Exercícios sobre potência do receptor
Um receptor real de resistência interna de 1,0 Ω tem seus terminais ligados a uma diferença de potencial de 12,0 V, de modo que uma corrente de 2,0 A é estabelecida através dele. Determine a potência dissipada por esse receptor.
a) 14,0 W
b) 2,0 W
c) 20,0 W
d) 12,0 W
e) 144,0 W
Letra B
Para calcular a potência dissipada por esse receptor, basta lembrar do balanço de energia das potências total, útil e dissipada. Com isso, teremos o seguinte cálculo:
Um receptor real de força contraeletromotriz de 15,0 V é ligado a uma diferença de potencial de 20 V, de forma que uma corrente de 0,5 A atravessa seus terminais. Determine a resistência interna desse receptor.
a) 2,5 A
b) 1,5 A
c) 15 A
d) 12 A
e) 10 A
Letra E
Para determinarmos a resistência interna desse receptor, usaremos a equação do balanço das potências. Utilizando os dados fornecidos pelo enunciado, faremos o seguinte cálculo:
Um motor elétrico opera com potência útil de 25 W. Sendo de 3 W a potência dissipada por esse motor, a potência total a ele fornecida é igual a:
a) 23 W
b) 25 W
c) 28 W
d) 12 W
e) 10 W
Letra C
Como sabemos as relações entre as potências, podemos dizer que:
Entre as alternativas abaixo, assinale somente aquela que não corresponde a um receptor elétrico:
a) Televisão
b) Ventilador
c) Motor elétrico
d) Pilha
e) Rádio
Letra D
Todos os dispositivos citados, com exceção da pilha, são capazes de transformar energia elétrica em alguma outra forma de energia, logo, são receptores elétricos.