Exercícios sobre o sistema reprodutor masculino
Os espermatozoide são os gametas masculinos da espécie humana e são produzidos no sistema genital do homem, mais precisamente:
a) nos ductos eferentes.
b) no epidídimo.
c) nos túbulos seminíferos.
d) na próstata.
e) no testículo.
Alternativa “c”. Os espermatozoides são produzidos mais precisamento nos túbulos seminíferos, os quais estão localizados no testículo.
Após serem produzidos, os espermatozoides ficam armazenados até o momento da eliminação (ejaculação). Durante o período de armazenamento, essas células também adquirem mobilidade, tornando-se aptas a nadar em direção ao ovócito. A região onde os espermatozoides ficam armazenados é chamada de:
a) testículo.
b) glândula seminal.
c) túbulo seminífero.
d) epidídimo.
e) próstata.
Alternativa “d”. O epidídimo é o órgão responsável por proteger, estocar e garantir a maturação dos espermatozoides.
O sistema reprodutor masculino, além de produzir os gametas masculinos, é responsável por sintetizar nos testículos um hormônio bastante importante. Marque a alternativa em que está indicado o nome desse hormônio.
a) Insulina.
b) Hormônio do crescimento.
c) Progesterona.
d) Adrenalina.
e) Testosterona.
Alternativa “e”. A testosterona é um hormônio produzido nos testículos pelas células intersticiais, também chamadas de células de Leydig.
A vasectomia é um método contraceptivo que impede a liberação dos espermatozoides na ejaculação. Nesse processo, é realizada uma secção em qual parte do sistema genital masculino?
a) Uretra.
b) Pênis.
c) Testículo.
d) Ducto deferente.
e) Epidídimo.
Alternativa “d”. Na vasectomia, é realizada uma secção no ducto deferente que impede o transporte do espermatozoide do epidídimo até o ducto ejaculatório.
O pênis é o órgão masculino responsável pela cópula. Nele existem porções de tecido erétil denominadas de
a) corpo cavernoso e corpo esponjoso.
b) corpo esponjoso e corpo caloso.
c) corpo erétil e corpo cavernoso.
d) corpos esponjoso e corpo espaçoso.
Alternativa “a”. O pênis é formado por três porções de tecido erétil, sendo dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso.