Whatsapp

Exercícios sobre industrialização do Brasil

Exercícios de Geografia do Brasil

Esta lista de exercícios permitirá que você meça seus conhecimentos sobre as principais características envolvidas no processo de industrialização no território brasileiro. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A industrialização brasileira ocorreu especialmente a partir da segunda metade do século XX por meio de ações efetivas do capital público e privado. O modelo industrial brasileiro é classificado corretamente como

a) planificado.

b) estatal.

c) tardio.

d) moderno.

e) homogêneo.

questão 2

Qual produção agrícola foi fundamental para gerar capitais para fomentar o processo de industrialização brasileiro?

a) Soja.

b) Cacau.

c) Café.

d) Laranja.

e) Milho.

questão 3

O processo de industrialização brasileiro iniciou-se de forma bastante concentrada. Essa concentração deu-se principalmente na região

a) Norte.

b) Nordeste.

c) Centro-oeste.

d) Sudeste.

e) Sul.

questão 4

A ocorrência de diversos conflitos bélicos em nível mundial acelerou o processo de industrialização brasileiro. Desse modo, a industrialização inicial brasileira baseou-se na

a) produção de artigos de alta tecnologia.

b) atração de empresas do ramo agrícola.

c) fabricação de armamentos militares.

d) implantação de parques tecnológicos.

e) política de substituição das importações.

questão 5

A atuação do setor estatal no desenvolvimento da industrialização brasileira foi fundamental para a espacialização das indústrias no país. Um exemplo dessa ação é o

a) fomento aos centros de pesquisa industrial.

b) acesso facilitado ao mercado sul-africano.

c) crescimento da mão de obra estrangeira.

d) aumento da utilização de energias verdes.

e) investimento em infraestruturas de transporte.

questão 6

A industrialização brasileira provocou profundas transformações socioespaciais na sociedade brasileira. Um fenômeno incentivado pela industrialização do país foi a

a) homogeneidade social das regiões do país.

b) elevação da taxa de analfabetismo.

c) retração dos índices de violência urbana.

d) diminuição da desigualdade social.

e) saída da população do campo para a cidade.

questão 7

Assinale a alternativa que apresenta uma característica atual do parque industrial brasileiro:

a) Diminuta participação da indústria primária.

b) Elevada diversificação do parque industrial.

c) Baixa carga tributária para os empregadores.

d) Crescente dependência do mercado externo.

e) Presença consistente de centros tecnológicos.

questão 8

Indique corretamente uma consequência negativa da industrialização brasileira:

a) Empregabilidade da população local.

b) Geração de impostos diversificados.

c) Emissão de poluentes atmosféricos.

d) Exportação de bens manufaturados.

e) Diversificação da produção nacional.

questão 9

(Enem 2010) Não é difícil entender o que ocorreu no Brasil nos anos imediatamente anteriores ao golpe militar de 1964. A diminuição da oferta de empregos e a desvalorização dos salários, provocadas pela inflação, levaram a uma intensa mobilização política popular, marcada por sucessivas ondas grevistas de várias categorias profissionais, o que aprofundou as tensões sociais. Dessa vez, as classes trabalhadoras se recusaram a pagar o pato pelas “sobras” do modelo econômico juscelinista.

MENDONÇA, S. R. A. Industrialização Brasileira. São Paulo: Moderna, 2002 (adaptado).

Segundo o texto, os conflitos sociais ocorridos no início dos anos 1960 decorreram principalmente

a) da manipulação política empreendida pelo governo João Goulart.

b) das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista.

c) do poder político adquirido pelos sindicatos populistas.

d) da desmobilização das classes dominantes frente ao avanço das greves.

e) da recusa dos sindicatos em aceitar mudanças na legislação trabalhista.

questão 10

(Enem 2017) A tecelagem é numa sala com quatro janelas e 150 operários. O salário é por obra. No começo da fábrica, os tecelões ganhavam em média 170$000 réis mensais. Mais tarde não conseguiam ganhar mais do que 90$000; e pelo último rebaixamento, a média era de 75$000! E se a vida fosse barata! Mas as casas que a fábrica aluga, com dois quartos e cozinha, são a 20$000 réis por mês; as outras são de 25$ a 30$000 réis. Quanto aos gêneros de primeira necessidade, em regra custam mais do que em São Paulo.

CARONE, E. Movimento operário no Brasil. São Paulo: Difel, 1979.

Essas condições de trabalho, próprias de uma sociedade em processo de industrialização como a brasileira do início do século XX, indicam a

a) exploração burguesa.

b) organização dos sindicatos.

c) ausência de especialização.

d) industrialização acelerada.

e) alta de preços.

questão 11

(Enem 2021) Constatou-se uma ínfima inserção da indústria brasileira nas novas tecnologias ancoradas na microeletrônica, capazes de acarretar elevação da produtividade nacional de forma sustentada. Os motores do crescimento nacional, há décadas, são os grupos relacionados a commodities agroindustriais e à indústria representativa do antigo padrão fordista de produção, esta última também limitada pela baixa potencialidade futura de desencadear inovações tecnológicas capazes de proporcionar elevação sustentada da produtividade.

AREND, M. A industrialização do Brasil ante a nova divisão internacional do trabalho. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2015 (adaptado).

Um efeito desse cenário para a sociedade brasileira tem sido o(a)

a) barateamento da cesta básica.

b) retorno à estatização econômica.

c) ampliação do poder de consumo.

d) subordinação aos fluxos globais.

e) incentivo à política de modernização.

questão 12

(Enem 2021) Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza e assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor.

LEÃO, V. C. Prefácio. In: ClNTRA, M. A. M; SILVA FILHO, E. B., PINTO E. C. (Org). China em transformação, dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o(a)

a) expansão do setor extrativista.

b) incremento da atividade agrícola.

c) diversificação da matriz energética.

d) fortalecimento da pesquisa científica.

e) monitoramento do fluxo alfandegário.

respostas
Questão 1

Letra C

O Brasil seguiu um modelo chamado de industrialização tardia, uma vez que o país iniciou o seu processo de industrialização de forma atrasada em relação aos países mais desenvolvidos do mundo, que tiveram uma industrialização clássica.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O café foi o produto agrícola fundamental para o início do processo de industrialização brasileiro, uma vez que foi por meio dos dividendos gerados por esse cultivo que foi possível o investimento, especialmente privado, na instalação de indústrias no país.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A região Sudeste, especialmente o estado de São Paulo, foi onde o processo industrial iniciou-se de forma mais intensa. As condições econômicas e estruturais locais facilitaram a instalação de indústrias nessa região do país.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

A industrialização brasileira teve como mote a política de substituição das importações, uma vez que, em decorrência dos grandes conflitos mundiais, houve grande dificuldade de importação de bens industrializados do exterior. Logo, tal contexto contribuiu para o início da política industrial do país.

Voltar a questão
Questão 5

Letra E

O setor estatal teve um papel fundamental para o processo de industrialização brasileiro, especialmente por meio da criação de uma infraestrutura básica, como a de transportes, para fomentar a instalação de indústrias no país.

Voltar a questão
Questão 6

Letra E

O êxodo rural foi um fenômeno resultante, dentre outros fatores, do processo de industrialização brasileiro, uma vez que a população do campo emigrava para as cidades em busca de melhores condições de emprego e renda nas indústrias.

Voltar a questão
Questão 7

Letra B

O Brasil possui um parque industrial bastante diversificado, que contempla indústrias de base primária, bens de capital, artigos de consumo durável e não durável e até mesmo indústrias de bens de alta tecnologia.

Voltar a questão
Questão 8

Letra C

A industrialização brasileira gerou grande pressão sobre os recursos naturais e o meio ambiente do país. Um exemplo desse cenário é a elevação da poluição atmosférica resultante do funcionamento das unidades fabris.

Voltar a questão
Questão 9

Letra B

As revoltas sociais, como as greves industriais, foram resultantes do modelo desenvolvimentista adotado no Brasil, que, apesar do elevado crescimento industrial, culminou na acentuação das desigualdades nacionais.

Voltar a questão
Questão 10

Letra A

As condições de trabalho nas indústrias brasileiras, especialmente no seu processo de formação, eram bastante precárias. Tais condições representam a relação de exploração empreendida pela burguesia industrial em relação aos operários fabris.

Voltar a questão
Questão 11

Letra D

A economia brasileira ainda é muito concentrada na exploração de bens primários. Logo, o país enfrenta problemas no seu desenvolvimento industrial, especialmente no desenvolvimento de novas tecnologias fabris. Tal cenário resulta em uma forte dependência do país em relação aos fluxos globais.

Voltar a questão
Questão 12

Letra D

O fortalecimento de centros de pequisa e desenvolvimento industrial tem o potencial de fomentar o desenvolvimento da indústria do país e, por consequência, contribuir para aumentar as exportações brasileiras de bens de maior valor agregado.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado