Exercícios sobre tecidos vegetais
Os tecidos vegetais são os tecidos que formam o corpo da planta. Eles podem ser classificados em simples e complexos, sendo os primeiros formados por apenas um tipo celular e os últimos formados por dois ou mais tipos celulares. Analise as alternativas abaixo e marque aquela em que são encontrados apenas tecidos simples.
a) Xilema e floema.
b) Parênquima, xilema e floema.
c) Parênquima, colênquima e esclerênquima.
d) Epiderme, parênquima e colênquima.
e) Xilema, floema e esclerênquima.
Alternativa “c”. O parênquima, colênquima e esclerênquima são tecidos considerados simples, pois neles observa-se apenas um tipo celular.
A epiderme é um tecido vegetal importante em que encontramos algumas estruturas com funções específicas. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta o nome de uma estrutura encontrada na epiderme que, dentre outras funções, relaciona-se com a proteção contra herbivoria.
a) Células-guarda.
b) Fibra.
c) Esclereide.
d) Tricoma.
e) Estômato.
Alternativa “d”. Os tricomas são encontrados na epiderme e atuam em diferentes funções, como na proteção contra herbivoria e a perda de água e na atração de polinizadores.
Sabemos que os tecidos vegetais estão organizados em três sistemas: o sistema dérmico, o fundamental e o vascular. Marque a única alternativa em que é encontrado um tecido do sistema fundamental.
a) Súber.
b) Xilema.
c) Floema.
d) Esclerênquima.
e) Epiderme.
Alternativa “d”. A epiderme e a periderme fazem parte do sistema dérmico. O parênquima, colênquima e esclerênquima fazem parte do sistema fundamental. Já o sistema vascular é formado pelo xilema e floema.
(U. Potiguar-RN) No corpo de uma planta superior, qual é o tecido que apresenta numerosas mitoses, sendo sempre formado por células indiferenciadas?
a) Parênquima paliçádico.
b) Colênquima tabular.
c) Colênquima angular.
d) Meristema primário.
Alternativa “d”. Os meristemas são tecidos vivos, não diferenciados, que apresentam células capazes de dividirem-se e originarem outros tecidos.
(VUNESP) A análise do líquido coletado pelo aparelho bucal de certos pulgões, que o inseriram no caule de um feijoeiro adulto, revelou quantidades apreciáveis de açúcares, além de outras substâncias orgânicas. Plântulas de feijão, recém-germinadas, que se desenvolveram sobre algodão umedecido apenas com água e sob iluminação natural, tiveram seus órgãos de reserva alimentar (folhas primordiais modificadas) sugadas por outros pulgões. A análise do líquido coletado dos aparelhos bucais destes pulgões também revelou a presença de nutrientes orgânicos. Os resultados destas análises indicam que os pulgões que sugaram o feijoeiro adulto e os que sugaram as plântulas recém-germinadas inseriram seus aparelhos bucais, respectivamente, no
a) parênquima clorofiliano e súber.
b) xilema e cotilédones.
c) esclerênquima e xilema.
d) floema e súber.
e) floema e cotilédones.
Alternativa “e”. Como o floema é responsável pela condução de seiva elaborada e os cotilédones funcionam como reserva de nutrientes para a plântula, a retirada de material com nutrientes orgânicos deve ter sido feita nesses locais.
Marque a alternativa que indica corretamente o nome de um meristema lateral.
a) Câmbio vascular.
b) Feloderme.
c) Colênquima.
d) Endoderme.
e) Floema.
Alternativa A
O câmbio vascular e o felogênio são meristemas laterais, ou seja, relacionados com o crescimento da planta em espessura.
Em plantas com crescimento secundário, a epiderme é substituída pelo(a):
a) periderme.
b) endoderme.
c) periciclo.
d) ritidoma.
e) câmbio.
Alternativa A
Em plantas com crescimento secundário, a periderme surge em substituição à epiderme. A periderme é formada pelo súber, pelo felogênio e pela feloderme.
Marque a alternativa que indica corretamente o tecido vegetal mostrado na figura abaixo:
a) Epiderme.
b) Colênquima.
c) Esclerênquima.
d) Floema.
e) Xilema.
Em uma aula de anatomia vegetal, um aluno, ao realizar a observação microscópica de um tecido vegetal, verificou que o tecido observado apresentava células com paredes celulares espessadas não lignificadas e que o espessamento dessas paredes era irregular. O tecido em questão tratava-se do
a) esclerênquima.
b) periciclo.
c) colênquima.
d) xilema.
e) floema.
Alternativa C
O tecido descrito pelo aluno é o colênquima, um tecido de sustentação que apresenta células vivas com parede celular não lignificada e com espessamento irregular.
Fibras e esclereides são dois tipos celulares observados em qual tecido?
a) Colênquima.
b) Parênquima.
c) Esclerênquima.
d) Floema.
e) Xilema.
Alternativa C
Fibras e esclereides são dois tipos celulares identificados no esclerênquima. As esclereides apresentam formatos e tamanhos variados, enquanto as fibras apresentam formato mais alongado.
(Uems) A presença de vasos condutores de seiva é uma adaptação à vida terrestre, pois ajuda o vegetal a repor rapidamente a água perdida pela transpiração. Os vasos que conduzem seiva bruta (água e sais minerais) e seiva elaborada (produtos da fotossíntese) são denominados, respectivamente, de:
a) floema e colênquima.
b) xilema e súber.
c) esclerênquima e colênquima.
d) xilema e floema.
e) feloderme e floema.
Alternativa D
O xilema é um tecido de condução que garante o transporte de água e solutos, a chamada seiva bruta. O floema, por sua vez, conduz a chamada seiva elaborada.
(UPE) A periderme é um tecido protetor que ocorre nos caules e raízes com crescimento secundário. A periderme consiste em:
a) epiderme, endoderme e feloderme.
b) córtex, epiderme e periciclo.
c) esclerênquima, parênquima e súber.
d) súber, felogênio e feloderme.
e) periciclo, procâmbio e felogênio.
Alternativa D
A periderme é formada pelo súber, pelo felogênio e pela feloderme. O felogênio é um tecido meristemático que garante a produção do súber para fora e para a região mais interna, a feloderme.