Whatsapp

Exercícios sobre Caatinga

Exercícios de Geografia do Brasil

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as principais características geográficas da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A Caatinga é somente o quarto dentre os maiores biomas brasileiros. Mesmo assim ela ocupa uma parte do território de vários estados brasileiros. Qual estado abaixo NÃO possui porções de vegetação de Caatinga?

A) Ceará.

B) Piauí.

C) Goiás.

D) Pernambuco.

E) Minas Gerais.

questão 2

O bioma Caatinga é caracterizado climaticamente pelas elevadas temperaturas e pela irregularidade das chuvas. Essas características são típicas do tipo climático:

A) desértico.

B) subtropical.

C) equatorial seco.

D) tropical úmido.

E) tropical semiárido.

questão 3

A vegetação da Caatinga possui elementos muito específicos. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que caracteriza corretamente as espécies desse bioma.

A) Ocorrência de arbustos de grande porte e árvores formadas por caules grossos.

B) Presença de árvores baixas, com troncos tortuosos e muito resistentes à seca.

C) Predominância de espécies vegetais rasteiras com elevada quantidade de folhas.

D) Incidência elevada de árvores homogêneas, que têm as folhas aciculifoliadas.

E) Dominância de espécies de grande porte, com caules finos e pouco retorcidos.

questão 4

Os animais da Caatinga possuem um conjunto de mecanismos de adaptação às condições climáticas locais. Um exemplo desse cenário é a:

A) movimentação migratória de aves durante o período de estiagem.

B) predominância de animais com baixa resistência ao clima seco.

C) hibernação de espécies ao longo das estações mais frias do ano.

D) inexistência de espécies de peixes nos principais rios da região.

E) ocorrência de animais de grande porte nas áreas secas do bioma.

questão 5

O solo da Caatinga sofre ações de intemperismo de forma muito lenta e gradual em razão da:

A) reduzida quantidade de minerais encontrados em regiões mais férteis.

B) elevada presença de umidade relativa do ar em todo o bioma.

C) ocorrência frequente do fenômeno de lixiviação nesse ecossistema.

D) concentração de grandes volumes de chuva ao longo do ano.

E) baixa quantidade de matéria orgânica produzida pela vegetação local.

questão 6

A rede hidrográfica da Caatinga é bastante restrita em termos de volume de rios. Os principais rios desse bioma são:

A) Tietê e Paranaguá.

B) Negro e Solimões.

C) Tocantins e Araguaia.

D) Paranapiacaba e Paraná.

E) São Francisco e Parnaíba.

questão 7

A Caatinga apresenta um alto nível de degradação ambiental. Os maiores impactos relacionados ao referido bioma estão ligados à:

A) supressão da vegetação nativa por meio do desmatamento.

B) emissão de poluentes químicos nos grandes rios da região.

C) instalação de usinas nucleares em áreas de preservação.

D) construção de grandes barragens para geração de energia.

E) expansão da atividade mineral para exploração de bauxita.

questão 8

A Caatinga vem passando por um processo de modificação da sua paisagem, em razão do fenômeno da:

A) arenização.

B) dissolução.

C) eutrofização.

D) desertificação.

E) metamorfização.

questão 9

(UFMS 2018) Leia o texto a seguir.

"A vegetação [...] o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalado em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante."

O trecho acima foi extraído da obra Os Sertões, escrita por Euclides da Cunha, no relato de um dos mais sangrentos episódios da história brasileira. A alternativa que aponta corretamente a relação entre a vegetação descrita acima e o episódio narrado em Os Sertões é:

A) Caatinga – Guerra de Canudos.

B) Cerrado – Guerra dos Emboabas.

C) Mata de Araucária – Guerra do Contestado.

D) Caatinga – Guerra dos Emboabas.

E) Cerrado – Guerra dos Farrapos.

questão 10

(PUC-Campinas 2015) Deve-se a Graciliano Ramos obras fundamentais para a literatura brasileira como Vidas Secas.

Encolhido no banto do copiar Fabiano espiava a caatinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, torturadas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul as últimas arribações tinham desaparecido.

(http://www.passeiweb.com/estudos/livros/vidas_secas)

Sobre a Caatinga, que até os dias atuais ainda pode ser vista, é correto afirmar que:

A) subsiste em pequenas “ilhas” de umidade nas proximidades das serras e chapadas que se transformaram em reservas naturais graças à atual legislação ambiental.

B) abriga mais de 50 milhões de pessoas e é considerada como a cobertura vegetal menos preservada do país devido à intensa ocupação agropecuária.

C) destaca-se pelo desaparecimento da biodiversidade em consequência do uso dos vegetais lenhosos que a compõem como lenha para fogões domésticos.

D) ocupa pouco mais de 10% do território nacional e um dos problemas da área ocupada pela vegetação é a segurança hídrica e alimentar da população que lá vive.

E) está associada à desertificação, pois a maior parte das espécies vegetais que a compõem são higrófitos e, portanto, incapazes de reter água no solo.

questão 11

(PUC-RS 2012) Considerando as características hidrofitogeográficas do Brasil, é correto afirmar que o domínio:

A) da Mata Atlântica é caracterizado pela ocorrência de rios intermitentes sazonais e por uma vegetação menos densa, com predomínio de plantas de grande porte que recebem influências dos ventos úmidos.

B) da Caatinga é caracterizado pela ocorrência de rios intermitentes sazonais devido ao baixo índice de chuvas, e apresenta uma vegetação composta por arbustos com galhos retorcidos e raízes profundas, assim como cactos e bromélias.

C) da Floresta Equatorial ocupa o Planalto Meridional Brasileiro e é caracterizado por rios que deságuam diretamente no Oceano Atlântico, situando-se sua foz na Faixa Tropical.

D) do Cerrado ocupa áreas do Planalto Central Brasileiro e parte da área de várzea da Amazônia, apresentando uma rede pluvial que forma a bacia hidrográfica do Rio Paraná.

E) da Mata de Araucária, o mais preservado do país, possui uma vegetação formada predominantemente pelo chamado pinheiro-do-paraná, sofre influência do clima subtropical e da elevada altitude e apresenta rios que congelam por longos períodos no inverno.

questão 12

(Enem 2012)

Mapa da região de distribuição da derrubada no bioma Caatinga.

O mapa representa um problema ambiental que tem se agravado no bioma brasileiro da Caatinga. As causas desse problema estão associadas ao:

A) uso da lenha para obtenção de energia pela indústria local.

B) extrativismo vegetal da madeira pelas indústrias moveleiras.

C) uso da terra pelas fazendas monocultoras mecanizadas.

D) extrativismo mineral praticado pelas empresas mineradoras.

E) uso do solo para pastagem pela agropecuária extensiva.

respostas
Questão 1

Alternativa C. O estado de Goiás é o único, dentre os listados, que não apresenta vegetação de Caatinga. A vegetação predominante em Goiás é de Cerrado. Os estados de Ceará, Piauí, Pernambuco e a porção norte de Minas Gerais possuem formações vegetais de Caatinga.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa E. O tipo climático característico do bioma Caatinga é o tropical semiárido, comumente designado de semiárido. Esse clima é marcado pelas elevadas temperaturas, pela baixa umidade e pelo diminuto volume de chuvas ao longo de todo o ano.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa B. A Caatinga é um bioma de clima semiárido, com baixa ocorrência de chuvas, além de elevadas temperaturas. Portanto, a sua vegetação está altamente adaptada ao clima quente e seco. As plantas da Caatinga são, no geral, de porte baixo, com troncos tortuosos e muitos espinhosas, mecanismo que contribui para a resistência à seca.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa A. As espécies de fauna e flora da Caatinga possuem um conjunto de mecanismos e estratégias de sobrevivência ao clima quente e seco desse bioma. No caso das aves da Caatinga, muitas delas realizam um movimento de migração, voando do referido bioma para outras regiões durante os períodos mais quentes do ano.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa E. A Caatinga possui espécies vegetais com pequeno volume de folhas. Desse modo, há uma diminuta produção de matéria orgânica, que fica disposta no solo. Essa ausência de matéria orgânica, entre outros fatores, e o pequeno índice de chuvas deixam o processo de intemperismo muito mais lento nesse bioma.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa E. Os dois principais rios da Caatinga são o São Francisco e Parnaíba. Esses dois cursos de água possuem uma importância singular na disponibilidade hídrica desse bioma, contribuindo para a manutenção das diversas formas de vida, além do desenvolvimento das atividades humanas.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa A. O maior impacto registrado na Caatinga é a supressão da vegetação nativa. O desmatamento da Caatinga está relacionado à utilização da madeira das árvores e à expansão das atividades agropecuárias.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa D. A desertificação é um fenômeno que indica a transformação de um determinado ecossistema em uma área desértica. Esse fenômeno ocorre, no geral, devido à diminuição da umidade e da fertilidade do solo. Na Caatinga, tal evento é ainda agravado pela derrubada da vegetação nativa.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa A. A obra literária Os Sertões, escrita por Euclides da Cunha, descreveu as características físicas e humanas do bioma Caatinga. No mesmo livro, é retratada a Guerra de Canudos, evento histórico brasileiro que ocorreu no interior do território baiano, uma região geográfica marcada pela vegetação de Caatinga.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa D. A Caatinga ocupa cerca de 10% de todo o território brasileiro. Esse bioma está situado em uma zona de clima semiárido, marcada pela escassez de chuvas, fato que resulta em várias problemáticas ambientais, econômicas e sociais. Esse bioma é conhecido por abrigar populações com alto nível de vulnerabilidade social.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa B. A Caatinga possui, predominantemente, rios intermitentes, ou seja, que secam durante o período de estiagem. Já a sua vegetação é extremamente resistente à seca, sendo composta por espécies de porte baixo, com raízes profundas e galhos tortuosos.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa E. A derrubada da vegetação da Caatinga está diretamente relacionada ao desenvolvimento das atividades humanas, em especial à transformação dessa vegetação em áreas de pastagem. A atividade agropecuária extensiva é um dos principais motores do desmatamento na Caatinga.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado