Exercícios sobre relações ecológicas intraespecíficas
(UFPI-adaptada) Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:
a) Inquilinismo;
b) Herbivoria;
c) Mutualismo;
d) Sociedade;
e) Parasitismo.
letra d
Na biologia, as relações ecológicas são divididas em relações ecológicas interespecíficas e relações ecológicas intraespecíficas. As relações ecológicas interespecíficas se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, enquanto que as relações ecológicas intraespecíficas se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Inquilinismo, herbivoria, mutualismo e parasitismo são exemplos de relações ecológicas interespecíficas, ou seja, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Sociedades, colônias e competição intraespecífica são exemplos de relações ecológicas intraespecíficas, concluindo então que a resposta correta é a letra d – sociedade.
(Fatec-SP) Abelhas apresentam três castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colmeia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Essa divisão de trabalho caracteriza:
a) Sociedade isomorfa com relações intraespecíficas harmônicas;
b) Sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas;
c) Colônia heteromorfa com relações interespecíficas harmônicas;
d) Colônia isomorfa com relações interespecíficas harmônicas;
e) Colônia heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
letra b
São classificadas como relações ecológicas intraespecíficas:
→ Colônias: indivíduos de uma mesma espécie que vivem agrupados, atuando sempre em conjunto, sendo que em algumas colônias há a divisão de trabalho;
→ Sociedades: são definidas como sendo um agrupamento de indivíduos da mesma espécie que apresentam cooperação, comunicação e divisão do trabalho, como ocorre na sociedade das abelhas, das formigas e dos cupins;
→ Competição intraespecífica: os indivíduos competem pelos mesmos recursos oferecidos pelo meio;
→ Canibalismo: um indivíduo da mesma espécie mata e devora outro indivíduo também da mesma espécie;
→ Relações positivas ou harmônicas: são assim chamadas por não causarem prejuízos para nenhuma população e nem para os indivíduos associados;
→ Colônias e sociedades isomorfas, homotípicas ou homeomorfas: entre os indivíduos não há diferenças morfológicas, nem divisão de trabalho;
→ Colônias e sociedades heteromorfas, heterotípicas ou polimorfas: há diferenciação morfológica e divisão de trabalho entre os indivíduos.
Diante do explicado anteriormente, podemos concluir que as abelhas são insetos da mesma espécie que vivem em sociedade, são heteromorfas por possuírem diferenças morfológicas e apresentam relação intraespecífica harmônica por não causarem prejuízos a outros indivíduos.
Organismos de uma mesma espécie quase sempre disputam os recursos oferecidos pelo meio.
- Em algumas situações, os indivíduos de uma mesma espécie se auxiliam mutuamente, trocando benefícios.
As afirmações acima se referem, respectivamente, às relações ecológicas intraespecíficas:
a) Competição intraespecífica e cooperação intraespecífica (sociedades e colônias);
b) Competição intraespecífica e mutualismo;
c) Comensalismo e mutualismo;
d) Competição interespecífica e inquilinismo;
e) Colônias e sociedades.
letra a
Competição intraespecífica, os indivíduos competem pelos mesmos recursos oferecidos pelo meio.
Cooperação intraespecífica, colônias e sociedades em que indivíduos de uma mesma espécie se auxiliam mutuamente, trocando benefícios.
Comensalismo, mutualismo, competição interespecífica e inquilinismo são exemplos de relações ecológicas interespecíficas e como foi dito no enunciado, as afirmações se referem às relações ecológicas intraespecíficas.
Os itens abaixo contêm exemplos de diversas relações ecológicas entre os seres vivos:
I – A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias costuma ser tão íntima que ambos formam um novo tipo de organismo, o líquen;
II – Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria;
III – Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios;
IV – A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho.
As relações ecológicas que estão descritas nos itens acima são classificadas, respectivamente, como:
a) Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo.
b) Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia.
c) Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia.
d) Mutualismo, colônia, canibalismo e sociedade.
e) Protocooperação, colônia, predatismo e sociedade.
letra b
O item I descreve a associação de fungos com algas, o que caracteriza mutualismo, uma relação ecológica interespecífica.
O item II descreve as abelhas formando agrupamentos altamente organizados, em que cada indivíduo tem o seu papel bem definido. Isso caracteriza uma relação ecológica de sociedade.
O item III descreve o canibalismo, em que indivíduos de uma mesma espécie se devoram.
O item IV descreve uma relação ecológica de colônia, em que os indivíduos da mesma espécie são heteromorfos e vivem agrupados, interagindo de forma mutuamente vantajosa.