Exercícios sobre relevo brasileiro
Assinale a alternativa que indica características do relevo brasileiro:
A) ocorrência apenas de formas de relevo de baixa altitude, como os vales.
B) atuação intensa de agentes do relevo como tectonismo e vulcanismo.
C) ausência de formações modificadas pelos agentes externos do relevo.
D) presença de formações de elevada altitude, como as montanhas e serras.
E) existência de um substrato antigo com feições geomorfológicas recentes.
Alternativa E
O Brasil possui um relevo com substrato geológico bastante antigo, porém suas feições geomorfológicas são bastante recentes, resultado de eventos como intemperismo e erosão.
As alternativas abaixo apresentam exemplos de agentes exógenos do relevo que exercem forte influência sobre o relevo brasileiro, com exceção de
A) intemperismo.
B) vento.
C) erosão.
D) clima.
E) tectonismo.
Alternativa E
O tectonismo está relacionado à movimentação das placas tectônicas, sendo, por isso, um agente endógeno do relevo, e não exerce influências significativas no território brasileiro.
São exemplos de feições de relevo encontradas no território brasileiro, com exceção de
A) morros.
B) planaltos.
C) montanhas.
D) planícies.
E) serras.
Alternativa C
O território brasileiro não possui formações geomorfológicas recentes associadas aos movimentos tectônicos, como é o caso dos dobramentos modernos e das montanhas.
Indique a alternativa que apresenta um exemplo de um planalto de núcleo cristalino arqueado presente no Brasil:
A) chapadas dos Parecis.
B) planaltos do Parnaíba.
C) serra da Mantiqueira.
D) planaltos do Paraná.
E) planalto da Borborema.
Alternativa E
O planalto da Borborema é um exemplo de planalto (unidade de relevo relativamente plana e localizada em regiões de altitudes elevadas) que possui um núcleo cristalino bastante antigo, mas que foi bastante erodido com o passar dos anos, especialmente por agentes como a água e o vento.
Assinale a alternativa que indica um processo geomorfológico diretamente relacionado às formas de relevo presentes no território brasileiro:
A) tectonismo
B) vulcanismo
C) maremotos
D) intemperismo
E) desertificação
Alternativa D
O intemperismo (conjunto de alterações físicas, químicas e biológicas das rochas) é bastante comum nas feições geomorfológicas brasileiras, impactando na sua formação e na sua composição.
As classificações mais recentes do relevo brasileiro indicam que o Brasil possui 11 depressões. Um exemplo dessa feição geomorfológica no Brasil é a
A) depressão da Borborema.
B) depressão do Centro-Oeste.
C) depressão da serra do Mar.
D) depressão da Mantiqueira.
E) depressão do São Francisco.
Alternativa E
A depressão do São Francisco, que acompanha a maior parte do leito desse importante rio brasileiro, é um exemplo de depressão (unidade de relevo rebaixada em relação às áreas que a limitam) existente no território do Brasil.
As planícies são formas de relevo que apresentam as menores altitudes. No Brasil, um exemplo dessa feição é a planície
A) Sertaneja.
B) Guiana.
C) Mantiqueira.
D) Amazônica.
E) Borborema.
Alternativa D
A planície Amazônica, localizada na região Norte do Brasil e parte da área hidrográfica da bacia do Amazonas, é um exemplo de formação de planície (unidade de relevo plana que fica em regiões com baixas altitudes) que existe no Brasil.
Assinale a alternativa que exemplifica um impacto ambiental diretamente relacionado às formas de relevo brasileiras:
A) remoção da cobertura vegetal.
B) extinção de espécies animais.
C) diminuição da umidade.
D) aumento das chuvas ácidas.
E) processo de inversão térmica.
Alternativa A
A remoção da vegetação é um impacto comum registrado nas feições de relevo do Brasil. Esse cenário resulta na modificação dos aspectos naturais e na alteração do equilíbrio ambiental dessas regiões.
(Unemat)
Na proposta de classificação do relevo brasileiro, Ross (1989) apresentou a seguinte caracterização: são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias sedimentares recentes, formadas por deposições do período Quaternário.
(MAGNOLI e ARAÚJO, 2005).
A caracterização exposta refere-se a:
A) planaltos
B) planícies
C) depressões
D) bacias sedimentares
E) crátons
Alternativa B
As feições de relevo associadas a formações de bacias sedimentares recentes e ao registro de pequenas altitudes são chamadas de planícies.
(Fasm) Levando em consideração os agentes formadores do relevo brasileiro, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.
A) No território brasileiro, as áreas de derrames magmáticos recentes são responsáveis pela presença de grandes cadeias de montanhas.
B) O Brasil está localizado no centro de placa tectônica, o que favorece a formação de dobramentos recentes.
C) No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são antigas, porém as formas do relevo são recentes.
D) O território brasileiro está localizado em área de movimentos orogenéticos recentes e amplo processo erosivo.
E) O Brasil está localizado em uma área de intenso processo erosivo e estrutura geológica recente.
Alternativa C
As formações geológicas do relevo brasileiro são bastante antigas; já as feições geomorfológicas nacionais são bastante modificadas pela ação dos agentes externos.
(UFT)
Esta formação compõe a estrutura geomorfológica brasileira. É formada pelo solapamento da base do relevo, originando paredões litorâneos escarpados, que apresentam um desnivelamento abrupto.
TERRA, L. et al. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2010, p. 142, vol I e II.
O texto refere-se a uma formação de relevo denominada:
A) restingas litorâneas
B) abrasão marinha
C) cuestas flúvio-marinhas
D) falésias
E) deltas litorâneos
Alternativa D
As falésias são formações de relevo litorâneo caracterizadas por feições de desnivelamento abrupto bastante modificadas por agentes externos do relevo, como o vento e a água.
(Unicentro) Ao se considerar a macrocompartimentação do relevo brasileiro, não se pode negligenciar sua natureza morfogenética, sendo correto afirmar que
A) os planaltos e as chapadas da bacia do Parnaíba apresentam um modelado simples, devido à erosão laminar.
B) a depressão sertaneja corresponde a uma pequena área, formada pela ação tectônica durante o Cenozoico, constituída por vários arranjos estruturais.
C) os planaltos que ocorrem nas faixas de orogenia antiga correspondem a relevos residuais, sustentados por litologias diversas.
D) os relevos que se enquadram nas planícies correspondem geneticamente às áreas essencialmente planas, gerados pela erosão de origem marinha, lacustre e fluvial.
E) as macroformas do relevo estão relacionadas à transgressão e à regressão marinha, bastante atuantes durante o Cenozoico.
Alternativa C
Os planaltos são formações de relevo localizadas em zonas litológicas antigas, mas que foram bastante transformadas pela ação dos agentes externos do relevo.