Whatsapp

Exercícios sobre tecidos vegetais

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre tecidos vegetais farão com que você fixe o conteúdo estudado. Aproveite esta oportunidade de testar seus conhecimentos sobre o tema. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os tecidos vegetais são os tecidos que formam o corpo da planta. Eles podem ser classificados em simples e complexos, sendo os primeiros formados por apenas um tipo celular e os últimos formados por dois ou mais tipos celulares. Analise as alternativas abaixo e marque aquela em que são encontrados apenas tecidos simples.

a) Xilema e floema.

b) Parênquima, xilema e floema.

c) Parênquima, colênquima e esclerênquima.

d) Epiderme, parênquima e colênquima.

e) Xilema, floema e esclerênquima.

questão 2

A epiderme é um tecido vegetal importante em que encontramos algumas estruturas com funções específicas. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta o nome de uma estrutura encontrada na epiderme que, dentre outras funções, relaciona-se com a proteção contra herbivoria.

a) Células-guarda.

b) Fibra.

c) Esclereide.

d) Tricoma.

e) Estômato.

questão 3

Sabemos que os tecidos vegetais estão organizados em três sistemas: o sistema dérmico, o fundamental e o vascular. Marque a única alternativa em que é encontrado um tecido do sistema fundamental.

a) Súber.

b) Xilema.

c) Floema.

d) Esclerênquima.

e) Epiderme.

questão 4

(U. Potiguar-RN) No corpo de uma planta superior, qual é o tecido que apresenta numerosas mitoses, sendo sempre formado por células indiferenciadas?

a) Parênquima paliçádico.

b) Colênquima tabular.

c) Colênquima angular.

d) Meristema primário.

questão 5

(VUNESP) A análise do líquido coletado pelo aparelho bucal de certos pulgões, que o inseriram no caule de um feijoeiro adulto, revelou quantidades apreciáveis de açúcares, além de outras substâncias orgânicas. Plântulas de feijão, recém-germinadas, que se desenvolveram sobre algodão umedecido apenas com água e sob iluminação natural, tiveram seus órgãos de reserva alimentar (folhas primordiais modificadas) sugadas por outros pulgões. A análise do líquido coletado dos aparelhos bucais destes pulgões também revelou a presença de nutrientes orgânicos. Os resultados destas análises indicam que os pulgões que sugaram o feijoeiro adulto e os que sugaram as plântulas recém-germinadas inseriram seus aparelhos bucais, respectivamente, no

a) parênquima clorofiliano e súber.

b) xilema e cotilédones.

c) esclerênquima e xilema.

d) floema e súber.

e) floema e cotilédones.

questão 6

Marque a alternativa que indica corretamente o nome de um meristema lateral.

a) Câmbio vascular.

b) Feloderme.

c) Colênquima.

d) Endoderme.

e) Floema.

questão 7

Em plantas com crescimento secundário, a epiderme é substituída pelo(a):

a) periderme.

b) endoderme.

c) periciclo.

d) ritidoma.

e) câmbio.

questão 8

Marque a alternativa que indica corretamente o tecido vegetal mostrado na figura abaixo:

Visão aproximada em microscópio de epiderme vegetal.

a) Epiderme.

b) Colênquima.

c) Esclerênquima.

d) Floema.

e) Xilema.

questão 9

Em uma aula de anatomia vegetal, um aluno, ao realizar a observação microscópica de um tecido vegetal, verificou que o tecido observado apresentava células com paredes celulares espessadas não lignificadas e que o espessamento dessas paredes era irregular. O tecido em questão tratava-se do

a) esclerênquima.

b) periciclo.

c) colênquima.

d) xilema.

e) floema.

questão 10

Fibras e esclereides são dois tipos celulares observados em qual tecido?

a) Colênquima.

b) Parênquima.

c) Esclerênquima.

d) Floema.

e) Xilema.

questão 11

(Uems) A presença de vasos condutores de seiva é uma adaptação à vida terrestre, pois ajuda o vegetal a repor rapidamente a água perdida pela transpiração. Os vasos que conduzem seiva bruta (água e sais minerais) e seiva elaborada (produtos da fotossíntese) são denominados, respectivamente, de:

a) floema e colênquima.

b) xilema e súber.

c) esclerênquima e colênquima.

d) xilema e floema.

e) feloderme e floema.

questão 12

(UPE) A periderme é um tecido protetor que ocorre nos caules e raízes com crescimento secundário. A periderme consiste em:

a) epiderme, endoderme e feloderme.

b) córtex, epiderme e periciclo.

c) esclerênquima, parênquima e súber.

d) súber, felogênio e feloderme.

e) periciclo, procâmbio e felogênio.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. O parênquima, colênquima e esclerênquima são tecidos considerados simples, pois neles observa-se apenas um tipo celular.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Os tricomas são encontrados na epiderme e atuam em diferentes funções, como na proteção contra herbivoria e a perda de água e na atração de polinizadores.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. A epiderme e a periderme fazem parte do sistema dérmico. O parênquima, colênquima e esclerênquima fazem parte do sistema fundamental. Já o sistema vascular é formado pelo xilema e floema.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Os meristemas são tecidos vivos, não diferenciados, que apresentam células capazes de dividirem-se e originarem outros tecidos.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “e”. Como o floema é responsável pela condução de seiva elaborada e os cotilédones funcionam como reserva de nutrientes para a plântula, a retirada de material com nutrientes orgânicos deve ter sido feita nesses locais.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa A

O câmbio vascular e o felogênio são meristemas laterais, ou seja, relacionados com o crescimento da planta em espessura.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa A

Em plantas com crescimento secundário, a periderme surge em substituição à epiderme. A periderme é formada pelo súber, pelo felogênio e pela feloderme.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa A

A fotografia mostra a epiderme vegetal, um tipo de tecido de revestimento. É possível perceber ainda a presença de estômatos, os quais estão relacionados com as trocas gasosas.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa C

O tecido descrito pelo aluno é o colênquima, um tecido de sustentação que apresenta células vivas com parede celular não lignificada e com espessamento irregular.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa C

Fibras e esclereides são dois tipos celulares identificados no esclerênquima. As esclereides apresentam formatos e tamanhos variados, enquanto as fibras apresentam formato mais alongado.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa D

O xilema é um tecido de condução que garante o transporte de água e solutos, a chamada seiva bruta. O floema, por sua vez, conduz a chamada seiva elaborada.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa D

A periderme é formada pelo súber, pelo felogênio e pela feloderme. O felogênio é um tecido meristemático que garante a produção do súber para fora e para a região mais interna, a feloderme.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado