Exercícios sobre estrelas cadentes
O trecho a seguir noticia que um corpo celeste atingiu o oceano Atlântico perto da costa brasileira. Sabendo que existe um erro de nomenclatura, marque a alternativa que corrige esse erro.
“Após o incidente, os fragmentos do meteoro foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.”
a) Após o incidente, os fragmentos do meteoroide foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição biológica do material.
b) Após o incidente, os fragmentos do meteoroide foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.
c) Após o incidente, os fragmentos do asteroide foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.
d) Após o incidente, os fragmentos da estrela cadente foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.
e) Após o incidente, os fragmentos do meteorito foram recolhidos para análises a fim de se determinar a composição química do material.
LETRA “E”
Ao atingirem o solo, os corpos celestes passam a ser chamados de meteoritos.
A respeito das chuvas de meteoros, marque a alternativa correta:
a) Os meteoros chamados de estrelas cadentes iluminam o céu noturno por meio de sua luz, que é fruto de reações químicas que ocorrem em seu interior.
b) A nomenclatura dada às chuvas de meteoros baseia-se no nome dos deuses das mitologias grega e romana.
c) A chuva de meteoro nomeada Perseídeas recebeu esse nome porque os corpos celestes que entram em nossa atmosfera vêm diretamente das estrelas da constelação Perseu.
d) Os meteoros tornam-se incandescentes em virtude do atrito com a atmosfera da Terra.
e) Os meteoros são enormes pedras que se desprendem dos anéis de Saturno e vêm em direção à Terra.
LETRA “D”
A luz dos meteoros que passam e iluminam o céu noturno resulta do intenso atrito desses corpos celestes com a atmosfera terrestre.
A respeito das chamadas estrelas cadentes, marque a alternativa correta:
a) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoritos que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes em razão do atrito com o ar.
b) As estrelas cadentes resultam de fragmentos de asteroides ou restos de cometas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta do atrito com o ar.
c) Em uma fase do processo de morte de uma estrela, fragmentos (estrelas cadentes) originam-se a partir das explosões estelares e viajam pelo espaço em uma altíssima velocidade.
d) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoros que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta das reações químicas entre os elementos do meteoro e os elementos do ar.
LETRA “B”
O termo “estrela cadente” é dado para fragmentos de cometas ou asteroides que entram na atmosfera terrestre.
Adotando a velocidade de um meteoro no momento em que ele entra na atmosfera terrestre como sendo de 250.000 km/h, determine o espaço percorrido em km por esse corpo durante um intervalo de tempo de 0,5 s.
a) 150
b) 200
c) 300
d) 119
e) 139
LETRA “E”
Sabendo que a velocidade é fruto da razão entre o espaço percorrido e o tempo, temos:
v = Δs
Δt
Δs = v . Δt
A velocidade deve ser transformada para a unidade m/s. Para isso, basta dividir o valor por 3,6:
250.000 ÷ 3,6 ≈ 69.400 m/s
Sendo assim, temos:
Δs = v . Δt
Δs = 69.400 . 0,5
Δs = 138.800 m ≈ 139 km