Whatsapp

Enem: lista de exercícios sobre eletricidade

Exercícios de Física

Com esta lista de exercícios, você pode testar seus conhecimentos sobre eletricidade, principalmente sobre corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos. Publicado por: Sostag
questão 1

(Enem 2019) As redes de alta tensão para transmissão de energia elétrica geram campo magnético variável o suficiente para induzir corrente elétrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionários das propriedades rurais ou das concessionárias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver próxima a uma rede de alta tensão, pois, se tocarem no arame da cerca, poderão sofrer choque elétrico.

Para minimizar este tipo de problema, deve-se:

a)    Fazer o aterramento dos arames da cerca.

b)    Acrescentar fusível de segurança na cerca.

c)    Realizar o aterramento da rede de alta tensão.

d)    Instalar fusível de segurança na rede de alta tensão.

e)    Utilizar fios encapados com isolante na rede de alta tensão.

questão 2

(Enem 2018) Com o avanço das multifunções dos dispositivos eletrônicos portáteis, como os smartphones, o gerenciamento da duração da bateria desses equipamentos torna-se cada vez mais crítico. O manual de um telefone celular diz que a quantidade de carga fornecida pela sua bateria é de 1500 mAh.

A quantidade de carga fornecida por essa bateria, em coulomb, é de

a) 90.

b) 1500.

c) 5400.

d) 90.000.

e) 5.400.000.

questão 3

(Enem 2017) A figura mostra a bateria de um computador portátil, a qual necessita de uma corrente elétrica de 2 A para funcionar corretamente.

Bateria de lítio

Quando a bateria está completamente carregada, o tempo máximo, em minuto, que esse notebook pode ser usado antes que ela “descarregue” completamente é

a) 24,4.

b) 36,7.

c) 132.

d) 333.

e) 528.

questão 4

(Enem) No território brasileiro, existem períodos do ano que apresentam queda na umidade do ar, fazendo com que o ar fique bastante seco. Nessa época, é comum observar que as pessoas, ao saírem do carro e tocarem a maçaneta da porta, levam pequenos choques elétricos. Além disso, pessoas que ficam muito tempo em contato com aparelhos eletrodomésticos, ou que dormem com roupas feitas de determinados materiais, como a seda, ao tocarem objetos metálicos, também sentem as descargas elétricas, ou seja, levam um choque elétrico.

O corpo humano sofre com esse fenômeno de descarga elétrica, comportando-se como um condutor, pois

a) oferece resistência nula ao movimento da quantidade líquida de carga através do corpo.

b) permite que uma quantidade líquida de carga se desloque com facilidade através do corpo.

c) permite que uma quantidade líquida de carga se desloque com dificuldade através do corpo.

d) reduz o deslocamento da quantidade líquida de carga em função do aumento da diferença de potencial.

e) alterna a capacidade de deslocamento da quantidade líquida de carga no corpo, facilitando ou dificultando o fenômeno.

questão 5

(Enem) Um circuito em série é formado por uma pilha, uma lâmpada incandescente e uma chave interruptora. Ao se ligar a chave, a lâmpada acende quase instantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente, associa-se o fenômeno da irradiação de energia a um desgaste da corrente elétrica, ao atravessar o filamento da lâmpada, e à rapidez com que a lâmpada começa a brilhar. Essa explicação está em desacordo com o modelo clássico de corrente.

De acordo com o modelo mencionado, o fato de a lâmpada acender quase instantaneamente está relacionado à rapidez com que

a) o fluido elétrico se desloca no circuito.

b) as cargas negativas móveis atravessam o circuito.

c) a bateria libera cargas móveis para o filamento da lâmpada.

d) o campo elétrico se estabelece em todos os pontos do circuito.

e) as cargas positivas e negativas se chocam no filamento da lâmpada.

questão 6

(PUC-CAMP) A distribuição de energia elétrica para residências no Brasil é feita basicamente por redes que utilizam as tensões de 127 V e de 220 V, de modo que os aparelhos eletrodomésticos são projetados para funcionarem sob essas tensões. A tabela mostra a tensão e a intensidade da corrente elétrica que percorre alguns aparelhos elétricos resistivos quando em suas condições normais de funcionamento.

Tabela com tensão e intensidade da corrente elétrica que percorre chuveiro, lâmpada e ferro de passar

Sendo Rc, Rl e Rf, respectivamente, as resistências elétricas do chuveiro, da lâmpada e do ferro de passar, quando em suas condições normais de funcionamento, é correto afirmar que:

a) Rf > Rl > Rc

b) Rl > Rc > Rf

c) Rc > Rl > Rf

d) Rc > Rf > Rl

e) Rl > Rf > Rc

questão 7

(Unicamp) Quando as fontes de tensão contínua que alimentam os aparelhos elétricos e eletrônicos são desligadas, elas levam normalmente certo tempo para atingir a tensão de U = 0 V. Um estudante interessado em estudar tal fenômeno usa um amperímetro e um relógio para acompanhar o decréscimo da corrente que circula pelo circuito a seguir em função do tempo, após a fonte ser desligada em t = 0 s. Usando os valores de corrente e tempo medidos pelo estudante, pode-se dizer que a diferença de potencial sobre o resistor R = 0,5 kΩ para t = 400 ms é igual a

Esquema traz amperímetros com valor de intensidade de corrente, bem como circuito elétrico e tempos de decréscimo da corrente

a) 6 V.

b) 12 V.

c) 20 V.

d) 40 V.

questão 8

(Unievangélica GO) O gráfico a seguir representa a curva característica de um resistor desconhecido.

Gráfico mostra curva de resistor

Para esse resistor desconhecido, qual é o gráfico da resistência aparente versus a corrente elétrica i?

Alternativas para gráficos de resistência versus a corrente elétrica

questão 9

(Faculdade Guanambi 2017) Considere um fio de 28,0 m de comprimento e área de secção reta 0,5 cm2, feito de um material cuja resistividade, suposta constante, é 2,510–6 Ωm.

Sendo suas extremidades submetidas a uma ddp de 4,2 V, então a intensidade da corrente que percorre o fio, em A, é igual a:

01. 3,0

02. 3,5

03. 4,0

04. 4,5

05. 5,0

questão 10

(Enem 2020) Um estudante tem uma fonte de tensão com corrente contínua que opera em tensão fixa de 12 V. Como precisa alimentar equipamentos que operam em tensões menores, ele emprega quatro resistores de 100 para construir um divisor de tensão. Obtém-se esse divisor associando os resistores, como exibido na figura. Os aparelhos podem ser ligados entre os pontos A, B, C, D e E, dependendo da tensão especificada.

Esquema ilustrativo de associação de resistores

Ele tem um equipamento que opera em 9,0 V com uma resistência interna de 10 kΩ.

Entre quais pontos do divisor de tensão esse equipamento deve ser ligado para funcionar corretamente e qual será o valor da intensidade da corrente nele estabelecida?

a) Entre A e C; 30 mA.

b) Entre B e E; 30 mA.

c) Entre A e D; 1,2 mA.

d) Entre B e E; 0,9 mA.

e) Entre A e E; 0,9 mA.

questão 11

(Enem 2020) Uma pessoa percebe que a bateria de seu veículo fica descarregada após cinco dias sem uso. No início desse período, a bateria funcionava normalmente e estava com o total de sua carga nominal, de 60 Ah. Pensando na possibilidade de haver uma corrente de fuga, que se estabelece mesmo com os dispositivos elétricos do veículo desligados, ele associa um amperímetro digital ao circuito do veículo. Qual dos esquemas indica a maneira com que o amperímetro deve ser ligado e a leitura por ele realizada?

a)

Opção A de ligação de amperímetro à bateria

b)

Opção B de ligação de amperímetro à bateria

c)

Opção C de ligação de amperímetro à bateria

d)

Opção D de ligação de amperímetro à bateria

e)

Opção E de ligação de amperímetro à bateria

questão 12

(Enem 2016) Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esquematizado. A bateria apresenta resistência interna desprezível, e os fios possuem resistência nula. Um técnico fez uma análise do circuito para prever a corrente elétrica nos pontos: A, B, C, D e E; e rotulou essas correntes de IA, IB, IC, ID e IE respectivamente.

Esquema de três lâmpadas ligadas em circuito

O técnico concluiu que as correntes que apresentam o mesmo valor são

a) IA = IE e IC = ID.

b) IA = IB = IE e IC = ID.

c) IA = IB, apenas.

d) IA = IB = IE, apenas.

e) IC = IB, apenas.

questão 13

(Enem 2018) Muitos smartphones e tablets não precisam mais de teclas, uma vez que todos os comandos podem ser dados ao se pressionar a própria tela. Inicialmente essa tecnologia foi proporcionada por meio das telas resistivas, formadas basicamente por duas camadas de material condutor transparente que não se encostam até que alguém as pressione, modificando a resistência total do circuito de acordo com o ponto onde ocorre o toque. A imagem é uma simplificação do circuito formado pelas placas, em que A e B representam pontos onde o circuito pode ser fechado por meio do toque.

Esquema de circuito presente em tela resistiva

Qual é a resistência equivalente no circuito provocada por um toque que fecha o circuito no ponto A?

a) 1,3

b) 4,0

c) 6,0

d) 6,7

e) 12,0

questão 14

(Unicamp 2021) Lâmpadas de luz ultravioleta (UV) são indicadas para higienização e esterilização de objetos e ambientes em razão do seu potencial germicida. Considere uma lâmpada UV de potência P = 100 W que funcione por 15 minutos durante o processo de esterilização de um objeto. A energia elétrica consumida pela lâmpada nesse processo é igual a

a) 0,0066 kWh.

b) 0,015 kWh.

c) 0,025 kWh.

d) 1,5 kWh.

questão 15

(Unicamp 2021) Lâmpadas de luz ultravioleta (UV) são indicadas para higienização e esterilização de objetos e ambientes em razão do seu potencial germicida. Em outro processo de esterilização, uma lâmpada UV de potência P = 60 W funciona sob uma diferença de potencial elétrico U = 100 V. A potência elétrica pode ser expressa também em kVA, sendo 1 kVA = 1000 V x 1 A = 1000 W. A corrente elétrica i do circuito que alimenta a lâmpada é igual a

a) 0,36 A.

b) 0,60 A.

c) 1,6 A.

d) 3,6 A.

questão 16

(Enem 2018) Alguns peixes, como o poraquê, a enguia-elétrica da Amazônia, podem produzir uma corrente elétrica quando se encontram em perigo. Um poraquê de 1 metro de comprimento, em perigo, produz uma corrente em torno de 2 ampères e uma voltagem de 600 volts. O quadro apresenta a potência aproximada de equipamentos elétricos.

Tabela com potência de equipamentos elétricos

O equipamento elétrico que tem potência similar àquela produzida por esse peixe em perigo é o(a)

a) exaustor.

b) computador.

c) aspirador de pó.

d) churrasqueira elétrica.

e) secadora de roupas.

questão 17

(Enem 2017) O Brasil vive uma crise hídrica que também tem trazido consequências na área de energia. Um estudante do ensino médio resolveu dar sua contribuição de economia, usando para isso conceitos que ele aprendeu nas aulas de física. Ele convenceu sua mãe a tomar banho com a chave do chuveiro na posição verão e diminuir o tempo de banho para 5 minutos, em vez de 15 minutos. Sua alegação baseou-se no seguinte argumento: se a chave do chuveiro estiver na posição inverno (potência de 6000 W), o gasto será muito maior do que com a chave na posição verão (potência de 3 600 W).

A economia por banho, em kWh, apresentada pelo estudante para sua mãe foi de

a) 0,3.

b) 0,5.

c) 1,2.

d) 1,5.

e) 1,8.

questão 18

(Enem) A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V, e seu morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V.

Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V, o que acontecerá?

a) A lâmpada brilhará normalmente, mas, como a tensão é a metade da prevista, a corrente elétrica será o dobro da normal, pois a potência elétrica é o produto de tensão pela corrente.

b) A lâmpada não acenderá, pois ela é feita para trabalhar apenas com tensão de 220 V, e não funciona com tensão abaixo desta.

c) A lâmpada irá acender dissipando uma potência de 50 W, pois, como a tensão é metade da esperada, a potência também será reduzida à metade.

d) A lâmpada irá brilhar fracamente, pois, com a metade da tensão nominal, a corrente elétrica também será menor e a potência dissipada será menos da metade da nominal.

e) A lâmpada queimará, pois, como a tensão é menor do que a esperada, a corrente será maior, ultrapassando a corrente para a qual o filamento foi projetado.

questão 19

(FPS PE) No circuito mostrado na figura abaixo, um amperímetro ideal (A) foi ligado na saída da fonte de tensão ideal de 9 V. Considerando os resistores ligados ao circuito, a leitura da corrente no amperímetro foi de aproximadamente:

Esquema ilustrativo de circuito elétrico

a) 0,11 ampère

b) 0,33 ampère

c) 1,11 ampères

d) 3,33 ampères

e) 6,33 ampères

questão 20

(PUC MG) O diagrama representa um circuito simples, constituído por um resistor variável, uma bateria, um voltímetro e um amperímetro. Se resistência do resistor variável aumentar de 1000 Ohms para 10.000 Ohms, observa-se que:

Esquema ilustrativo de circuito elétrico composto por resistor, bateria, voltímetro e amperímetro

a) a leitura do voltímetro diminui e a do amperímetro aumenta.

b) a leitura do voltímetro não se altera e a do amperímetro diminui.

c) as leituras dos instrumentos não se alteram.

d) as leituras dos instrumentos aumentam.

respostas
Questão 1

Letra A. Ao tocar na cerca, a corrente elétrica pode percorrer o corpo de uma pessoa, deslocando-se da cerca para o solo ou do solo para a cerca. A função do fio terra é desviar essa corrente elétrica do corpo dessa pessoa para o fio conectado na terra, pois esse fio fornecerá um caminho para eletricidade com uma resistência elétrica praticamente nula.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. A carga de 1500 mAh significa que a bateria consegue manter uma corrente elétrica i = 1500 ∙ 10-3A durante um intervalo de tempo de Δt = 1 h = 3600 s.

Cálculo da quantidade de carga fornecida por bateria de 1500 mAh

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. Na figura, nós observamos que Q = 4400 mAh.

Cálculo do valor do tempo em que bateria pode ser usada

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. Embora seja condutor de eletricidade, nosso corpo possui uma resistência elétrica, e essa resistência elétrica, por ser baixa, permite com que ele seja facilmente percorrido por uma corrente elétrica.

Voltar a questão
Questão 5

Letra D. Ao ligar a chave, a bateria faz surgir no circuito um campo elétrico que puxará ou empurrará os elétrons livres no filamento da lâmpada, e a interação das cargas com o campo elétrico ocorrerá quase instantaneamente.

Voltar a questão
Questão 6

Letra E

U = R ∙ i
220 = Rc ∙ 20
Rc = 11 Ω

127 = RL ∙ 1,5
RL = 84,7 Ω

127 = RF ∙ 8
RF = 15,9 Ω

Voltar a questão
Questão 7

Letra A. Na segunda figura, nós vemos o amperímetro indicar a corrente elétrica i = 12 mA:

Voltar a questão
Questão 8
Questão 9

Alternativa 01. A área, em cm2, deve ser multiplicada por 10-4 para ser convertida em m2.

Cálculo da intensidade da corrente que percorre o fio

Voltar a questão
Questão 10

 Letra D

As alternativas D e E estão coerentes quanto à corrente.

Com os quatro resistores de 100 Ω associados em série, a ddp total (12 volts) será distribuída em partes iguais:

12/4 resistores = 3 volts em cada resistor

Entre os pontos B e E, temos UBE = UBC + UCD + UDE = 3 + 3 + 3 = 9 V, o que torna a letra D a alternativa correta.

  

Voltar a questão
Questão 11

Letra B. Para medir a corrente elétrica, o amperímetro deve estar ligado em série com o circuito do veículo, ou seja, a mesma corrente elétrica que passa no circuito deve passar no amperímetro, e as únicas alternativas em que temos o amperímetro em série com o circuito são as letras B e D.

Cálculo de valor de corrente elétrica

O amperímetro que está em série e marca 0,5 A para a corrente é o da alternativa B.

Voltar a questão
Questão 12

 Letra A. Como as lâmpadas têm a mesma resistência elétrica, a corrente total será dividida em partes iguais, e as lâmpadas serão percorridas pela mesma corrente.

  • IA= IB, que é a corrente total.

  • IC = ID, que é um terço da corrente total (a corrente que passa em cada uma das 3 lâmpadas).

  

Voltar a questão
Questão 13

Letra C. Fechando o circuito em A, teremos dois resistores de 4 KΩ em paralelo que podem ter uma resistência equivalente de 2 KΩ, que ficará em série com o resistor de 4 KΩ, tendo assim uma resistência equivalente de:

Req = 2 + 4 = 6 kΩ

Voltar a questão
Questão 14

Letra C. Lembrando que 15 min equivale a 1/4 de hora.

Voltar a questão
Questão 15
Questão 16

Letra D

De acordo com a tabela, a churrasqueira tem potência similar àquela produzida pelo peixe em perigo.

Voltar a questão
Questão 17

 Letra C. Eram Δt = 15 min em cada banho (esse valor deve ser dividido por 60 para ser convertido em horas), e os banhos eram com P = 6000 W

Cálculo do valor gasto de energia por banho em tempo de 15 minutos

Agora são Δt = 5 min em cada banho, e os banhos são com P = 3600 W.

Cálculo do valor gasto de energia por banho em tempo de 5 minutos

Economia = 1500 – 300 = 1200 Wh = 1,2 kWh

  

Voltar a questão
Questão 18

Letra D. Ao receber a metade da ddp nominal, a lâmpada será percorrida pela metade da corrente projetada, brilhando, assim, menos, já a potência da lâmpada será quatro vezes menor que a potência nominal.

Voltar a questão
Questão 19

Letra B. Os dois resistores de 5 Ω estão em série e podem ser trocados por um de 5 + 5 = 10 Ω. Teremos agora dois resistores de 10 Ω em paralelo que podem ser trocados por um de (10/2) = 5 Ω.

A resistência equivalente do circuito então será:

Req = 11 + 5 + 11 = 27 Ω

Voltar a questão
Questão 20

Letra B

A ddp não se altera, pois ela está relacionada com a fonte de tensão que não sofreu nenhuma mudança, já a corrente diminui de U/1000 para U/10.000.

Voltar a questão