Exercícios sobre Santa Catarina

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Santa Catarina e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Questão 1

O mapa abaixo está destacando uma unidade federativa do Brasil. Indique que estado é esse, a região a qual pertence e a sua capital.

Ver resposta
Resposta

O mapa analisado está destacando o estado de Santa Catarina, que está localizado na Região Sul do Brasil. A capital dessa unidade federativa é a cidade de Florianópolis.

Questão 2

Analise as afirmativas sobre os aspectos populacionais do estado de Santa Catarina e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Em virtude do grande fluxo migratório de alemães, italianos, poloneses, portugueses e italianos, a cultura catarinense apresenta elementos desses países europeus.

b) Com aproximadamente 6,1 milhões de habitantes, Santa Catarina é o segundo estado mais populoso da Região Sul, atrás somente do Rio Grande do Sul.

c) A população catarinense vive em condições sociais inferiores em relação ao restante do país, visto que o estado apresenta elevada taxa de mortalidade infantil, alto índice de analfabetismo e um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

d) O território de Santa Catarina só passou a ser habitado no século XIX, quando os portugueses ocuparam as regiões litorâneas do estado.

e) Assim como a maioria dos estados brasileiros, Santa Catarina apresenta elevado índice de urbanização.
 

Ver resposta
Resposta

a) Verdadeiro – O estado de Santa Catarina recebeu uma grande quantidade de imigrantes alemães, italianos, poloneses, portugueses e italianos. Esse fato refletiu na cultura local, que apresenta vários elementos europeus, com destaque para a Oktoberfest, de origem alemã.

b) Falso – O estado de Santa Catarina, habitado por 6,1 milhões de pessoas, é o menos populoso da Região Sul: Paraná (10,6 milhões de habitantes); Rio Grande do Sul (10,9 milhões de habitantes).

c) Falso – Santa Catarina detém o segundo melhor IDH do Brasil. O estado apresenta baixas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo. Portanto, os catarinenses desfrutam de elevado padrão social.

d) Falso – A população indígena já ocupava a região que atualmente corresponde à Santa Catarina bem antes da chegada dos migrantes europeus. 

e) Verdadeiro – Todos os estados brasileiros apresentam maioria da população habitando áreas urbanas. A taxa de urbanização de Santa Catarina é de 82,6%. 

Questão 3

Sobre a economia do estado de Santa Catarina é INCORRETO afirmar que:

a) Santa Catarina é o estado que possui o menor Produto Interno Bruto (PIB) da Região Sul.

b) As belas praias que o estado abriga, além das fazendas de turismo, atraem vários visitantes, fazendo com que o turismo seja uma das principais atividades econômicas no estado.

c) A agropecuária em Santa Catarina é uma atividade praticamente inexistente, pois o estado possui apenas 95.346,181 quilômetros quadrados de extensão e seu clima é subtropical, inadequado para o desenvolvimento dessa atividade.

d) O setor industrial é bastante desenvolvido, com destaque para os segmentos alimentício, têxtil, cerâmica e metalurgia.

e) Entre os principais produtos exportados por Santa Catarina estão as carnes de porco, frango e de peru, além de móveis e tecidos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa INCORRETA: letra “C”.

a) Correto – O Produto Interno Bruto (PIB) catarinense é o menor da Região Sul, correspondendo a 23,6% de todas as riquezas geradas na região. Paraná e Rio Grande do Sul contribuem com 36,5% e 39,9%, respectivamente.

b) Correto – O estado de Santa Catarina recebe muitos turistas em função de seu belo litoral, com destaque para Florianópolis, Balneário Camboriú e Garopaba. Outro atrativo são as fazendas de turismo, que possibilitam o contato com o cotidiano rural.

c) Incorreto – A agropecuária é uma atividade de suma importância para a economia catarinense. O estado é grande produtor de milho, banana, arroz, soja, maçã, etc. Outro elemento importante desse segmento da economia em Santa Catarina é a criação de bovinos, suínos e aves. 

d) Correto – Responsável por aproximadamente 36% do PIB estadual, o setor industrial é bastante desenvolvido e diversificado em Santa Catarina. Os principais segmentos são o alimentício, têxtil, metalurgia, cerâmica e materiais de construção.

e) Correto – Os líderes de exportação de Santa Catarina são as carnes de porco, frango e de peru, compressores, móveis e tecidos.

Questão 4

Sobre os aspectos físicos de Santa Catarina é correto afirmar que:

a) Com extensão territorial de 95.346,181 quilômetros quadrados, Santa Catarina é o menor estado da Região Sudeste.

b) Santa Catarina apresenta uma grande variedade de biomas, abrigando áreas de manguezais, mata de araucária e mata de cocais.

c) O território de Santa Catarina possui belas praias, fato proporcionado em razão da sua localização privilegiada: entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

d) Situado na Zona Temperada do Sul, o estado de Santa Catarina recebe influência do clima subtropical.

e) Santa Catarina pertence ao Hemisfério Sul, visto que seu território está totalmente localizado ao norte da linha do Equador.
 

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta: letra “D”.

a) Incorreto – O estado de Santa Catariana está localizado na Região Sul, e não na Região Sudeste.

b) Incorreto – Os principais biomas de Santa Catarina são mangues, mata de araucária, campos, além de faixas de floresta. O estado não abriga o bioma mata de cocais, que é típico dos estados do Maranhão e Piauí.

c) Incorreto – O território catarinense é banhado apenas pelo Oceano Atlântico.

d) Correto – O clima característico de Santa Catarina é o subtropical. O estado está situado na Zona Temperada do Sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

e) Incorreto – O território catarinense realmente integra o Hemisfério Sul. Porém, ele está totalmente localizado ao sul da linha do Equador.
 

Questão 5

(UDESC 2010)

A hidrografia catarinense divide-se em duas grandes vertentes. Os rios da Bacia do Sudeste ou Atlântica, que deságuam no mar, e os rios da Bacia do Uruguai. Dentre os rios da Bacia do Uruguai, dois são importantes, pois suas águas engrossam o volume do rio Uruguai, que faz a divisa do estado com o Rio Grande do Sul.

Assinale a alternativa que contém o nome destes rios.

a) Rio Mampituba e Rio do Peixe

b) Rio do Peixe e Rio Iguaçu

c) Rio Canoas e Rio Pelotas

d) Rio Pelotas e Rio Tubarão

e) Rio Itapocu e Rio Canoas

Ver resposta
Resposta

Alternativa verdadeira: letra “C”.

a) Falso – O Rio do Peixe pertence à Bacia Hidrográfica do Uruguai, no entanto, o Rio Mampituba deságua no Oceano Atlântico.

b) Falso – O Rio Iguaçu nasce no Paraná e serve como divisor natural desse estado com Santa Catarina em alguns pontos.

c) Verdadeiro – Canoas é um rio de Santa Catarina que percorre várias cidades do estado até que deságua no Rio Pelotas, integrando, assim, a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, que divide Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

d) Falso – A Bacia Hidrográfica do Tubarão pertence à vertente de drenagem do Atlântico.

e) Falso – O Rio Itapocu tem sua foz no Oceano Atlântico.