Topo
pesquisar

Exercícios sobre Eletrostática

Exercícios de Física

Resolva esta lista de exercícios sobre Eletrostática, parte da Física que estuda as cargas em repouso e os fenômenos relacionados com elas. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

De acordo com a lei de Coulomb, a força eletrostática entre duas cargas puntiformes em repouso é:

a) inversamente proporcional ao produto do módulo das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

b) diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

c) diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas e ao quadrado da distância entre elas.

d) uma grandeza escalar, pois é completamente descrita somente por seu módulo.

e) uma força de contato e de natureza elétrica.

questão 2

De acordo com os princípios da Eletrostática, ao atritarmos dois corpos, é possível que eles fiquem eletrizados. Ao realizar um processo de eletrização similar ao descrito no trecho anterior, observaremos:

a) Separação de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da energia.

b) Geração de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da carga elétrica.

c) Transferência de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da carga elétrica.

d) Cargas de mesmo sinal e mesmo módulo nos dois corpos envolvidos no processo.

questão 3

O equilíbrio eletrostático é uma condição atribuída aos materiais condutores. Em relação a esse fenômeno, assinale a alternativa correta:

a) Nos condutores em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico interno é sempre constante, enquanto seu potencial elétrico interno é nulo.

b) Nos condutores em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico interno é sempre nulo, enquanto seu potencial elétrico interno é constante.

c) Nos condutores em equilíbrio eletrostático, tanto o campo elétrico quanto o potencial elétrico são constantes.

d) Nos condutores em equilíbrio eletrostático, tanto o campo elétrico quanto o potencial elétrico são nulos.

questão 4

Duas esferas elétricas condutoras e idênticas de cargas elétricas iguais a + 2,0 C e -3,0 C tocam-se, transferindo elétrons entre si. A carga elétrica remanescente em cada esfera após o contato será igual a:

a) 5,0 C

b) 0,5 C

c) -0,5 C

d) -1,0 C

e) 0 C

respostas
Questão 1

Letra B

A lei de Coulomb afirma que o módulo da força de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas puntiformes separadas por uma distância d no vácuo é dada pela expressão abaixo:

Portanto, é possível perceber que o módulo da força depende diretamente dos módulos das cargas Q e q e é inversamente proporcional ao quadrado da distância d entre elas. Dessa forma, a alternativa correta é a letra B.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O processo descrito no trecho trata da eletrização de corpos por meio do atrito entre eles. Nesse processo, um dos corpos tem a tendência de ceder elétrons, enquanto outro tem como tendência recebê-los. Portanto, o que ocorre é somente uma transferência de cargas elétricas, de forma que a quantidade total de cargas permanece constante, evidenciando, assim, o princípio de conservação da carga elétrica.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Quando um corpo condutor encontra-se na condição de equilíbrio eletrostático, suas cargas elétricas excedentes encontram-se distribuídas em sua superfície, sob uma densidade superficial constante (número de cargas por área). Dessa forma, o campo elétrico em seu interior será sempre nulo, e o potencial elétrico, consequentemente, será constante.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

Para calcularmos a carga elétrica remanescente após o contato entre as duas esferas idênticas, fazemos a média aritmética entre suas cargas:

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola