questão 4

Um aluno de Física colocou um despertador dentro de um recipiente de vidro. Ao retirar o ar de dentro do recipiente, com a ajuda de uma bomba de vácuo, o estudante percebeu que o despertador estava tocando, mas não conseguia perceber som algum. Isso ocorre porque

a) as ondas sonoras propagam-se com velocidade muito baixa no vácuo, tornando-as imperceptíveis aos ouvidos humanos.

b) a falta do meio material aumenta muito a velocidade do som, assim, as ondas não podem ser percebidas pelos ouvidos do estudante.

c) a falta das moléculas do ar impede a propagação das ondas sonoras, que, por serem ondas eletromagnéticas, precisam de meio de propagação.

d) a falta das moléculas do ar impede a propagação das ondas sonoras, que, por serem ondas mecânicas, não precisam de meio de propagação.

e) a falta das moléculas do ar impede a propagação das ondas sonoras, que, por serem ondas mecânicas, precisam de meio de propagação.

respostas
Questão 1

Letra C

As ondas sonoras são ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais. Quanto maior for a proximidade das moléculas do meio, maior será a velocidade de propagação das ondas sonoras, logo, a velocidade do som é maior nos sólidos do que nos líquidos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

Falso: A polarização é um fenômeno exclusivo das ondas transversais. O som, por ser uma onda longitudinal, não pode ser polarizado.

Verdadeiro: Quanto maior for a proximidade das moléculas do meio, maior será a velocidade de propagação das ondas sonoras, portanto, a velocidade do som é maior nos sólidos do que nos líquidos.

Falso: A temperatura do ar influencia diretamente na velocidade de propagação das ondas sonoras. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de propagação.

Verdadeiro: A temperatura do ar influencia diretamente na velocidade de propagação das ondas sonoras.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

A partir do princípio fundamental da ondulatória, e sabendo que 200 cm = 2 m, temos que:

v = λ.f

v = 2 . 740 = 1480 m/s

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

O aluno não poderá perceber as ondas sonoras porque o som não pode propagar-se no vácuo pelo fato de ser uma onda mecânica e, por isso, precisar de um meio de propagação.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola