Exercícios sobre região Sul
O clima típico da região Sul é caracterizado pela presença das quatro estações bem definidas e chuvas regulares e bem distribuídas ao longo do ano.
Qual é esse tipo climático?
a) Tropical úmido.
b) Tropical semiúmido.
c) Subtropical.
d) Tropical de altitude.
e) Equatorial.
Letra C
O clima da região Sul é o subtropical, que surge na região em função da posição geográfica dos estados: situados ao sul da linha do Trópico de Capricórnio. É o único do Brasil que apresenta as quatro estações bem definidas. As chuvas se distribuem regularmente ao longo do ano. Essas características fazem do clima subtropical o mais diferente do país.
Um dos aspectos marcantes no quadro natural da região Sul é a presença de invernos rigorosos, que em alguns anos vêm acompanhados pela presença de neve.
Marque a alternativa que indica um fator que influencia diretamente nas quedas das temperaturas nessa região:
a) Relevo constituído por depressões.
b) Proximidade da linha do Equador.
c) Vegetação de campos/pradarias.
d) Atuação da massa polar atlântica.
e) Influência da continentalidade.
Letra D
A atuação da massa polar atlântica (mPa) é fundamental para a ocorrência dos invernos rigorosos na região Sul do Brasil. A mPa é uma massa de ar frio que se forma nas proximidades da Antártida e quando se desloca para a região da linha do Equador, atinge a região Sul do Brasil com ar muito frio. Essa atuação é constante durante o inverno e, por isso, as temperaturas são tão baixas nos estados do Sul.
A imagem ilustra uma vegetação típica da região Sul:
Trata-se de uma vegetação homogênea, esparsa e que sofreu intenso processo de devastação em função da exploração madeireira e da expansão da agropecuária.
Qual é a vegetação?
a) Mata de Araucária.
b) Mata Atlântica.
c) Mata subtropical.
d) Pradarias.
e) Mata dos Cocais.
Letra A
A Mata de Araucária, vegetação típica do clima subtropical que predomina na região Sul, é uma vegetação homogênea, por ser formada por uma única espécie, o pinheiro-do-paraná, e esparsa, pois as árvores se distribuem de forma espalhada pelo solo. É uma das vegetações mais devastadas do país, por causa da exploração da madeira e expansão da agropecuária na região desde o século XVIII.
A configuração populacional da região Sul é considerada diferente se comparada às demais regiões do Brasil. O traço marcante dessa população resulta da forte influência europeia em sua formação. Isso se deve, diretamente, aos grandes fluxos imigratórios que se direcionaram ao sul a partir do século XVIII.
São grupos imigrantes que se fixaram na região Sul e contribuíram para a caracterização populacional:
a) japoneses, chineses e coreanos.
b) alemães, italianos e eslavos.
c) holandeses, franceses e austríacos.
d) ingleses, portugueses e italianos.
e) eslavos, franceses e alemães.
Letra B
A região Sul é a região brasileira que mais sofreu influência europeia em seu processo de povoamento e constituição de seu quadro demográfico. Além dos colonizadores portugueses, alguns grupos de imigrantes europeus se fixaram na região durante e após o processo de colonização, contribuindo para a formação de um quadro demográfico diferenciado no país. Os grupos imigrantes mais numerosos foram: alemães, italianos e eslavos (russos, ucranianos e poloneses).
A Campanha Gaúcha, situada no extremo sul do Rio Grande do Sul, é marcada pela presença da vegetação de campos. Essa vegetação contribuiu para o desenvolvimento de uma atividade econômica desde o início da ocupação dos espaços na região.
Assinale a alternativa que indica corretamente a atividade econômica em questão:
a) indústria alimentícia.
b) extração mineral.
c) pecuária.
d) extrativismo vegetal.
e) agricultura de grãos.
Letra C
A vegetação dos campos (também conhecida como pradarias) é constituída por gramíneas, ou seja, vegetação rasteira que dá origem a pastagens naturais de alta qualidade. Essa característica natural permitiu o desenvolvimento da pecuária na região da Campanha Gaúcha desde o início da ocupação dos espaços durante a colonização brasileira. Até os dias de hoje, a criação de gado se destaca na região.
A rede hidrográfica da região Sul é estabelecida por quatro bacias hidrográficas. Marque a alternativa que NÃO indica uma bacia hidrográfica presente na região Sul do Brasil:
a) Bacia do Paraná.
b) Bacia do Paraguai.
c) Bacia do Uruguai.
d) Bacia do Atlântico Sudeste.
e) Bacia do Atlântico Sul.
Letra B
A bacia hidrográfica do Paraguai é a única listada que não banha a região Sul. A bacia do Paraguai banha a região Centro-Oeste, especialmente a região do Pantanal. A região Sul é banhada pelas águas de quatro bacias: do Atlântico Sul, do Atlântico Sudeste, Paraná e Uruguai.
As Cataratas do Iguaçu representam uma das belezas naturais da região Sul.
Localizadas na divisa do Brasil com a Argentina, as quedas, ou cachoeiras, se estendem por 2,7 quilômetros, formando um conjunto de 275 quedas d’água, o maior do mundo.
A bacia hidrográfica que reúne os rios formadores das Cataratas do Iguaçu é a:
a) Bacia do Atlântico Sul.
b) Bacia do Atlântico Sudeste.
c) Bacia do Uruguai.
d) Bacia do Paraguai.
e) Bacia do Paraná.
Letra E
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na bacia do Paraná. O rio Iguaçu é um dos afluentes dessa bacia, que reúne o maior conjunto de quedas d’água do mundo e, também, um grande potencial para geração de energia elétrica.
Os imigrantes europeus que se fixaram na região Sul do Brasil contribuíram para a ocupação dos espaços e para o desenvolvimento de atividades econômicas que fazem do Sul uma região de destaque na composição do produto interno bruto (PIB) do país.
Muitas cidades sulistas representam essa influência estrangeira por terem surgido a partir da fixação dos imigrantes. É o caso de Blumenau, Joinville, São Leopoldo e Igrejinha, exemplos de cidades da região Sul fundadas por grupos específicos de imigrantes.
Marque a alternativa que indica o grupo imigrante responsável pela existência das cidades mencionadas:
a) Italianos.
b) Alemães.
c) Eslavos.
d) Espanhóis.
Letra B
A comunidade alemã é numerosa na região Sul. Blumenau, Joinville, São Leopoldo e Igrejinha são exemplos de cidades localizadas na região Sul que tiveram origem em comunidades de imigrantes alemães que se estabeleceram na região. A influência é grande na composição da população, na arquitetura, na cultura e nos eventos que ocorrem nas cidades.
(PUC-RS) “A produção dos migrantes gaúchos e sua capacidade econômica é acompanhada por uma racionalidade economista, pela incorporação, a cada ciclo produtivo, de imensas quantidades de artigos agrícolas. A condição dos produtores das grandes lavouras é reproduzida por pesadas determinações sociais, pesadas no sentido que elas são cada vez mais responsáveis pela criação das condições artificiais de produção.”
Fonte: HAESBAERT, Rogério. Territorialidades “gaúchas” IN Paisagens e Territórios em Transformação. Organizado por Roberto Verdum, Luis Alberto Basso e Dirce Maria Antunes Suertegaray. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
Saídos do Rio Grande do Sul na segunda metade do século passado, especialmente a partir da década de 70, milhares de gaúchos migraram em busca de terras, solos e oportunidades. Este fenômeno migratório ocorreu em sintonia com a modernização no campo brasileiro, intensificada nessa mesma década e que transformou o Brasil em uma potência agrária mundial.
O bioma e a região ocupados pelas atividades agropecuárias praticadas pelos gaúchos e caracterizadas no enunciado desta questão é
a) Complexo do Pantanal, ocupado em sua porção sul da região Centro-Oeste.
b) Mata Atlântica, ocupado em sua porção leste da região Sul brasileira.
c) Cerrado, ocupado em parte significativa da região Centro-Oeste brasileira, e Amazônia, mais restrito em sua porção meridional.
d) Amazônia, ocupado em suas terras ao Oeste do estado do Amazonas.
Letra C
Um dos fluxos migratórios mais importantes do Brasil envolve sulistas, especialmente gaúchos que se estabeleceram na região Centro-Oeste impulsionados pela expansão da fronteira agrícola e pela possibilidade de aquisição de terras a baixo custo.
(Uece) “Uma das principais características que distinguem os climas da porção Sul do restante do país é a sua maior regularidade na distribuição anual da pluviometria, associada às baixas temperaturas do inverno.”
Mendonça, F. Climatologia, noções básicas e climas do Brasil. São Paulo. Oficina de Textos. 2007.
Essas características, que definem o clima subtropical úmido presente na região Sul do Brasil, são resultantes da
a) combinação da atuação das massas de ar polar atlântica (MPA) e equatorial atlântica (MEA).
b) associação entre posição geográfica, relevo e atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares.
c) atuação de massas equatoriais continental e marítima (MEC e MEAN).
d) área de transição entre os climas quentes e úmidos, que predominam mais ao norte, e tropicais da região Sudeste.
Letra B
A posição geográfica, distante da região equatorial, permite à região Sul a influência do ar frio que se desloca da região antártica. O relevo possibilita que os ventos frios se desloquem, especialmente durante o inverno, e a influência litorânea é responsável pela elevada umidade na região ao longo do ano. A massa polar atlântica é a massa fria que produz os invernos rigorosos na região.
(Uece) Os tipos climáticos da região Sul são controlados por massas de ar tropicais e polares, fator que confere a esses tipos de clima algumas características particulares em relação a outros climas do Brasil, dentre as quais se encontra
a) a ocorrência das maiores chuvas anuais nos meses de julho e agosto nas cidades de Curitiba e Florianópolis.
b) uma maior regularidade na distribuição pluviométrica anual associada às baixas temperaturas no inverno.
c) a pequena variação térmica anual que mantém as temperaturas sempre acima de 28 °C.
d) a atuação da MEC e da ZCIT, principais elementos atmosféricos na formação das chuvas nessa região.
Letra B
O clima típico da região Sul do Brasil é o subtropical, que se caracteriza pela presença de quatro estações bem definidas e pelas chuvas regulares e bem distribuídas ao longo do ano. É o único clima do Brasil que possui essa característica das quatro estações: invernos rigorosos, verões quentes e primavera e outono como estações equilibradas em relação às temperaturas.
(UPF) Sobre a região Sul, é correto afirmar:
a) Pela sua posição geográfica, o clima predominante é o tropical, caracterizado por verões brandos e invernos rigorosos.
b) Nos três estados, predomina o relevo planáltico, com as maiores altitudes no oeste, declinando no sentido leste.
c) Foi pioneira na produção de álcool para combustível e, atualmente, tem o maior potencial eólico do país.
d) Conforme o Censo de 2010, a região Sul tem a segunda maior população e a maior taxa de urbanização entre as regiões brasileiras, superando a taxa nacional.
e) A modernização da agricultura, especialmente após 1980, provocou mudança na estrutura agrária, aumentando a concentração fundiária.
Letra E
A região Sul foi pioneira no processo de modernização, com destaque para o norte do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul. Essa modernização eliminou grande parte dos empregos diretos que existiam no campo, e diversas propriedades rurais de pequeno porte foram absorvidas pelas maiores propriedades rurais, intensificando o processo de concentração fundiária, ou seja, terras concentradas nas mãos de poucas pessoas.