Whatsapp

Exercícios sobre soro e vacina

Exercícios de Biologia

Ao final da resolução destes exercícios sobre soro e vacina, espera-se que o aluno tenha ampliado seus conhecimentos sobre imunização. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

O soro e a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo. A respeito desses produtos, marque a alternativa incorreta:

a) O soro é responsável por uma imunização passiva.

b) As vacinas estimulam o corpo a produzir anticorpos contra determinado antígeno.

c) As vacinas são produzidas injetando-se o antígeno em um animal, que passará a produzir anticorpos. Os anticorpos são posteriormente processados e podem ser usados em humanos.

d) Como exemplo de soro, podemos citar o antiofídico.

e) Podemos dizer que a vacina é usada na prevenção, enquanto o soro é usado para curar.

questão 2

Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem-nos:

a) uma imunização passiva.

b) uma imunização imediata.

c) uma imunização prolongada.

d) uma imunização ativa.

e) uma imunização contínua.

questão 3

Quando uma pessoa é picada por uma cobra, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem levar a pessoa a óbito.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o motivo pelo qual os médicos fazem uso de soro em vez de vacina para tratar o problema.

a) O soro é usado para tratar picada de cobra, pois garante que o corpo produza anticorpos contra o veneno nele injetado.

b) O soro deve ser aplicado porque possui anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.

c) O soro deve ser usado apenas quando uma vacina não está disponível para uso.

d) Em caso de picada de cobra, o soro é usado porque garante uma imunização ativa do paciente.

questão 4

(UFMG) A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil, vem-se revelando uma das mais abrangentes dirigidas à população dessa faixa etária. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde estão aplicando, também, a vacina contra pneumonia pneumocócica.

É correto afirmar que essas vacinas protegem porque

a) são constituídas de moléculas recombinantes.

b) contêm anticorpos específicos.

c) induzem resposta imunológica.

d) impedem mutações dos patógenos.

questão 5

(Enem) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.

b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.

d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para o veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.

e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp. e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

questão 6

As vacinas são importantes imunobiológicos que atuam garantindo a prevenção de doenças. As vacinas garantem essa proteção por induzir:

a) a produção de antígenos.

b) a produção de anticorpos.

c) a produção de histamina.

d) a produção de heparina.

e) a produção de toxinas.

questão 7

A vacinação é uma forma de se garantir:

a) imunidade ativa de forma natural.

b) imunidade ativa de forma artificial.

c) imunidade passiva de forma natural.

d) imunidade passiva de forma artificial.

e) imunidade ativa ou passiva a depender da vacina utilizada.

questão 8

Das doenças descritas a seguir, qual não possui vacina para uso humano?

a) Rubéola

b) Hepatite B

c) Febre amarela

d) Sarampo

e) Leptospirose

questão 9

A utilização de soro é uma forma de se garantir:

a) imunidade ativa de forma natural.

b) imunidade ativa de forma artificial.

c) imunidade passiva de forma natural.

d) imunidade passiva de forma artificial.

e) imunidade ativa ou passiva a depender do soro utilizado.

questão 10

Marque a alternativa que indica corretamente uma situação em que os soros devem ser utilizados:

a) Redução do número de casos de uma doença.

b) Garantia de proteção de um indivíduo contra uma determinada doença.

c) Prevenção de surtos e epidemias.

d) Garantia de tratamento rápido contra toxinas de animais peçonhentos e microrganismos.

e) Proteção do indivíduo contra picadas de cobras e outros animais peçonhentos.

questão 11

(IFMT) Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV

Um tipo específico de câncer tem aumentado: o câncer de garganta relacionado ao Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitido pelo sexo oral. Por isso, cientistas defenderam, em artigo no British Medical Journal, a inclusão dos meninos nos programas de vacinação. Os países que já adotaram políticas de imunização contra o HPV priorizaram a vacinação de meninas para evitar o câncer de colo de útero, o segundo mais frequente entre mulheres.

(ESTUDO DEFENDE VACINAR MENINOS CONTRA HPV. O Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/busca/ESTUDO%20DEFENDE%20VACINAR%20MENINOS%20CONTRA%20HP V>. Acesso em: 23 mar. 2010.)

Com relação às vacinas, marque a alternativa correta.

a) É um tipo de imunização passiva nos meninos e ativa nas meninas.

b) A resposta imune ao uso de vacinas depende direta e exclusivamente dos macrófagos.

c) Tem sua melhor indicação em pacientes que já manifestam os sintomas da doença. No caso do texto, das meninas com câncer de colo de útero e dos meninos com câncer de garganta.

d) Nos meninos, a vacinação é indicada, pois confere imunidade permanente em todos os casos de câncer.

e) São sintetizadas com fragmento do agente causador (antígenos), com a finalidade de induzir no receptor a produção de anticorpos.

questão 12

(UFF) Desde o surgimento da gripe suína, vacinas têm sido desenvolvidas na tentativa de estabelecer um método de proteção para a população. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas.

a) Imunização ativa – mecanismo segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.

b) Imunização passiva – mecanismo segundo o qual se introduz uma grande quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.

c) Imunização ativa – mecanismo segundo o qual se introduz uma grande quantidade de anticorpos no organismo para o combate ao antígeno.

d) Imunização passiva – mecanismo segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de anticorpos para o combate ao antígeno.

e) Imunização ativa – mecanismo segundo o qual se inocula o complexo antígeno-anticorpo para o combate à infecção.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. A vacina é produzida utilizando-se o antígeno inativado ou atenuado. Quando se injeta o antígeno em um animal a fim de conseguir anticorpos, é produzido um soro.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Graças à capacidade da vacina de estimular a produção de anticorpos, dizemos que essa é uma forma de imunização ativa.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Como o veneno de cobra age rapidamente, é importante que os anticorpos estejam disponíveis de maneira imediata. Sendo assim, a terapia utilizada deve ser o soro, que contém anticorpos já prontos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. As vacinas estimulam a produção de anticorpos contra o antígeno específico nelas encontrado.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. Como as vacinas são usadas na prevenção de doenças, os soros são usados para tratamentos rápidos e os antibióticos tratam enfermidades causadas por bactérias, podemos concluir que, para prevenir-se contra febre amarela, devemos vacinar o paciente; para o tratamento contra picada de cobra, devemos utilizar o soro; e em caso de leptospirose, devemos administrar antibiótico.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa “b”. Vacinas são imunobiológicos que induzem a imunidade específica ativa. Elas são capazes de estimular nosso corpo a produzir anticorpos.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa “b”. A vacina faz com que nosso corpo produza uma resposta imune, sendo, portanto, responsável por uma imunidade ativa. Chamamos de imunidade natural aquela que ocorre quando ficamos doentes, por exemplo. Já a artificial ocorre como consequência do uso de vacinas.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa “e”. A leptospirose é uma doença causada por bactéria que não apresenta vacina, sendo, portanto, fundamentais outras medidas de prevenção contra a doença.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa “d”. A utilização de soros garante uma imunidade passiva, pois o corpo não é estimulado a desenvolver uma resposta imune. É considerada uma imunidade artificial, pois os soros são produzidos pelo ser humano e inoculados a fim de realizar um tratamento rápido contra alguma doença.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa “d”. Os soros são utilizados em situações em que se necessita de tratamento rápido, uma vez que eles fornecem anticorpos já prontos (imunização passiva).

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa “e”. As vacinas são produzidas utilizando o antígeno a fim de que o corpo inicie a produção de anticorpos e células de memória, o que desencadeará uma resposta rápida quando nosso corpo for novamente exposto ao agente causador da doença.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa “a”. As vacinas promovem uma imunização ativa, pois o próprio corpo é estimulado a produzir anticorpos devido à introdução de antígenos, incapazes de provocar a doença, no organismo.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado