Exercícios sobre defeitos da visão humana
(UFRR) “Podemos definir o defeito visual hipermetropia como sendo um defeito oposto ao defeito visual miopia (não permite visão nítida de um objeto distante). A hipermetropia caracteriza-se por um achatamento do olho na direção do eixo anteroposterior ou por uma convergência diminuída em relação ao olho normal. No caso da hipermetropia, a imagem é formada depois da retina e isso provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas.
Para que uma pessoa hipermétrope consiga enxergar com nitidez os objetos que estão próximos a ela, é necessário aumentar a convergência de seu olho.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/hipermetropia.htm
em 18/07/2016
Uma pessoa que possui hipermetropia pode utilizar lentes para corrigir esse defeito visual. Nesse caso, pode-se utilizar
a) lentes biconvexas;
b) lentes planas e paralelas;
c) espelhos convexos;
d) lentes bicôncavas;
e) lentes plano-côncavas.
Letra A
A correção da hipermetropia é feita a partir do uso de lentes esféricas convergentes, que possuem a capacidade de focalizar a luz em um ponto único. As lentes biconvexas são convergentes e, por isso, podem ser utilizadas na correção desse defeito de visão.
(IF-GO) Um olho, em condições normais de funcionamento, consegue conjugar de um objeto real uma imagem nítida, real, invertida e menor que o objeto sobre a retina. A Figura 01 mostra a imagem de uma pessoa e as respectivas lentes que serão utilizadas para a confecção de óculos para corrigir suas ametropias. Na Figura 02, a imagem I é obtida com a utilização correta das lentes de correção, a imagem II e a imagem III representam reproduções das visões dos olhos sem a utilização das lentes.
Disponível em:< http://www.cemahospital.com.br/ametropia-
miopiahipermetropia-astigmatismo/>. Acesso em: 25 out. 2015.
Entre as afirmativas abaixo, marque a que representa a relação correta.
a) O olho esquerdo sofre de hipermetropia, e o olho direito, de miopia. A reprodução da visão desses olhos sem correção é respectivamente as imagens II e III.
b) O olho esquerdo sofre de miopia, e o olho direito, de hipermetropia. A reprodução da visão desses olhos sem correção é respectivamente as imagens II e III.
c) A imagem III é a reprodução da visão de uma pessoa hipermétrope sem correção, e a lente que deve ser utilizada para sua devida correção é a disposta no olho direito.
d) A lente utilizada para a correção visual do olho esquerdo da pessoa é divergente, e a imagem vista por ele sem a lente de correção é a II.
e) O olho direito da pessoa sofre de miopia, e a imagem vista por ele sem a lente de correção é a II.
Letra E
A lente utilizada no olho direito gera uma imagem direita e menor do olho, o que caracteriza a imagem como virtual e a lente como divergente. Lentes divergentes são utilizadas para a correção da miopia. A representação da visão do míope está na imagem II.
A lente utilizada no olho esquerdo gera uma imagem direita e maior que o objeto, o que caracteriza a imagem como virtual e a lente como convergente. Lentes convergentes são utilizadas para a correção da hipermetropia. A representação da visão hipermétrope está na figura 2, imagem III.
Pedro é o filho mais novo de Renata. O garoto reclama a alguns dias de que não consegue enxergar o que sua professora escreve no quadro-negro, mesmo que ele se sente na primeira carteira. Ao levar seu filho ao oftalmologista, Renata teve a notícia de que o garoto tinha dificuldade de enxergar de perto. Assinale a alternativa que contém o nome do problema de visão e o tipo de lente que vai ajudar Pedro.
a) Hipermetropia, lente esférica
b) Presbiopia, lente convergente
c) Miopia, lente convergente
d) Hipermetropia, lente convergente
e) Estrabismo, lente cilíndrica
Letra D
A dificuldade de enxergar de perto é uma característica da hipermetropia, tipo de problema de visão que é corrigido com lentes esféricas convergentes.
Ao receber a receita de um óculos, um paciente leu a seguinte informação:
OD: - 1,0 di
OE: + 1,5 di
Marque a alternativa correta a respeito das informações dadas na receita.
a) No olho direito (OD), o paciente tem hipermetropia, por isso, deve utilizar lentes cilíndricas.
b) No olho esquerdo (OE), o paciente tem hipermetropia, por isso, deve utilizar uma lente convergente.
c) No olho direito (OD), o paciente tem estrabismo, por isso, deve utilizar uma lente com vergência negativa.
d) O símbolo “di” significa dioptria e determina o tamanho do foco da lente.
e) No olho esquerdo (OE), o paciente tem presbiopia, por isso, deve utilizar uma lente esférica.
Letra B
A vergência (V) é definida pelo inverso do foco e é a característica das lentes esféricas que determina seu poder de desviar a luz incidente. O foco das lentes convergentes é positivo, por isso, sempre resulta em um valor de vergência positivo. O foco das lentes divergentes, por sua vez, é negativo e sempre resulta em um valor de vergência negativo. A dioptria (di) é a unidade de medida da vergência de uma lente.
No olho direito (OD), portanto, o paciente deve utilizar uma lente esférica divergente (V < 0), o que indica que esse olho possui miopia. No olho esquerdo (OE), o paciente deve utilizar uma lente esférica convergente (V > 0), o que indica que esse olho possui hipermetropia.