Exercícios sobre Eletrostática
De acordo com a lei de Coulomb, a força eletrostática entre duas cargas puntiformes em repouso é:
a) inversamente proporcional ao produto do módulo das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.
b) diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.
c) diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas e ao quadrado da distância entre elas.
d) uma grandeza escalar, pois é completamente descrita somente por seu módulo.
e) uma força de contato e de natureza elétrica.
Letra B
A lei de Coulomb afirma que o módulo da força de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas puntiformes separadas por uma distância d no vácuo é dada pela expressão abaixo:
Portanto, é possível perceber que o módulo da força depende diretamente dos módulos das cargas Q e q e é inversamente proporcional ao quadrado da distância d entre elas. Dessa forma, a alternativa correta é a letra B.
De acordo com os princípios da Eletrostática, ao atritarmos dois corpos, é possível que eles fiquem eletrizados. Ao realizar um processo de eletrização similar ao descrito no trecho anterior, observaremos:
a) Separação de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da energia.
b) Geração de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da carga elétrica.
c) Transferência de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da carga elétrica.
d) Cargas de mesmo sinal e mesmo módulo nos dois corpos envolvidos no processo.
Letra C
O processo descrito no trecho trata da eletrização de corpos por meio do atrito entre eles. Nesse processo, um dos corpos tem a tendência de ceder elétrons, enquanto outro tem como tendência recebê-los. Portanto, o que ocorre é somente uma transferência de cargas elétricas, de forma que a quantidade total de cargas permanece constante, evidenciando, assim, o princípio de conservação da carga elétrica.
O equilíbrio eletrostático é uma condição atribuída aos materiais condutores. Em relação a esse fenômeno, assinale a alternativa correta:
a) Nos condutores em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico interno é sempre constante, enquanto seu potencial elétrico interno é nulo.
b) Nos condutores em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico interno é sempre nulo, enquanto seu potencial elétrico interno é constante.
c) Nos condutores em equilíbrio eletrostático, tanto o campo elétrico quanto o potencial elétrico são constantes.
d) Nos condutores em equilíbrio eletrostático, tanto o campo elétrico quanto o potencial elétrico são nulos.
Letra B
Quando um corpo condutor encontra-se na condição de equilíbrio eletrostático, suas cargas elétricas excedentes encontram-se distribuídas em sua superfície, sob uma densidade superficial constante (número de cargas por área). Dessa forma, o campo elétrico em seu interior será sempre nulo, e o potencial elétrico, consequentemente, será constante.
Duas esferas elétricas condutoras e idênticas de cargas elétricas iguais a + 2,0 C e -3,0 C tocam-se, transferindo elétrons entre si. A carga elétrica remanescente em cada esfera após o contato será igual a:
a) 5,0 C
b) 0,5 C
c) -0,5 C
d) -1,0 C
e) 0 C