Topo
pesquisar

Exercícios sobre plano inclinado

Exercícios de Física

Esta lista de exercícios trata sobre uma das aplicações mais comuns da segunda lei de Newton: o plano inclinado. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

Um plano inclinado liso e sem atritos apresenta ângulo de 30º em relação ao solo. Sendo a gravidade local de 10 m/s², determine a aceleração adquirida por um corpo posto a deslizar a partir do topo desse plano.

a) 20 m/s²

b) 5 m/s²

c) 3 m/s²

d) 12 m/s²

e) 2 m/s²

questão 2

Um bloco de 3 kg encontra-se em repouso e apoiado sobre um plano inclinado em 45º em relação ao solo. Considerando a gravidade local igual a 10 m/s², determine o módulo da força que o plano inclinado exerce sobre o bloco.

a) 15 N

b) 30 N

c) 15√3 N

d) 150 N

e) 15√2 N

questão 3

Um bloco de 2 kg desliza sobre uma superfície sem atrito de um plano inclinado em 60º. Determine a força mínima a ser aplicada sobre o bloco, na direção da superfície desse plano, para que o corpo deslize com velocidade constante.

Dados: g = 10 m/s²

a) 20 N

b) 45 N

c) 10√3 N

d) 15 N

e) 100√2 N

questão 4

A força normal exercida sobre um corpo apoiado sobre um plano inclinado é de 40 N. Sendo de 20N o peso desse corpo, determine o ângulo de inclinação desse plano inclinado em graus.

a) 45º

b) 20º

c) 30º

d) 60º

e) 22,5º

respostas
Questão 1

Letra B

A aceleração adquirida por um corpo posto a deslizar sobre um plano inclinado pode ser calculada a partir da gravidade local e do seno do ângulo de inclinação desse plano. Observe:

Fórmula da aceleração

Levando em conta a gravidade local, informada como 10 m/s², e o seno do ângulo de 30º, igual a 0,5, pode-se calcular o módulo da aceleração adquirida pelo corpo:

Cálculo da aceleração – exercício 1

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

A força que o plano inclinado exerce sobre o bloco é chamada de força normal. Podemos calculá-la facilmente. Para tanto, basta lembrarmos que a força normal exercida pelo plano inclinado corresponde à componente y da força peso do bloco:

Cálculo da força normal – exercício 2

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Para que o bloco deslize com velocidade constante, a força resultante sobre ele deve ser, de acordo com a 1ª lei de Newton, nula. Para tanto, a força que se aplica ao bloco deve ter a mesma magnitude da componente x da força peso, a fim de que se cancelem:

Cálculo da força – exercício 3

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

Como sabemos, a força normal é dada pelo produto do peso do corpo pelo cosseno do ângulo de inclinação do plano:

Cálculo do ângulo – exercício 4

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola