Exercícios sobre associação de resistores em série
Dois resistores, de resistências iguais a 20 Ω e 30 Ω, são ligados em série e conectados a uma bateria de 30 V. Determine a resistência equivalente dessa associação de resistores.
a) 10 Ω
b) 50 Ω
c) 120 Ω
d) 60 Ω
Apesar das informações dadas pelo enunciado, o exercício pede que se calcule apenas a resistência equivalente da associação em série, que pode ser obtida pela soma das resistências.
Com base no cálculo, descobrimos que a resistência equivalente nesse caso é igual a 50 Ω, portanto a alternativa correta é a letra B.
Com relação à associação de resistores em série, assinale a alternativa correta.
a) A corrente elétrica é igual para todos os resistores.
b) A tensão elétrica é igual para todos os resistores.
c) A resistência equivalente é determinada pela soma dos inversos das resistências individuais.
d) A resistência equivalente é sempre menor do que a menor das resistências.
Vamos analisar as alternativas:
a) VERDADEIRA.
b) FALSA– Na associação em série, a tensão elétrica sofre quedas de tensão a cada resistor.
c) FALSA – Essa forma de calcular a resistência equivalente aplica-se à associação em paralelo.
d) FALSA – Essa afirmativa é válida somente para o caso em que os resistores são associados em paralelo.
Com base na análise feita acima, a alternativa correta é a letra A.
Três resistores ôhmicos e idênticos são ligados em série e conectados a uma bateria de 60 V. Sabendo que a corrente elétrica que os atravessa é igual a 0,5 A, a resistência elétrica de um desses resistores é igual a:
a) 20 Ω.
b) 3 Ω.
c) 40 Ω.
d) 120 Ω.
Para encontrarmos a resistência de um desses resistores, utilizaremos a primeira lei de Ohm. Além disso, levaremos em conta que a resistência elétrica obtida nessa associação é igual a 3R, sendo R a resistência elétrica individual.
Com base no cálculo feito acima, a alternativa correta é a letra C.
Em um ramo de um circuito, há 10 resistores ôhmicos ligados em série. Sabendo-se que a corrente elétrica que passa no primeiro dos resistores é igual a 10 A, a corrente elétrica que passa através do último resistor da associação será igual a:
a) 0,1 A.
b) 100 A.
c) 1 A.
d) 10 A.
Uma vez que todos os resistores estão ligados em série, a corrente elétrica será igual para todos eles, portanto a alternativa correta é a letra D.
A afirmação “a corrente elétrica que percorre uma associação de resistores em série é igual para todos os seus elementos” decorre da(o):
a) eletrização por contato.
b) lei de Ohm.
c) conservação da carga elétrica.
d) indução eletromagnética.
A corrente elétrica é igual para todos os resistores associados em série, já que não é possível que as cargas elétricas que os percorrem sejam destruídas, graças ao princípio de conservação da carga elétrica. Sendo assim, a alternativa correta é a letra C.
Três resistores ôhmicos, de resistências R, 2R e 3R, são associados em série, de modo que a resistência equivalente dessa associação é igual a 120 Ω. Determine o valor de R.
a) 60 Ω
b) 10 Ω
c) 20 Ω
d) 40 Ω
Para resolvermos o exercício, é necessário escrevermos a equação da resistência equivalente e resolvê-la em seguida:
Com base no cálculo mostrado acima, a alternativa correta é a letra D.
Dois resistores ôhmicos, cujas resistências são R e R², são associados em série, de modo que a resistência elétrica da associação é igual a 12Ω. Determine o módulo da resistência R.
a) 3 Ω
b) 2 Ω
c) 4 Ω
d) 5 Ω
Para calcularmos o valor da resistência elétrica individual, é necessário que resolvamos uma equação do 2º grau. Observe:
Também é possível testar os valores informados nas alternativas, atribuindo-os na expressão da resistência em série. Sendo assim, de acordo com a resolução, a alternativa correta é a letra A.
Um circuito elétrico é constituído por um resistor de 4 Ω e outro resistor de 2 Ω. Esse circuito é submetido a uma diferença de potencial de 12 V e a corrente que passa pelos resistores é a mesma. A intensidade dessa corrente é de:
a) 8 A.
b) 6 A.
c) 3 A.
d) 2 A.
e) 1 A.
Uma vez que a corrente elétrica que passa por esses resistores é igual, a única forma de associação possível entre eles é a associação em série. Sendo assim, basta somarmos suas resistências e aplicar a 1ª lei de Ohm:
De acordo com o resultado obtido, a corrente elétrica que atravessa ambos os resistores é 2 A, portanto a alternativa correta é a letra D.
Um grupo de amigos foi passar o fim de semana em um acampamento rural, onde não há eletricidade. Uma pessoa levou um gerador a diesel e outra levou duas lâmpadas, diferentes fios e bocais. Perto do anoitecer, iniciaram a instalação e verificaram que as lâmpadas eram de 60 W – 110 V e o gerador produzia uma tensão de 220 V.
Para que as duas lâmpadas possam funcionar de acordo com suas especificações e o circuito tenha menor perda possível, a estrutura do circuito elétrico deverá ser de dois bocais ligados em:
a) série e usar fios de maior espessura.
b) série e usar fios de máximo comprimento.
c) paralelo e usar fios de menor espessura.
d) paralelo e usar fios de maior espessura.
e) paralelo e usar fios de máximo comprimento.
Se ligadas em série, a queda de tensão será igual em cada lâmpada, 110 V em cada uma. Além disso, usando-se fios mais grossos, consequentemente de menor resistência, é possível diminuir as perdas energéticas decorrentes do Efeito Joule. Dessa maneira, a alternativa correta é a letra A.
Ligando quatro lâmpadas de características idênticas, em série, com uma fonte de força eletromotriz de 220 V, é CORRETO afirmar que a diferença de potencial elétrico em cada lâmpada, em Volts, vale:
a) 55.
b) 110.
c) 220.
d) 330.
e) 880.
Uma vez que as lâmpadas são ligadas em série, a tensão elétrica é dividida igualmente entre elas. Sendo assim, a diferença de potencial entre os terminais de cada uma dessas lâmpadas é de 55 V, logo a alternativa correta é a letra A.
Considerando dois resistores, R1 = 2 Ω e R2 = 3 Ω, ligados em série e com os terminais livres da associação conectados aos polos de uma bateria, pode-se afirmar corretamente que:
a) a corrente elétrica nos dois resistores é igual e a tensão elétrica é maior em R1.
b) a corrente elétrica nos dois resistores é igual e a tensão elétrica é maior em R2.
c) a corrente elétrica é maior em R1 e a tensão elétrica é igual nos dois.
d) a corrente elétrica é maior em R2 e a tensão elétrica é igual nos dois.
Quando ligados em série, os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Sendo assim, a tensão elétrica em cada resistor é proporcional à sua resistência elétrica. Dessa maneira, a tensão é maior no resistor R2, portanto a alternativa correta é a letra B.
Dois resistores ôhmicos são associados em série. Sabe-se que a resistência equivalente dessa associação é igual a 60 Ω e que um dos resistores apresenta a metade da resistência elétrica do outro resistor, cuja resistência é R. Determine o valor da resistência elétrica R.
a) 10 Ω
b) 20 Ω
c) 40 Ω
d) 60 Ω
Para resolver esse exercício, é necessário escrevermos a soma das resistências dos resistores e, em seguida, igualá-las ao valor da resistência equivalente, de 60 Ω. Depois disso, basta resolvermos o cálculo:
Com base no cálculo mostrado acima, a resistência elétrica R tem valor de 40 Ω, portanto a alternativa correta é a letra D.