Exercícios sobre a transmissão da AIDS
(Vunesp) Em relação à AIDS, temos as afirmações seguintes:
I.A doença é causada por vírus;
II.O contágio dá-se, principalmente, por transfusão de sangue contaminado, contato sexual com portadores e uso em comum de agulhas pelos viciados em drogas;
III.A convivência com a pessoa doente, em casa, no trabalho, na escola, na rua, excluídas as condições mencionadas em II, não oferece perigo de transmissão da doença;
IV.A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo.
Considerando os conhecimentos atuais, assinale a alternativa:
a) se apenas II, III e IV são corretas;
b) se apenas II e III são corretas;
c) se apenas I, II e IV são corretas;
d) se apenas II, III e IV são corretas;
e) se I, II, III e IV são corretas.
Alternativa “e”. Todas as alternativas estão corretas. A AIDS, causada pelo vírus HIV, é transmitida através do contato com sangue, leite, esperma e secreções vaginais de pessoas contaminadas. O convívio com pessoas doentes, aperto de mão, abraços, entre outros comportamentos que não envolvem contato com os fluidos corpóreos, não transmitem a AIDS. O HIV ataca os linfócitos T, ocasionando, assim, problemas no sistema de defesa.
Pessoas com AIDS geralmente apresentam uma série de infecções oportunistas em razão do ataque do vírus ao sistema imunológico. O vírus HIV atinge principalmente as células de defesa, chamadas de:
a) linfócitos B.
b) linfócitos T CD4.
c) linfócitos NK.
d) linfócitos T CD8.
Alternativa “b”. As principais células de defesa atacadas pelo HIV são os linfócitos T CD4. Após serem infectadas pelo vírus, essas células não conseguem responder adequadamente e perdem sua capacidade de defender de forma eficaz o organismo.
Entre as formas de se contrair o vírus HIV, marque a única alternativa que não indica uma das formas de transmissão.
a) Via sexual.
b) Transfusão de sangue.
c) Compartilhar copos e talheres.
d) Compartilhamento de seringas e agulhas.
e) Parto e amamentação.
Alternativa “c”. O compartilhamento de pratos, copos e talheres não transmite o vírus. Além disso, aperto de mão e abraços não constituem um comportamento de risco.
O HIV pode ser transmitido através da chamada transmissão vertical, que é aquela em que a mãe acaba transmitindo ao filho o vírus. Marque a alternativa incorreta a respeito desse tipo de transmissão.
a) O HIV pode ser transmitido para o bebê através da amamentação.
b) O HIV pode ser transmitido enquanto o filho ainda está no útero da mãe.
c) O HIV pode ser transmitido da mãe para o bebê durante o momento do parto.
d) O HIV pode ser transmitido mais facilmente para o bebê caso a mãe utilize medicamentos antivirais durante a gestação.
Alternativa “d”. O uso de antivirais é uma forma de prevenir a transmissão, pois diminui as chances de contaminação do bebê.
(UFJF) A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença que ataca o sistema imunológico através da destruição dos linfócitos T. Em consequência, pessoas contaminadas com o vírus HIV tornam-se altamente suscetíveis a diversas infecções que seriam normalmente suprimidas por aquele sistema. A importância do linfócito T para o organismo está no fato de:
a) ser uma célula produtora de anticorpos.
b) fagocitar o vírus HIV e outras partículas estranhas.
c) ativar outros linfócitos e destruir células infectadas.
d) produzir e liberar histamina a qual atrai outros leucócitos que combatem a infecção.
Alternativa “c”. Os linfócitos T possuem como principais funções o auxílio ao sistema imune, ativando outros subtipos celulares e a resposta imunitária celular. Essas células não são capazes de produzir anticorpos.