Exercícios sobre Cerrado
O mapa representa a distribuição de um importante bioma do Brasil:
A área destacada indica qual bioma?
A) Mata Atlântica
B) Cerrado
C) Caatinga
D) Mata de Araucárias
E) Campos ou Pradarias
Alternativa B
A área destacada no mapa indica a distribuição espacial original do Cerrado. Os estados da região Centro-Oeste são os que mais concentram esse tipo de vegetação, que se estende, também, pelos territórios de estados da região Sudeste, Norte e Nordeste.
O clima predominante do Cerrado é o tropical semiúmido. Marque a alternativa que indica corretamente as características principais desse tipo climático:
A) Temperaturas médias superiores a 26 ºC e índices pluviométricos elevados ao longo do ano, superando 2500 mm anuais.
B) Quatro estações bem definidas e chuvas regulares e bem distribuídas ao longo do ano.
C) Verões amenos e invernos rigorosos com chuvas regulares e bem distribuídas ao longo do ano.
D) Temperaturas elevadas ao longo do ano, com duas estações bem marcadas em relação às chuvas, configurando o verão chuvoso e inverno seco.
E) Verões quentes e invernos frios, com temperaturas que atingem 0 ºC. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.
A figura ilustra uma vegetação popularmente chamada de “savana brasileira”. Vegetação esparsa, com troncos retorcidos e solo recoberto por gramíneas são suas principais características fisionômicas.
A vegetação em questão é:
A) Mata do cocais
B) Cerrado
C) Campos
D) Caatinga
E) Pradarias
Alternativa B
A savana brasileira, nome popular para o bioma Cerrado, é caracterizada pelos arbustos esparsos que apresentam troncos retorcidos, cascas e folhas grossas e cobertura do solo por gramíneas. Essa é a configuração tradicional do Cerrado, mas, em função de variações do clima e relevo, sua vegetação pode apresentar variações fisionômicas em pequenas escalas.
Historicamente o Cerrado brasileiro, especialmente na região Centro-Oeste, foi ocupado tardiamente. Uma atividade econômica específica se adaptou às características naturais do Cerrado e foi responsável por esse povoamento no século XX. A atividade econômica em questão é:
A) indústria de bens duráveis
B) indústria extrativa
C) mineração
D) agricultura de subsistência
E) pecuária extensiva de bovinos
Alternativa E
A criação de bovinos soltos em grandes propriedades caracteriza a pecuária praticada no Cerrado brasileiro, especialmente a partir das primeiras décadas do século XX. A característica natural da vegetação que mais propiciou a pecuária é a cobertura do solo por gramíneas, que servem de pastagem natural.
As várias fisionomias verificadas no Cerrado brasileiro estão relacionadas à variação da temperatura e oferta de água.
A figura mostra uma dessas variações: vegetação que alcança o elevado porte e se torna densa ao longo das margens de rios em função da grande quantidade de água em todos os períodos do ano. A vegetação em questão que acompanha as margens de rios é chamada de:
A) Mata ciliar ou mata galeria
B) Cerrado campo limpo
C) Cerrado campo sujo
D) Cerrado típico
E) Mata úmida
Alternativa A
Em vegetações de extrato arbustivo (pequeno e médio porte), como no Cerrado, é comum o surgimento de vegetação de grande porte ao longo das margens dos cursos de água, denominada mata ciliar ou mata galeria. O porte elevado das espécies é garantido pela umidade em todos os períodos do ano.
O Cerrado brasileiro se destaca como uma das vegetações mais devastadas do país. Especialmente a partir da segunda metade do século XX, o desmatamento se tornou evidente e intenso no bioma em função da expansão:
A) industrial
B) urbana
C) agropecuária
D) da mineração
E) do extrativismo vegetal
Alternativa C
A expansão da agropecuária, intensa na segunda metade do século XX, é responsável pelo crescimento do desmatamento do Cerrado. A oferta de propriedades rurais a baixo preço e a modernização das técnicas agrícolas e pecuaristas são as duas grandes causas da expansão da fronteira agrícola no bioma. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, mais de 50% do Cerrado já foram desmatados para a introdução da agropecuária.
Uma das fisionomias mais peculiares do Cerrado brasileiro é o predomínio de gramíneas sem a presença de arbustos concentrados. Nesse tipo de Cerrado, o deslocamento de animais é facilitado. A figura a seguir ilustra a fisionomia do Cerrado citada:
Nesse caso, como se chama o tipo específico do Cerrado?
A) Cerradão
B) Campo sujo
C) Mata ciliar
D) Mata galeria
E) Campo limpo
Alternativa E
Em função das variações do relevo e do clima, o Cerrado brasileiro pode apresentar diferentes fisionomias que estabelecem os “tipos” de Cerrado. Na fisionomia ilustrada na imagem, onde predominam as gramíneas como cobertura do solo e não há concentrações de arbustos, observa-se o tipo campo limpo. Nesse tipo de vegetação, o deslocamento dos animais típicos do Cerrado é bastante facilitado.
São características do Cerrado típico, exceto:
A) vegetação densa
B) troncos retorcidos
C) cascas e folhas grossas
D) raízes profundas
E) vegetação esparsa
Alternativa A
A vegetação de Cerrado típico é caracterizada pelo espaçamento entre os arbustos. Vegetações densas são normalmente associadas às formações florestais, onde as árvores são, tradicionalmente, muito juntas, com alta densidade vegetacional.
(UEG) Observe a figura a seguir.
A região dos Cerrados, com área core no Planalto Central Brasileiro, possui clima bastante característico. De acordo com a classificação de Straller, esse clima é denominado “Clima Tropical alternadamente úmido e seco”. Dentre as massas de ar que influenciam o clima dessa região, destaca-se no inverno a mTc (Massa Tropical Continental), que possui as seguintes características:
A) quente e seca
B) quente e úmida
C) temperada e seca
D) fria e úmida
E) fria e seca
Alternativa A
A mTc (Massa Tropical Continental) é uma massa de ar quente e seco que se forma sobre o Trópico de Capricórnio. Ela influencia diretamente no longo período de estiagem do clima tropical semiúmido, característico da região do Cerrado brasileiro.
(Fuvest) Uma forma de conservação do Cerrado é a prática de queimadas controladas que simulam o ciclo natural do fogo. Observe a imagem que retrata os efeitos visuais de uma queimada controlada em um trecho de Cerrado da Estação Ecológica de Santa Bárbara, no interior do estado de São Paulo.
Nessa área foram conduzidos experimentos com queimadas controladas, e os resultados sugerem que essa prática é benéfica para a flora, cujas plantas rebrotam rapidamente depois da passagem do fogo. Nos grupos vegetais em que as queimadas produziram mais efeitos positivos foi registrado até um discreto aumento de espécies vegetais. Antes das queimadas, os pesquisadores contabilizaram 38 espécies de gramíneas e 68 de outras ervas. Depois, esses números subiram para 44 e 74, respectivamente.
Durigan G et al. (2020), Front. For. Glob. Change, 3:13, doi:10.3389/ffgc.2020.00013. Adaptado.
No bioma Cerrado, de acordo com a informação do texto, a prática de queimadas controladas
A) contribui para a manutenção da biodiversidade local.
B) constitui uma técnica de ponta para o plantio agrícola.
C) é uma técnica tradicional denominada agricultura itinerante.
D) tem como objetivo permitir a pecuária extensiva.
E) apresenta desvantagem em termos de ganho para a flora.
Alternativa A
A vegetação de Cerrado está adaptada à ocorrência de queimadas em função do clima tropical semiúmido, que apresenta longo período de estiagem (inverno seco). Trata-se da vegetação esclerófila, que possui características como as cascas e folhas grossas para proteção contra o fogo. As queimadas controladas, nesse caso, funcionam como elementos de renovação da vegetação, especialmente das espécies de menor porte.
(Uece) O cerrado brasileiro é um hotspot para a conservação da biodiversidade mundial. No entanto, nas últimas décadas, vem sofrendo um acelerado processo de degradação associado, principalmente, às atividades de
A) mineração de ouro e outros metais como o minério de ferro.
B) exploração da água subterrânea de forma indiscriminada.
C) expansão do ecoturismo nos rios da região.
D) desmatamento para expansão do agronegócio.
Alternativa D
A expansão da agropecuária, configurada na expressão “agronegócio”, é a grande responsável pelo desmatamento do Cerrado brasileiro.
(PUC) Uma das mais recentes preocupações acerca dos danos causados pelas mudanças climáticas recaiu sobre o risco do bioma Cerrado se transformar em um imenso deserto. Entretanto, considerando os padrões de circulação atmosférica, o Cerrado distribui-se entre zonas de alta e baixa pressão, o que se conhece como Célula de Hadley, as quais condicionam a ação de diversas massas de ar, em especial a Equatorial Continental, responsável por grande parte das precipitações no território brasileiro. Acerca da área de ocorrência de desertos, bem como dos fatores de formação, assinale a única alternativa correta:
A) As regiões desérticas tendem a ocorrer em zonas de alta pressão, geralmente marcadas pelo movimento descendente do ar entre duas células de circulação atmosférica.
B) O Oriente Médio, mesmo estando sob uma zona de alta pressão, tem a ocorrência de áreas desérticas atenuadas graças à existência de diversos mares, como o Mediterrâneo.
C) A exemplo do Oriente Médio, a porção norte do México tem a formação de desertos inibida graças à atuação da umidade advinda das águas do Oceano Pacífico.
D) Do efeito proporcionado pela umidade dos oceanos, ambientes como o noroeste da Argentina e o oeste da ilha de Madagascar estão imunes à formação de desertos.
Alternativa A
As regiões de alta pressão atmosférica, entre as latitudes 30º N e 30º S, são marcadas pela passagem do ar frio e seco proveniente das zonas polares. Nesse cenário, a formação de desertos nessas áreas é comum.