Exercícios sobre Agreste
A figura abaixo retrata a região Nordeste do Brasil e sua divisão em sub-regiões:
Considerando seus conhecimentos acerca dessa configuração territorial, marque a alternativa que indica corretamente a sub-região Agreste.
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
Alternativa C
O Agreste é a sub-região nordestina indicada pelo número 3. A sub-região 1 é o Meio-Norte, a sub-região 2 é o Sertão, e a sub-região 4 é a Zona da Mata. O Agreste é uma zona de transição entre a Zona da Mata nordestina e o Sertão.
O Agreste é reconhecido como uma área de transição entre regiões bem marcadas por aspectos naturais existentes no Nordeste do Brasil. Considerando o clima encontrado no Agreste, pode-se afirmar que se trata:
A) de um clima de transição que reúne características do clima Equatorial e o Tropical Úmido.
B) de um clima de transição que reúne características do clima Tropical Semiárido e o Tropical Litorâneo.
C) de um clima de transição que reúne características do clima Tropical Semiúmido e o Tropical Semiárido.
D) de um clima de transição que reúne características do clima Tropical de Altitude e o Tropical Semiúmido.
E) de um clima de transição que reúne características do clima Equatorial e o Tropical de Altitude.
Alternativa B
O Agreste, uma região de transição no Nordeste brasileiro, apresenta um quadro climático que reúne as características do clima Tropical Litorâneo, típico da sub-região Zona da Mata e do clima Tropical Semiárido, típico da sub-região Sertão.
Considerando as características que marcam a vegetação do Agreste nordestino, marque a alternativa correta:
A) A vegetação homogênea do Agreste reflete a influência do clima que predomina na sub-região: o Tropical Semiárido, caracterizado pelas elevadas temperaturas e baixos índices de chuvas, o que resulta na vegetação da Caatinga.
B) A vegetação predominante do Agreste é o Cerrado, ou Savana brasileira, resultado da influência da transição entre os climas Tropical Semiúmido e o Tropical Litorâneo.
C) No Agreste predominam as vegetações florestais típicas das regiões quentes e úmidas do Brasil. Pontos de Mata Atlântica e de Floresta Equatorial Amazônica marcam o quadro vegetacional da sub-região.
D) A vegetação diversificada do Agreste é resultado da influência da transição climática e do relevo constituído pelos planaltos elevados. Predomina a vegetação de Mata Atlântica em toda a sub-região, altamente devastada pela expansão da mineração.
E) O Agreste é um ecótono, uma região de transição entre ecossistemas diferentes. Vegetação de floresta surge nas áreas mais úmidas e a vegetação de pequeno porte, típica da sub-região do Sertão, surge nas áreas com menores índices pluviométricos.
Alternativa E
A vegetação do Agreste, assim como os demais elementos do quadro natural da sub-região, segue a tendência da transição entre a sub-região da Zona da Mata, onde a Mata Atlântica é típica, e a sub-região Sertão, onde a Caatinga prevalece.
Veja, a seguir, a correção das demais alternativas:
A) A Caatinga é a vegetação predominante no Sertão.
B) O Cerrado é típico da região Centro-Oeste do Brasil.
C) A Floresta Equatorial Amazônica é tipicamente encontrada na região Norte do Brasil.
D) Os planaltos elevados não predominam no Agreste; a vegetação de Mata Atlântica é típica da Zona da Mata nordestina.
Leia as alternativas e indique aquela que, corretamente, se relaciona à hidrografia do Agreste.
A) A hidrografia do Agreste é caracterizada pela presença maciça dos lagos naturais.
B) A maior bacia hidrográfica do Agreste é a Bacia do Atlântico Leste.
C) No Agreste surgem os únicos rios do Brasil que apresentam drenagem arreica.
D) O regime nival aparece nos maiores rios que banham o Agreste, como o São Francisco.
E) A maioria dos rios que atravessam a sub-região Agreste é intermitente.
Alternativa E
A maior parte dos rios que banham a sub-região Agreste é intermitente, ou seja, rios que secam no período de maior estiagem. Essa é uma característica presente na sub-região Sertão, mas que também é verificada no Agreste.
Analise os itens sobre o quadro natural da sub-região nordestina Agreste e marque a alternativa correta:
I. O relevo do Agreste é constituído por terras baixas, predominando as planícies fluviais.
II. O planalto da Borborema é a estrutura de relevo que se destaca no Agreste e é responsável pelas altas temperaturas da sub-região.
III. Predominam os rios intermitentes no Agreste, banhado por rios de três bacias hidrográficas.
IV. O clima do Agreste é caracterizado pela presença de características dos climas das sub-regiões vizinhas: Sertão e Zona da Mata.
V. Vegetação de grande porte surge nas áreas com mais chuvas e nas áreas mais secas, a vegetação de pequeno porte, típica da Caatinga é comum.
A) São corretos I, II e III.
B) São corretos I, III e IV.
C) São corretos III, IV e V.
D) São corretos I, III e V.
E) São corretos II, IV e V.
Caruaru e Garanhuns (PE), Feira de Santana (BA), Campina Grande (PB) e Arapiraca (AL) são importantes cidades nordestinas e estão localizadas em qual sub-região?
A) Zona da Mata
B) Agreste
C) Sertão
D) Meio-Norte
Alternativa B
As cidades mencionadas estão localizadas no Agreste nordestino. São cidades comerciais e industriais que se destacam na sub-região.
O povoamento do Agreste, iniciado durante o período colonial, esteve por vários séculos atrelado aos cultivos de cana-de-açúcar da Zona da Mata. A função do Agreste era a de fornecer produtos para a população da Zona da Mata que se dedicava à produção de açúcar. Marque a alternativa que indica a atividade econômica responsável pelo início do povoamento do Agreste:
A) monocultura de cacau
B) pecuária de bovinos
C) fruticultura irrigada
D) exploração mineral
E) cultivos de milho
Alternativa B
A pecuária de bovinos foi a atividade econômica que permitiu o início do povoamento do Agreste durante o período colonial. Enquanto a produção açucareira era a atividade principal da colônia, a criação de gado, considerada secundária, foi introduzida no Agreste a fim de abastecer as regiões dos engenhos com carne e couro.
Atualmente, qual atividade econômica é um destaque na sub-região nordestina do Agreste?
A) Policultura de alimentos
B) Plantation de cana-de-açúcar
C) Exploração de minério de ferro
D) Pecuária de ovinos
E) Silvicultura
Alternativa A
A policultura de alimentos desenvolvida em minifúndios é a grande marca econômica do Agreste. A sub-região produz para o abastecimento de todo o Nordeste, especialmente para a Zona da Mata, sub-região mais populosa.
(Unioeste) Considerando a agricultura realizada em cada uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro e a figura a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
A) Na Zona da Mata, no médio São Francisco, especialmente na divisa dos estados da Bahia e de Pernambuco, são produzidas frutas para exportação e consumo interno.
B) No Sertão nordestino, predominam as propriedades rurais destinadas ao cultivo de algodão, milho, soja e pecuária de corte devido ao clima favorável à agricultura.
C) No Meio-Norte, a agricultura é de subsistência, com baixa ocupação populacional e com a vegetação amazônica predominando na paisagem.
D) No Agreste nordestino, a produção agrícola é baseada em gêneros alimentícios de subsistência, cultivados nas médias e pequenas propriedades rurais; o excedente é comumente vendido em feiras.
E) O massapê é um tipo de solo que ocorre principalmente no Sertão nordestino e é conhecido pela sua fertilidade.
Alternativa D
Uma das maiores características do Agreste nordestino é a policultura alimentícia desenvolvida em pequenas e médias propriedades rurais (minifúndios). Essa produção abastece todo o mercado regional.
(PUC) O conhecimento acerca das características ambientais e socioeconômicas de um determinado território é de fundamental importância para a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social. Para tanto, propostas de regionalização visam agregar uma série de características e, assim, permitir a formulação de políticas voltadas ao planejamento territorial. Um exemplo é a proposta de regionalização do nordeste brasileiro em Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
Considerando o exposto, marque a única alternativa que trata da sub-região econômica e sua correta descrição natural, econômica e social:
A) Sertão: distribui-se em estreita faixa, onde ocorrem os maiores índices pluviométricos. Nela há o predomínio da monocultura da cana-de-açúcar, bem como maior quantitativo populacional.
B) Agreste: caracterizado pela transição entre o clima litorâneo e semiárido, de policultura, onde se destacam cidades médias, consideradas polos de desenvolvimento regionais.
C) Zona da Mata: marcada pela ocorrência de elevados índices pluviométricos, expressiva atividade agropecuária e onde se localizam 7 das 9 capitais nordestinas.
D) Meio-Norte: ambiente muito semelhante à região amazônica, com o predomínio do extrativismo vegetal e onde se localiza a maior parte da atividade turística da região Nordeste.
Alternativa B
O Agreste é a sub-região nordestina caracterizada pela transição climática: clima Tropical Semiárido do Sertão e o clima Tropical Litorâneo da Zona da Mata.
(Unesp) Configura uma característica econômica do Agreste nordestino
A) o abrigo de empresas desenvolvedoras de softwares, sendo um exemplo a cidade de Recife, em Pernambuco.
B) a venda de excedentes das policulturas familiares em tradicionais feiras livres, sendo um exemplo a feira da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
C) a variada oferta de vias de escoamento produtivo em portos, sendo um exemplo a estrutura da cidade de São Luís, no Maranhão.
D) a monocultura de arroz ao longo de vales fluviais, sendo um exemplo o vale da cidade de Teresina, no Piauí.
E) o investimento na recuperação dos centros históricos turísticos, sendo um exemplo a cidade de Maceió, em Alagoas.
Alternativa B
O Agreste é a sub-região nordestina que se caracteriza pelo predomínio de minifúndios responsáveis pela produção de diversas culturas alimentícias desde o período colonial. Outro marco econômico da sub-região é a presença do comércio, iniciado com base na produção de alimentos. O comércio é forte e grandioso em municípios como Campina Grande e Caruaru.
(UEPB)
Algumas cidades nascidas e crescidas em função da força e da importância de suas feiras e de seu multivariado comércio têm adquirido uma admirável conjuntura urbana. Cidades como Campina Grande, Feira de Santana, Mossoró, Caruaru, Crato, Sobral, Garanhuns, entre outras, possuem uma expressão regional consolidada pelo número e pela qualificação de suas funções.
AB’SÄBER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p.93
Pode-se afirmar que, das cidades citadas no texto:
I. Estão todas localizadas na zona do agreste e tiveram em suas feiras de gado e de cereais a base inicial da formação dos seus núcleos e de suas economias.
II. Todas ocupam na hierarquia urbana dos seus respectivos estados o papel de verdadeiras “capitais regionais”, pela oferta de bens e serviços que prestam às regiões por elas polarizadas.
III. Campina Grande, que teve na feira de cereais e de gado a base inicial de sua economia, transformou-se posteriormente em importante empório comercial, voltando-se hoje para a prestação de serviços médico-hospitalares e educacionais, além da produção tecnológica que a configura como “Oasis high tech” do Nordeste brasileiro.
IV. Campina Grande, Caruaru e Feira de Santana guardam semelhanças de localização e de processo histórico de formação. Todas estrategicamente localizadas na “boca do sertão” dos seus respectivos estados transformaram-se em caminhos obrigatórios e pouso de gado dos que se dirigiam para a Zona da Mata, mas também para tropeiros e mascates.
Estão corretas:
A) apenas as proposições III e IV
B) apenas as proposições I e II
C) apenas as proposições II e IV
D) apenas as proposições II, III e IV
E) todas as proposições
Alternativa D
I. As cidades de Crato e Sobral, citadas no enunciado, estão localizadas na sub-região Sertão.