Exercícios sobre rotação de um espelho plano
Suponha que um raio de luz incida sobre um espelho plano. Caso esse espelho realize um giro de 30º em torno de um eixo contido no próprio plano do espelho, qual será o ângulo de rotação dos raios de luz refletidos? Marque a opção correta.
a) 30º
b) 40º
c) 50º
d) 60º
e) 15º
Como o ângulo de rotação do espelho é α = 30º, temos:
∆ = 2α ⟹ ∆ = 2.(30°) = 60°
O ângulo de rotação dos raios refletidos no espelho é o dobro do ângulo de rotação do espelho.
Alternativa D
Um espelho sofre uma rotação de 20º em relação a um eixo contido no seu próprio plano. Com esses dados, determine o ângulo de rotação dos raios refletidos e marque a opção correta.
a) 20°
b) 30°
c) 40°
d) 50°
e) 10°
∆ = 2α ⟹ ∆ = 2.(20°) = 40°
Alternativa C
Qual é o ângulo formado entre o raio refletido e o espelho, para um raio de luz que incide sobre o mesmo espelho, formando um ângulo de 30° ?
a) 15°
b) 30°
c) 60°
d) 90°
e) 120°
De acordo com a 2a Lei da Reflexão, o raio incidente (RI) e o raio refletido (RR) são congruentes, isto é, possuem a mesma medida. Portanto, podemos concluir que se o ângulo entre o raio incidente e o espelho vale 30°, o ângulo entre o raio refletido e o espelho também vale 30°.
Alternativa B
(UFMG) Um raio de luz monocromática incide sobre a superfície refletora de um espelho plano, num ângulo de 45°, como representado na figura.
O espelho é, então, girado de 45° no sentido horário, no plano da figura, em torno do ponto O (figura). O raio é mantido na mesma direção. A figura que melhor representa a situação final é:
a) b) c)
d) e)
Girando o espelho 45° e mantendo na mesma direção o raio de luz, o raio passa a incidir perpendicularmente na superfície do espelho, portanto podemos concluir que quando o raio incide perpendicularmente sobre o espelho, ele volta na mesma direção.
Alternativa B