Exercícios sobre seleção natural
(UFU-MG) O uso de um mesmo antibiótico para tratar repetidas infecções causadas por mesmos tipos de bactérias tem como consequência a ineficácia do tratamento. Tal resultado é devido ao fato de:
a) o antibiótico induzir modificações no metabolismo das bactérias.
b) as bactérias se adaptarem individualmente ao antibiótico.
c) o antibiótico selecionar, na população bacteriana, as bactérias que já eram resistentes a ele.
d) o antibiótico induzir diretamente nas bactérias uma resistência.
Alternativa “c”. Assim como todos os seres vivos, as bactérias sofrem a pressão do meio e são selecionadas. Em um ambiente em que frequentemente são expostas a antibióticos, somente as resistentes a esse produto sobrevivem e reproduzem-se. Sendo assim, com o tempo, só restarão bactérias capazes de suportar a ação do medicamento.
(Unirio-RJ) Em fevereiro de 2003 a revista Ciência Hoje divulgou matéria demonstrando a eficiência da própolis produzida pelas abelhas em inibir o crescimento de diversos micro-organismos causadores de cáries, gengivites e candidíase (“sapinho”). No entanto, a própolis, encontrada frequentemente na forma de spray para a garganta, na composição de balas, cremes dentais, chocolates e até mesmo cosméticos, deve ser usada com moderação porque:
a) aumenta o pH da boca, facilitando o processo de desmineralização dos dentes.
b) pode selecionar micro-organismos resistentes.
c) desgasta o esmalte dos dentes, expondo-os aos ácidos causadores das cáries.
d) elimina micro-organismos bucais que mantêm uma relação mutualística com o homem.
e) induz a formação de micro-organismos imunes à própolis, quando usada em excesso.
Alternativa “b”. Os micro-organismos sofrerão a ação do medicamento, fazendo com que alguns indivíduos morram e outros (resistentes) sobrevivam. O uso constante do medicamento selecionará sempre os resistentes, fazendo com que eles aumentem sua população, o que torna o medicamento ineficaz.
Um dos exemplos mais famosos acerca do processo de seleção natural foi o caso das mariposas de Manchester. Inicialmente predominavam as mariposas brancas, que costumavam pousar em troncos de árvores — que, naquela época, eram ligeiramente esbranquiçados. Com a Revolução Industrial, os troncos ficaram mais escuros e houve um aumento na quantidade das mariposas negras. Esse fato ocorreu porque:
a) As mariposas brancas adaptaram-se à coloração escura do caule.
b) A coloração dos caules provocou uma mudança na coloração das mariposas.
c) As mariposas brancas eram facilmente predadas nos caules escuros e, portanto, as mariposas negras sobreviviam e conseguiam se reproduzir.
d) As mariposas brancas passaram a ser predadas e, por isso, tiveram que se adaptar ao ambiente, mudando a sua coloração para conseguir sobreviver.
e) A poluição fez com que as mariposas brancas se reproduzissem e tivessem mais descendentes de coloração escura.
Alternativa “c”. Como as mariposas brancas eram vistas com mais facilidade no tronco escuro, elas começaram a ser fortemente predadas. As mariposas negras apresentavam uma vantagem maior que as brancas nesse ambiente, pois eram vistas com mais dificuldade pelo predador. Com isso, as mariposas negras conseguiram aumentar sua população em relação às brancas.
A ideia da seleção natural proposta por Charles Darwin foi, sem dúvida, um grande avanço para a biologia. Segundo Darwin, esse processo:
a) era responsável pela sobrevivência do mais forte.
b) permitiria que o mais forte fosse selecionado pelo meio.
c) garantia a sobrevivência dos mais aptos.
d) selecionava os que apresentavam as características mais desfavoráveis.
e) permitia que determinado organismo se adaptasse ao meio, através do uso de algumas partes de seu corpo.
Alternativa “c”. A seleção natural é um processo em que as variações individuais favoráveis são preservadas, garantindo, assim, a sobrevivência dos mais aptos.
Darwin, durante sua viagem a bordo do Beagle, pôde observar nas ilhas de Galápagos a existência de espécies diferentes de tentilhões. Essas espécies diferenciavam-se pela cor, forma do bico e hábitos alimentares. Marque a alternativa que indica a explicação proposta por Darwin para o fato de apresentarem diferentes formas de bico.
a) Os tentilhões modificaram seus bicos para sobreviverem nas ilhas.
b) Diante das diferentes condições ambientais na ilha, a espécie sofreu diferentes pressões seletivas e diferentes características foram selecionadas.
c) Os tentilhões espalharam-se pela ilha e cada indivíduo começou a se alimentar de produtos diferentes, o que fez com que eles adquirissem características diferentes e repassassem aos seus descendentes.
d) Os tentilhões, para evitar competições, adaptaram-se a tipos diferentes de alimento.
Alternativa “b”. As diferentes pressões sofridas pelos tentilhões ocasionaram a seleção de caracteres diferentes, o que permitiu o surgimento de novas espécies.