Exercícios sobre o Mato Grosso do Sul

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Mato Grosso do Sul e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Questão 1

Mato Grosso do Sul é um estado brasileiro que está localizado em qual complexo regional?

a) Nordeste

b) Centro-Oeste

c) Sul

d) Sudeste

e) Norte

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – A Região Nordeste é formada pelos seguintes estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

b) Verdadeiro – O Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, integra a Região Centro-Oeste.

c) Falso – O complexo regional do Sul é integrado pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

d) Falso – A Região Sudeste é formada pelas seguintes unidades federativas: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

e) Falso – A Região Norte tem como estados integrantes o Pará, Amazonas, Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá e Acre.

Questão 2

O estado de Mato Grosso do Sul possui 78 municípios. Marque a alternativa que indica a capital sul-mato-grossense.

a) Palmas

b) Belém

c) Rio Branco

d) Campo Grande

e) Cuiabá

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta: letra “D”.

a) Palmas
Falso – Palmas é a capital do Tocantins.

b) Belém
Falso – A cidade de Belém é a capital do estado do Pará.

c) Rio Branco
Falso – O Acre tem a cidade de Rio Branco como capital estadual.

d) Campo Grande
Verdadeiro – A cidade de Campo Grande é a capital do estado de Mato Grosso do Sul.

e) Cuiabá
Falso – Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso.

Questão 3

Analise as afirmativas sobre os aspectos populacionais de Mato Grosso do Sul e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Conforme dados divulgados em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), o estado de Mato Grosso do Sul possui aproximadamente 2,3 milhões de habitantes, sendo a unidade federativa menos populosa da Região Centro-Oeste.

b) O território de Mato Grosso do Sul é extremamente povoado, visto que sua densidade demográfica é altíssima.

c) O desenvolvimento de políticas públicas para a ocupação do oeste brasileiro atraiu migrantes para o Mato Grosso do Sul, sobretudo dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, fato que contribuiu para o aumento populacional sul-mato-grossense.

d) A maioria das cidades de Mato Grosso do Sul apresentam grande concentração populacional.

e) Campo Grande, capital estadual, é a cidade mais populosa de Mato Groso do Sul.

Ver resposta
Resposta

a) Verdadeiro – De acordo com dados do IBGE, o estado de Mato Grosso do Sul é habitado por 2.360.498 pessoas, sendo o menos populoso da Região Centro-Oeste: Goiás (5,9 milhões de habitantes), Mato Grosso (3 milhões), Distrito Federal (2,6 milhões).

b) Falso – A densidade demográfica (população relativa) de Mato Grosso do Sul é de apenas 6,6 habitantes por quilômetro quadrado. Portanto, o estado é pouco povoado, apresentando grandes vazios populacionais.

c) Verdadeiro – A quantidade de habitantes de Mato Grosso do Sul teve grande aumento durante o século XX. Esse fenômeno ocorreu devido ao desenvolvimento de políticas públicas para a ocupação da porção oeste do território brasileiro, desencadeando grandes fluxos migratórios para o estado, principalmente de gaúchos, mineiros, paulistas e paranaenses.

d) Falso – A maioria dos municípios sul-mato-grossenses apresenta baixa concentração populacional – apenas 23dos 78 munícipios possuem mais de 20 mil habitantes.

e) Verdadeiro – Com 755.107 habitantes, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, é a cidade mais populosa do estado.

Questão 4

Sobre os aspectos naturais de Mato Grosso do Sul é INCORRETO afirmar que:

a) O Pantanal mato-grossense é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta.

b) O clima predominante é o tropical, apresentando duas estações bem definidas: uma chuvosa e uma seca.

c) Cerrado, Pantanal e Mata dos Cocais são os principais tipos de vegetação encontrados no estado de Mato Grosso do Sul.

d) Rio do Peixe, Paraguai, Paraná, Paranaíba e Pardo, são alguns dos rios que estão presentes em Mato Grosso do Sul.

e) O relevo sul-mato-grossense é marcado por planaltos com escarpa e depressão.

Ver resposta
Resposta

Alternativa INCORRETA: letra “C”.

a) Correto – O Pantanal é uma das maiores planícies inundáveis do mundo, correspondendo a 2% do território brasileiro.

b) Correto – O clima predominante no estado de Mato Grosso do Sul é o tropical, com duas estações bem definidas, uma chuvosa, no verão e outra seca, no inverno.

c) Incorreto – O Pantanal e o Cerrado, além da floresta tropical, são biomas típicos do estado de Mato Grosso do Sul. Entretanto, a Mata dos Cocais não está presente no território sul-mato-grossense.

d) Correto – Entre os vários rios presentes em Mato Grosso do Sul estão: o Rio do Peixe, Paraguai, Paraná, Paranaíba e Pardo.

e) Correto – O relevo da porção leste de Mato Grosso do Sul é caracterizado por planaltos com escarpas; já na porção noroeste, predomina a depressão.

Questão 5

Apesar de contribuir com apenas 1,1% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o estado de Mato Grosso do Sul possui uma economia em constante expansão. Conforme análise do texto (Economia de Mato Grosso do Sul) e seus conhecimentos, descreva sobre as principais fontes de receitas de Mato Grosso do Sul.

Ver resposta
Resposta

A economia de Mato Grosso do Sul tem apresentado a melhor média de crescimento da Região Centro-Oeste. A agropecuária é a principal atividade, visto que o setor de serviços (responsável por 67,5% do PIB estadual) está diretamente relacionado com as atividades primárias.

Na agricultura, o estado se destaca por ser grande produtor de arroz, café, milho, cana-de-açúcar e, principalmente, soja – o Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores nacionais de soja. Na pecuária, o estado detém o maior rebanho bovino, além de ser o segundo maior exportador de carne do país.

A indústria está se diversificando e, atualmente, atua nos segmentos de frigorífero, alimentício, têxtil, químico, cerâmica, mineração, construção civil e siderúrgico.

O turismo, por sua vez, é impulsionado pelas belezas naturais do estado, sobretudo em Bonito e no Pantanal.

Leia o artigo