Exercícios sobre estrelas cadentes

Exercícios de Física

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre as chamadas estrelas cadentes, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre em altíssima velocidade. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
questão 1

O trecho a seguir noticia que um corpo celeste atingiu o oceano Atlântico perto da costa brasileira. Sabendo que existe um erro de nomenclatura, marque a alternativa que corrige esse erro.

“Após o incidente, os fragmentos do meteoro foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.”

a) Após o incidente, os fragmentos do meteoroide foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição biológica do material.

b) Após o incidente, os fragmentos do meteoroide foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.

c) Após o incidente, os fragmentos do asteroide foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.

d) Após o incidente, os fragmentos da estrela cadente foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.

e) Após o incidente, os fragmentos do meteorito foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.

questão 2

A respeito das chuvas de meteoros, marque a alternativa correta:

a) Os meteoros chamados de estrelas cadentes iluminam o céu noturno por meio de sua luz, que é fruto de reações químicas que ocorrem em seu interior.

b) A nomenclatura dada às chuvas de meteoros baseia-se no nome dos deuses das mitologias grega e romana.

c) A chuva de meteoro nomeada Perseídeas recebeu esse nome porque os corpos celestes que entram em nossa atmosfera vêm diretamente das estrelas da constelação Perseu.

d) Os meteoros tornam-se incandescentes em virtude do atrito com a atmosfera da Terra.

e) Os meteoros são enormes pedras que se desprendem dos anéis de Saturno e vêm em direção à Terra.

questão 3

A respeito das chamadas estrelas cadentes, marque a alternativa correta:

a) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoritos que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes em razão do atrito com o ar.

b) As estrelas cadentes resultam de fragmentos de asteroides ou restos de cometas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta do atrito com o ar.

c) Em uma fase do processo de morte de uma estrela, fragmentos (estrelas cadentes) originam-se a partir das explosões estelares e viajam pelo espaço em uma altíssima velocidade.

d) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoros que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta das reações químicas entre os elementos do meteoro e os elementos do ar.

questão 4

Adotando a velocidade de um meteoro no momento em que ele entra na atmosfera terrestre como sendo de 250.000 km/h, determine o espaço percorrido em km por esse corpo durante um intervalo de tempo de 0,5 s.

a) 150

b) 200

c) 300

d) 119

e) 139

respostas
Questão 1

LETRA “E”

Ao atingirem o solo, os corpos celestes passam a ser chamados de meteoritos.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA “D”

A luz dos meteoros que passam e iluminam o céu noturno resulta do intenso atrito desses corpos celestes com a atmosfera terrestre.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA “B”

O termo “estrela cadente” é dado para fragmentos de cometas ou asteroides que entram na atmosfera terrestre.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA “E”

Sabendo que a velocidade é fruto da razão entre o espaço percorrido e o tempo, temos:

v = Δs
     Δt

Δs = v . Δt

A velocidade deve ser transformada para a unidade m/s. Para isso, basta dividir o valor por 3,6:

250.000 ÷ 3,6 ≈ 69.400 m/s

Sendo assim, temos:

Δs = v . Δt

Δs = 69.400 . 0,5

Δs = 138.800 m ≈ 139 km

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado