Exercícios sobre Floresta Amazônica
É a maior floresta equatorial do mundo, chamada de floresta pluvial. Estende-se por uma área de aproximadamente 6,7 milhões de km2 e abriga milhões de espécies animais e vegetais, representando uma das maiores biodiversidades do planeta Terra. O clima quente e úmido favorece o desenvolvimento de uma vegetação exuberante e sempre verde.
O enunciado faz referência a qual bioma?
a) Pradarias.
b) Cerrado.
c) Mata de Araucárias.
d) Caatinga.
e) Floresta Amazônica.
Letra E.
O enunciado descreve o bioma da Floresta Amazônica, a maior floresta equatorial do mundo, presente na América do Sul, predominantemente no território brasileiro.
Sobre os solos que predominam na região da Floresta Amazônica, marque a alternativa correta.
a) São solos rasos em função do baixo índice de intemperismo da região semiárida.
b) São solos profundos, mas pobres em nutrientes, inadequados para a prática da agricultura.
c) São solos rasos, mas ricos em nutrientes, que sustentam a vegetação exuberante e sempre verde.
d) São solos profundos e ricos em nutrientes, adequados para o desenvolvimento de monoculturas de grãos.
e) São solos arenosos, com baixo teor de nutrientes, que sustentam a exuberante vegetação apenas pelo clima.
Letra B.
Os solos amazônicos são profundos em função das intensas ações do intemperismo, típico das regiões úmidas, mas pobres em nutrientes. A vegetação exuberante é sustentada pela grande quantidade de matéria orgânica lançada diariamente na superfície. A própria floresta cria mecanismos para sua sustentação.
O clima predominante na região amazônica é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pela alta umidade. As chuvas são recorrentes o ano todo, não existindo um período seco.
A alternativa que indica corretamente o clima amazônico é:
a) tropical típico.
b) subtropical.
c) equatorial.
d) tropical semiárido.
e) tropical de altitude.
O mapa abaixo ilustra a extensão da Floresta Amazônica na América do Sul:
A maior parte do bioma amazônico está presente no território brasileiro, mas ele se estende por vários países da América do Sul.
A área da Floresta Amazônica que fica no Brasil corresponde a cerca de 62% da extensão total do bioma e recebe uma denominação específica. Como essa área é chamada?
a) Região Norte.
b) Amazônia Legal.
c) Amazônia brasileira.
d) Amazônia Internacional.
e) Região da Amazônia.
Letra B.
A extensão de Floresta Amazônica que ocupa o território brasileiro é chamada de Amazônia Legal. Ela é delimitada por lei como a área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). As demais áreas da Floresta Amazônica que se estendem pelos territórios dos países sul-americanos são chamadas de Amazônia Internacional.
Os principais problemas ambientais verificados na Floresta Amazônica são o desmatamento e as queimadas. A ocorrência desses dois problemas está diretamente ligada ao (à):
a) Expansão do garimpo ilegal.
b) Crescimento do extrativismo vegetal.
c) Expansão da agropecuária.
d) Redução das terras indígenas.
e) Aumento da população local.
Letra C.
Desmatamento e queimadas são problemas ambientais que se destacam na região da Floresta Amazônica e ocorrem paralelamente à expansão da agropecuária no bioma amazônico.
As alternativas abaixo indicam características da vegetação da Floresta Amazônica, EXCETO:
a) Grande porte.
b) Esparsa.
c) Hidrófila.
d) Heterogênea.
e) Perene.
Letra B.
A vegetação da Floresta Amazônica é densa, ou seja, de mata fechada. A vegetação esparsa indica árvores afastadas, o que não é uma característica da Amazônia.
A presença da Floresta Amazônica é fundamental para a regulação e distribuição da oferta de chuvas na América do Sul e em grande parte do território brasileiro. O regime de chuvas é regulado por um fenômeno caracterizado pela enorme quantidade de água liberada nessa região, que é transportada pelas correntes de ar, impedindo a formação de desertos nessa área e garantindo o abastecimento urbano e o crescimento da produção rural. Marque a alternativa que indica corretamente como se chama esse fenômeno:
a) pulmão do mundo.
b) sequestro de carbono.
c) despoluição.
d) monções.
e) rios voadores.
Letra E.
Os rios voadores são grandes porções de umidade que “viajam” da região amazônica e são barrados pela Cordilheira dos Andes, voltando para a região centro-sul da América do Sul. A evapotranspiração da floresta é um aspecto fundamental nesse processo. Esse fenômeno contribui grandemente com o território brasileiro, impedindo que se formem nele áreas de desertos.
(Unicamp indígenas 2022) Nas últimas décadas, novos fatores coercitivos têm interferido no ciclo hidrológico: mudanças climáticas e uso generalizado do fogo para eliminar árvores derrubadas e limpar a vegetação daninha. Muitos estudos mostram que, na ausência de outros fatores contribuintes, 4 graus Celsius de aquecimento global significariam o ponto de não retorno para as savanas degradadas na maior parte das regiões central, sul e leste da Amazônia. O uso generalizado do fogo leva à secagem da floresta circundante e a uma maior vulnerabilidade sua ao fogo no ano subsequente. Acreditamos que sinergias negativas entre desmatamento, mudança climática e uso difundido do fogo indicam um ponto de não retorno para o sistema amazônico se transformar em ecossistemas não-florestais no leste, sul e centro da Amazônia.
(Traduzido e adaptado de Thomas Lovejoy e Carlos Nobre, Amazon Tipping Point. Sci. Adv. V. 4, n. 2, p. 1, 2018.)
Considerando o excerto acima, qual é o alerta dos cientistas sobre a Amazônia? Assinale a alternativa correta.
a) As mudanças climáticas e o fogo usado para eliminar árvores derrubadas e limpar a vegetação daninha fortalecem a Floresta Amazônica.
b) As mudanças climáticas, o desmatamento e o fogo ameaçam transformar as regiões central, sul e leste da Amazônia em sistemas não florestais.
c) O fogo usado para eliminar árvores derrubadas e limpar ervas daninhas torna úmida a floresta que circunda a área desmatada.
d) O ponto de não retorno para os ecossistemas florestais das regiões central, sul e leste da Amazônia será uma consequência da falta de chuvas.
Letra B.
Os efeitos imediatos da ação do desmatamento na Amazônia são indicados na alternativa B. A perda da biodiversidade caracterizada pela presença da floresta é inestimável e afetará as bordas da floresta, em um primeiro momento.
(UFPR 2022) “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós” (Al Gore, senador e vice-presidente dos EUA, 1989). “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia” (François Mitterrand, presidente da França, 1989). “O Brasil deve delegar parte dos seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes” (Mikhail Gorbachev, presidente da URSS, 1992).
(Citados por BECKER, B. K. Por que não perderemos a soberania sobre a Amazônia? In: ALBUQUERQUE, E. S. (org.). Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005, p. 257.)
Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia política e de meio ambiente, assinale a alternativa correta.
a) Foi durante a Rio-92 que os representantes dos países amazônicos assinaram os tratados que estabeleceram a gestão internacional compartilhada dos recursos florestais da região para preservar a biodiversidade.
b) As pressões nacionais e internacionais para preservar a Amazônia se intensificaram a partir de meados dos anos 1980 devido à divulgação das imagens de queimadas na região e do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes.
c) A justificativa para a internacionalização da Floresta Amazônica é o seu papel na absorção de carbono em escala global, característica que a tornou conhecida nos meios científicos como o “pulmão do mundo”.
d) O enfrentamento das mudanças climáticas requer uma estratégia geopolítica para estabelecer a soberania global sobre o bioma amazônico.
e) O setor financeiro é resistente ao esforço internacional de preservação da Amazônia, visto que o Banco Mundial concede financiamento a projetos de infraestrutura na região, considerando a lucratividade.
Letra B.
Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, diversos programas governamentais foram propostos e desenvolvidos a fim de incentivar o povoamento e o desenvolvimento de atividades econômicas na Amazônia. A partir da abertura política, os movimentos de defesa do bioma cresceram e chamaram a atenção de toda comunidade internacional.
(Unesp 2021) A natureza predatória do desmatamento da Amazônia mostra-se no fato de que, com seus 750 mil km2 de área desmatada, a região contribui com 14,5% do valor do produto agropecuário brasileiro. São Paulo tem área agrícola de 193 mil km2 e entra com 11,3% da produção nacional.
(Ricardo Abramovay. Amazônia, 2019. Adaptado.)
Os dados apresentados no excerto contribuem para colocar em xeque
a) o discurso segundo o qual o desmatamento da Amazônia é necessário para o crescimento econômico.
b) a pretensa vocação agrária brasileira, que apresenta resultados econômicos artificiais.
c) a concepção de unidade territorial que busca comparar áreas ambientalmente diversas.
d) a proposta de geração de renda atrelada à preservação da floresta amazônica.
e) o senso comum sobre a elevada fertilidade do solo paulista.
Letra A.
O desmatamento da Amazônia para o aumento da agropecuária na região não é justificável, pois os dados revelam que mesmo com uma maior expansão da agricultura e da pecuária na região da floresta, os valores obtidos são menores do que a produção do Estado de São Paulo, que possui uma área desmatada bem menor.
(Ufjf-pism 1 2020) Analise as duas tirinhas abaixo.
Com base nos conceitos usados nas tirinhas, marque a resposta CORRETA.
a) As formações vegetais, sobretudo as florestais, contribuem para o fornecimento de água para a atmosfera, e o processo de desmatamento na Floresta Amazônica pouco interfere na ocorrência de chuvas em outras regiões do Brasil e da América do Sul.
b) Rios voadores é o nome dado ao transporte de umidade feito pelos ventos que escoam entre 1500 e 3000 metros de altitude, a leste da Cordilheira do Andes, e que provocam a ocorrência de chuvas do centro até o sudeste do continente sul-americano.
c) A cobertura vegetal possui papel fundamental no clima e na disponibilidade hídrica; dessa forma, preservar e restaurar as formações vegetais contribui para a intensificação do aquecimento global.
d) O desmatamento da Floresta Amazônica modifica apenas o ciclo hidrológico local, pois as precipitações que ocorrem em outros locais da América do Sul dependem, apenas, da atuação de outros sistemas atmosféricos.
e) Não existe relação entre a diminuição das áreas de vegetação natural e o comprometimento dos recursos hídricos, uma vez que os reservatórios de água são abastecidos pelas chuvas e pelos rios que são represados.
Letra B.
Os rios voadores são produzidos pela imensa umidade gerada pela Floresta Amazônica e são responsáveis pelo ciclo de chuvas de toda região centro-sul do Brasil.
Observe a imagem que ilustra os extratos da Floresta Amazônica a partir da compartimentação do relevo e das características da hidrografia:
A partir das informações presentes na imagem e considerando as características da Floresta Amazônica em seus três extratos, marque a alternativa correta.
a) A região de sedimentação na Amazônia, que acompanha os cursos dos rios, é originária dos derrames basálticos provenientes do vulcanismo antigo do Brasil.
b) Os rios amazônicos não sofrem comportamentos de cheia e vazante em função do clima sempre quente e úmido.
c) A mata de igapó desaparece da paisagem durante as cheias dos grandes rios que acontecem no inverno.
d) A vegetação típica de Floresta Amazônica é verificada no extrato conhecido como terra firme.
e) A vegetação de grande porte e densa, símbolo da Amazônia, é desenvolvida nos extratos da mata de igapó e na mata de várzea.
Letra D.
Os três extratos da Floresta Amazônica apresentam diferentes tipos de vegetação:
-
na mata de igapó, predominam as espécies que se desenvolvem com a presença constante de água;
-
na mata de várzea, as espécies se adaptam às enchentes temporárias (assim como ocorre na mata de igapó, a vegetação é de menor porte);
-
na mata de terra firme, onde não ocorrem inundações, desenvolve-se uma vegetação de maior porte e densa.