Exercícios sobre tecidos humanos
Ao analisar uma lâmina histológica, um aluno do curso de Biologia percebeu que a lâmina apresentava células de formato cúbico que estavam muito próximas a outras com uma quantidade de substância intercelular extremamente reduzida. Diante dessas características, fica claro que o tecido em questão era:
a) conjuntivo.
b) epitelial.
c) muscular.
d) nervoso.
e) adiposo.
Alternativa “b”. O tecido analisado é uma porção de tecido epitelial, que reveste órgãos e forma glândulas.
Existem diferentes glândulas no organismo. Algumas são responsáveis por lançar secreções para fora do corpo, como é o caso das glândulas sudoríparas, e outras lançam secreção diretamente no sangue, como é o caso da tireoide. Apesar das diferenças, todas são formadas a partir de tecido:
a) conjuntivo.
b) cartilaginoso.
c) sanguíneo.
d) epitelial.
e) muscular.
Alternativa “d”. Todas as glândulas são formadas a partir de tecido glandular, um tipo especial de tecido epitelial.
O tecido conjuntivo é classificado em vários subtipos, mas todos apresentam diferentes tipos celulares e muita substância intercelular. Entre os tecidos a seguir, qual não é um exemplo de tecido conjuntivo.
a) Tecido adiposo.
b) Tecido cartilaginoso.
c) Tecido ósseo.
d) Tecido estriado esquelético.
e) Tecido sanguíneo.
Alternativa “d”. O tecido estriado esquelético é um tipo de tecido muscular.
Existem vários tipos de tecidos no corpo humano, cada um com uma função específica. Um tecido em especial destaca-se por sua capacidade de captar os estímulos do meio e emitir respostas. Estamos falando do:
a) Tecido adiposo.
b) Tecido muscular.
c) Tecido ósseo.
d) Tecido estriado esquelético.
e) Tecido nervoso.
Alternativa “e”. O tecido nervoso apresenta células especializadas em captar mensagens vindas do meio interno e externo e gerar respostas.
(PUC- RJ-2007) Atualmente existem inúmeros estudos sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivíduos com células-tronco, principalmente para tecidos cujas células não são capazes de se multiplicar, regenerando parte do tecido morto de um órgão afetado pela morte dessas células. Entre os tecidos animais que NÃO se regeneram porque suas células adultas e maduras não são capazes de reproduzir-se, encontramos os tecidos:
a) nervoso e muscular.
b) nervoso e epitelial.
c) sanguíneo e ósseo.
d) ósseo e muscular.
e) epitelial e muscular.
Alternativa “a”. O tecido nervoso e o tecido muscular apresentam células maduras incapazes de reproduzir-se.
A célula ilustrada abaixo é típica de qual tecido humano?
a) Tecido epitelial
b) Tecido conjuntivo
c) Tecido ósseo
d) Tecido muscular
e) Tecido nervoso
Alternativa “e”. O desenho representa um neurônio, uma célula típica do tecido nervoso e responsável pela propagação do impulso nervoso.
O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células bastante unidas e com pouca substância intercelular. Ele pode ser classificado de acordo com a forma das células. Quando observamos um tecido epitelial com células achatadas, por exemplo, o denominamos:
a) colunar
b) pavimentoso
c) estratificado
d) cúbico
e) uniestratificado
Alternativa “b”. O tecido epitelial que possui células achatadas é denominado pavimentoso. Para saber mais sobre esse tipo de tecido, leia nosso texto.
O tecido ósseo é um tecido encontrado em nosso corpo que forma os ossos e apresenta uma matriz extracelular muito resistente. Trata-se de um tipo de tecido:
a) adiposo
b) epitelial
c) muscular
d) nervoso
e) conjuntivo
Alternativa “e”. O tecido ósseo (bem como o adiposo, o cartilaginoso, o sanguíneo e o conjuntivo) é um tipo de tecido conjuntivo. Quer se aprofundar sobre o tecido ósseo? Clique aqui.
Estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado são tipos de tecido:
a) ósseo
b) muscular
c) epitelial
d) nervoso
e) conjuntivo
Alternativa “b”. O tecido muscular pode ser classificado em estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado.
Astrócitos, oligodendrócitos e células ependimárias são tipos celulares de qual tecido humano?
a) Nervoso
b) Epitelial
c) Conjuntivo
d) Muscular
e) Ósseo
Alternativa “a”. Astrócitos, oligodendrócitos e células ependimárias são células do tecido nervoso.
(Urca) No corpo humano, há quatro tipos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. O tecido conjuntivo é formado por várias células e possui matriz extracelular composta por proteínas fibrosas e pela substância fundamental, formada por glicosaminoglicanos e proteoglicanos. São exemplos de tecidos conjuntivos especializados:
a) musculatura do estômago e esôfago.
b) tecido adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.
c) epiderme e tecido glandular exócrino.
d) derme, músculo dos membros inferiores e mucosa gastrintestinal.
e) tecido de revestimento da mucosa oral, respiratória e gastrintestinal.
Alternativa “b”. Tecidos adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo são exemplos de tecidos conjuntivos.
(UFLA) Leia o trecho de uma reportagem intitulada “À prova de arrependimento: chegou a tatuagem que dura apenas um ano”.
“A agulha do tatuador ultrapassa a camada externa da pele, a epiderme, e vai injetar a tinta na segunda camada, a derme. Aí vem a cicatrização da tatuagem — porque o corpo trata o processo como se fosse um machucado. A primeira reação do sistema imunológico é gerar uma inflamação e mandar anticorpos até a região. Só que o pigmento das tatuagens é composto de partículas muito maiores que seus glóbulos brancos. Eles não têm condições de absorver a tinta — por isso a tatuagem pode até desbotar ao longo do tempo, mas não sai.”
Disponível em: https://super.abril.com.br/ideias/a-prova-de-arrependimento-chegou-a-tatuagem-que-dura-apenas-um-ano.
O pigmento de tinta para uma tatuagem definitiva é fixado no tecido:
a) conjuntivo
b) muscular
c) adiposo
d) epitelial
Alternativa “a”. A tinta da tatuagem é colocada na pele, logo abaixo da epiderme, na região da derme. A derme é composta por tecido conjuntivo.