Exercícios sobre domínios morfoclimáticos do Brasil

Esta lista de exercícios permitirá medir os seus conhecimentos sobre as principais características geográficas dos grandes domínios morfoclimáticos presentes no Brasil. Publicado por: Mateus Campos
Questão 1

Os domínios morfoclimáticos são uma classificação regional dos atributos geográficos do território brasileiro. NÃO é uma variável utilizada na classificação dos domínios morfoclimáticos:

a) clima.

b) vegetação.

c) hidrografia.

d) população.

e) relevo.

Ver resposta
Resposta

Letra D

A classificação dos domínios morfoclimáticos envolve critérios ligados aos aspectos físicos do espaço geográfico, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. A população não é uma variável utilizada para classificar os domínios morfoclimáticos brasileiros.

Questão 2

Os estados abaixo listados registram a ocorrência do domínio morfoclimático amazônico, com exceção de

a) Amazonas.

b) Rondônia.

c) Goiás.

d) Roraima.

e) Tocantins.

Ver resposta
Resposta

Letra C

O domínio morfoclimático amazônico ocorre nos estados de Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão. O estado de Goiás está situado em uma área de domínio morfoclimático de Cerrado.

Questão 3

Uma característica importante do domínio morfoclimático Caatinga é o registro do tipo climático

a) semiárido.

b) tropical.

c) equatorial.

d) desértico.

e) subtropical.

Ver resposta
Resposta

Letra A

O domínio morfoclimático Caatinga registra a ocorrência do clima semiárido. Esse tipo climático é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas diminutas chuvas.

Questão 4

O domínio morfoclimático mares de morro tem como feição geomorfológica de destaque a

a) predominância da ação de agentes externos do relevo.

b) ocorrência de vastas cordilheiras de montanhas.

c) frequência acentuada de depressões de relevo.

d) presença de vastas formações de baixa altitude.

e) existência de um conjunto de morros arredondados.

Ver resposta
Resposta

Letra E

O domínio morfoclimático mares de morro, predominante na porção sudestina brasileira, é caracterizado pela presença de morros com feições arredondadas.

Questão 5

O domínio morfoclimático das araucárias tem como uma das principais causas do seu desmatamento a

a) construção de canais.

b) cultivação de cacau.

c) plantação de soja.

d) exploração de ouro.

e) extração de madeira.

Ver resposta
Resposta

Letra E

A extração de madeiras, em especial dos grandes pinheiros, é o principal impacto ambiental registrado na área do domínio morfoclimático das araucárias. Para saber mais sobre tal domínio morfoclimático, clique aqui.

Questão 6

O tipo climático tropical é o registrado no domínio morfoclimático do Cerrado. Uma característica desse tipo climático é a

a) ação de agentes internos do relevo.

b) existência de baixa amplitude térmica.

c) ocorrência de duas estações definidas.

d) predominância de baixas temperaturas.

e) atuação de várias frentes de ar polar.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A ocorrência de duas estações bem definidas, uma mais seca e outra mais chuvosa, é típica do clima tropical. Esse tipo climático ocorre principalmente em áreas do domínio morfoclimático Cerrado.

Questão 7

Qual o único estado brasileiro que registra a ocorrência do domínio morfoclimático pradarias?

a) Santa Catarina.

b) Rondônia.

c) Rio Grande do Sul.

d) Paraná.

e) Minas Gerais.

Ver resposta
Resposta

Letra C

As pradarias são um domínio morfoclimático localizado no extremo sul do território do Brasil, portanto engloba apenas o estado do Rio Grande do Sul, situado na região Sul do país. Para saber mais sobre domínio morfoclimático, clique aqui.

Questão 8

Qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo de uma faixa de transição dos domínios morfoclimáticos que ocorre no Brasil?

a) Mata de Cocais.

b) Savana.

c) Taiga.

d) Tundra.

e) Zona da Mata.

Ver resposta
Resposta

Letra A

A Mata de Cocais é uma faixa de transição dos domínios morfoclimáticos brasileiros, mais precisamente entre o Cerrado, a Caatinga e a Amazônia.

Questão 9

(USP 2010) Conforme proposta do geógrafo Aziz Ab’Saber, existem, no Brasil, seis domínios morfoclimáticos. Assinale a alternativa correta sobre o domínio morfoclimático das araucárias:

a) A urbanização e a exploração madeireira pelas indústrias da construção civil e do setor moveleiro tiveram papel central na redução de sua vegetação original.

b) O manejo sustentável permitiu a expansão de parreirais em associação com a mata de araucária remanescente, na faixa litorânea.

c) As araucárias recobriam as planícies da Campanha Gaúcha no Sul do país, tendo sido dizimadas para dar lugar à avicultura e à ovinocultura.

d) A prática da silvicultura possibilitou a expansão desse domínio morfoclimático para a porção oeste do Planalto Ocidental Paulista.

e) A expansão do processo de arenização no Sul do país provocou a devastação da cobertura original de araucária.

Ver resposta
Resposta

Letra A

O domínio morfoclimático das araucárias registra elevados níveis de desmatamento em razão da utilização da madeira de suas árvores para o desenvolvimento de diferentes atividades produtivas.

Questão 10

(FGV 2014) Há um domínio natural (morfoclimático) brasileiro que está situado em zona climática temperada, mas ainda sob efeito dos trópicos, por isso influenciado por um clima subtropical úmido de planaltos, com inverno bem delimitado e frio. Identifique a afirmação que define outras características desse domínio corretamente:

a) É um domínio bem montanhoso, com predomínio de matas tropicais de encosta, mas com intrusões de cerrado, com muita umidade no inverno, quando os índices pluviométricos se tornam muito elevados.

b) É um domínio no qual predominam planaltos e altitudes que variam de 800 m a 1.300 m, com algumas intrusões de mares de morros. Em pontos mais elevados chegam a ocorrer nevascas e geadas no inverno.

c) É um domínio no qual predominam os mares de morros, com floresta ombrófila biodiversa, removida em grande medida em razão da qualidade da madeira para a indústria moveleira.

d) É um domínio de campos e pradarias, logo com predomínio de vegetação herbácea, de clima chuvoso durante todo o ano e temperaturas amenas, por se encontrar em zona temperada.

e) É um domínio cuja vegetação florestal mais marcante ainda se mantém em quase toda sua extensão original, devido às antigas e eficientes políticas de conservação implantadas na região.

Ver resposta
Resposta

Letra D

O domínio morfoclimático pradarias é caracterizado pelo registro de temperaturas diminutas, pela recorrência das chuvas e pela presença de vegetação rasteira.

Questão 11

(Unesp 2016) Leia os excertos do geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber.

Excerto 1: Domínio com fortíssima e generalizada decomposição de rochas, densas drenagens perenes, extensiva mamelonização, agrupamentos eventuais de “pães de açúcar”, planícies de inundação meândricas.

Excerto 2: Domínio com planaltos de estrutura complexa, planaltos com vertentes em rampas suaves, ausência quase completa de mamelonização, drenagens espaçadas pouco ramificadas.

Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. In: A obra de Aziz Nacib Ab’Saber, 2010. Adaptado.

Os domínios morfoclimáticos caracterizados nos excertos 1 e 2 referem-se, respectivamente,

a) ao Cerrado e à Caatinga.

b) à Caatinga e aos mares de morros.

c) ao amazônico e às pradarias.

d) aos mares de morros e ao Cerrado.

e) às araucárias e às pradarias.

Ver resposta
Resposta

Letra D

O primeiro excerto refere-se aos mares de morro, um domínio morfoclimático caracterizado pela presença de feições geomorfológicas arredondadas em formato de morros; já o segundo excerto refere-se ao Cerrado, um domínio morfoclimático marcado pela presença de planaltos bastante erodidos.

Questão 12

(Univesp 2018) O domínio morfoclimático dos mares de morros possui como uma de suas características principais a presença de vegetação

a) homogênea com plantas xerófitas.

b) arbustiva com raízes profundas.

c) caducifólia com árvores esparsas.

d) latifoliada de grande porte.

e) tropical com troncos retorcidos.

Ver resposta
Resposta

Letra D

O domínio morfoclimático dos mares de morros é caracterizado pela presença de uma densa vegetação de Mata Atlântica com registro de espécies vegetais de grande porte com folhas latifoliadas.

Leia o artigo