Topo
pesquisar

Exercícios sobre influência das correntes marítimas no clima

Exercícios de Geografia

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a influência de um importante fator climático: as correntes marítimas. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

Assinale a alternativa que representa o conceito correto de correntes marítimas:

a) Movimentação/deslocamento de águas oceânicas que migram para diferentes localidades como resultado da influência dos ventos e do movimento de rotação da Terra.

b) Grandes porções de ar que se movimentam sobre as águas, podendo ser quentes, frias, úmidas ou secas.

c) Capacidade de conservação de calor pelas águas oceânicas.

d) Fenômeno marítimo relacionado ao aquecimento anormal das águas.

questão 2

(UNESP) Analise o mapa abaixo sobre correntes marítimas e temperatura na superfície dos oceanos.

(Antonio Guerra et al. Atlas geográfico mundial, 2007. Adaptado)

Considerando as relações existentes entre zonas climáticas, sistema de circulação atmosférica e correntes marítimas de superfície, é correto afirmar que:

a) As correntes quentes predominam nas zonas intertropicais, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de oeste, predominantes na região.

b) As correntes frias predominam na zona equatorial, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste, predominantes na região.

c) As correntes quentes predominam na zona equatorial, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste, predominantes na região.

d) As correntes quentes predominam nas zonas subtropicais, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste, predominantes na região.

e) As correntes frias predominam nas zonas intertropicais, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de oeste, predominantes na região.

questão 3

(URCA) A continentalidade, as correntes marítimas, as massas de ar, a vegetação e o relevo podem ser considerados, entre outros, fatores do clima de uma determinada região.

Assinale a opção que apresenta a descrição INCORRETA de um desses fatores climáticos.

a) Do ponto de vista climático, a principal consequência das correntes marítimas é a redistribuição da energia térmica fornecida pela radiação solar, o que regulariza os contrastes térmicos numa perspectiva geográfica.

b) As características meteorológicas de uma massa de ar dependem de suas características térmicas e hídricas. Essas massas são muito importantes no estudo do tempo e do clima, porque os influenciam diretamente na área na qual predominam.

c) O efeito da continentalidade, decorrente das diferenças térmicas das superfícies continentais e hídricas, tem como consequência o fato de a amplitude anual da temperatura ser maior nas localidades costeiras do que nas localidades interiores.

d) A vegetação auxilia o aumento da umidade do ar, pois retira umidade do solo por meio das raízes e a envia para a troposfera, por meio da evapotranspiração.

e) O relevo influencia a organização climática a partir do momento em que interfere na circulação das massas de ar.

questão 4

Em relação à influência das correntes marítimas no clima, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas. Em seguida, escolha a opção correta.

I. ( ) Em virtude do Efeito de Coriolis, a movimentação das correntes marítimas ocorre em formato circular, em sentidos contrários nos dois hemisférios.

II. ( ) Os oceanos recebem, com intensidades diferentes, energia do calor da radiação solar, variando conforme a latitude.

III. ( ) As correntes frias são aquelas que surgem nas regiões equatoriais, onde a radiação solar incide de forma menos intensa.

IV. ( ) Por serem mais densas, as correntes quentes possuem deslocamento mais profundo e lento.

a) VFVF

b) VVFV

c) FVVV

d) VVFF

respostas
Questão 1

LETRA A

a) Correta

b) Incorreta: corresponde ao conceito de massar de ar.

c) Incorreta: corresponde ao conceito de maritimidade.

d) Incorreta: corresponde ao conceito de El Niño.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

Ao observar o mapa de correntes marítimas, é possível analisar que, na zona equatorial, há predomínio de correntes quentes associadas aos ventos de leste, que possuem sentido leste-oeste.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

À medida que se adentra nas localidades no interior dos continentes e mais distantes do litoral, a amplitude térmica da região aumenta. Portanto, quanto mais próximo das regiões costeiras, menor é a amplitude térmica.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

I- Verdadeira

II – Verdadeira

III – Falsa: As correntes frias surgem nas regiões polares, onde a radiação solar incide de forma menos intensa.

IV – Falsa: As correntes quentes são menos densas, possuem deslocamento menos profundo e são mais rápidas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola