Exercícios sobre taxa de fecundidade
A respeito da taxa de fecundidade, avalie as proposições a seguir:
I) A taxa de fecundidade corresponde ao número de pessoas em um país ou região que optam por ter um ou mais filhos.
II) Damos o nome de taxa de fecundidade à estimativa do número médio de filhos que uma mulher tem ao longo da vida.
III) O número de nascimentos ocorridos em uma cidade, país ou região em um determinado período é o que chamamos de taxa de fecundidade.
IV) A taxa de fecundidade é a diferença entre nascimentos e mortes em um dado local durante um dado período.
V) Constitui a taxa de fecundidade a soma dos nascimentos ocorridos em um determinado país ou região, menos o número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida.
Estão corretas as alternativas:
a) II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa II.
Letra E
A taxa de fecundidade é uma estimativa do número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida durante sua fase fértil ou período reprodutivo. Ela é calculada dividindo-se o número de nascimentos e o número de mulheres em idade fértil em um dado período.
Nas últimas décadas, tem havido um declínio acentuado nas taxas de fecundidade em vários países, em especial nos mais desenvolvidos. Sobre os fatores que ocasionaram essa mudança na demografia, estão corretas as proposições abaixo, exceto:
a) Aumento do êxodo rural e crescimento da urbanização.
b) Redução significativa das despesas para criação dos filhos.
c) Ampliação da participação da mulher no mercado de trabalho remunerado.
d) Disseminação e ampliação de métodos contraceptivos disponíveis.
e) Projetos de educação sexual que esclarecem a respeito dos métodos contraceptivos.
Letra B
A crescente queda das taxas de fecundidade em diversos países é resultado de um conjunto de fatores, como planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, projetos de educação sexual, casamentos tardios, entre outros. O alto custo de criação dos filhos também pode ser considerado um motivo para a diminuição da taxa de fecundidade, e não o oposto.
Em geral, os países subdesenvolvidos – em especial os da África e Ásia – possuem taxas de fecundidade mais elevadas que as dos países industrializados desenvolvidos. As afirmativas a seguir listam alguns dos fatores que ocasionam essa disparidade.
I) Em países com menores taxas de urbanização, é comum que as famílias tenham muitos filhos para que eles possam auxiliar no trabalho do campo.
II) Em alguns países subdesenvolvidos, o acesso a contraceptivos é mais difícil.
III) Nos países desenvolvidos, a população possui mais esclarecimento sobre prevenção e planejamento familiar.
IV) Nos países subdesenvolvidos, o baixo custo de criação dos filhos, em especial nas grandes metrópoles, estimula a população a ter mais filhos.
Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:
a) F, V, V, V
b) V, V, V, F
c) F, V, F, V
d) V, F, V, V
e) V, F, V, F
Letra B
A alternativa IV está incorreta porque, ao contrário do que propõe a afirmativa, é justamente o alto custo de criação dos filhos nas grandes metrópoles um dos fatores que têm ocasionado a queda nas taxas de fecundidade nesses centros urbanos – tanto dos países ricos quanto dos subdesenvolvidos.
A taxa de fecundidade depende muito do investimento em planejamento familiar, da facilidade de acesso aos métodos contraceptivos e da taxa de urbanização. Como os países possuem situações distintas com relação a esses aspectos, as taxas de fecundidade também variam.
A seguir estão corretamente listados os nomes de alguns países e suas respectivas taxas de fecundidade, exceto:
a) China – 1,5
b) Brasil – 1,7
c) Níger – 6,8
d) Alemanha - 5,7
e) Índia – 2,1
Letra D
A Alemanha é um país europeu desenvolvido e industrializado. Como a maior parte dos países que possuem essas características, a Alemanha possui baixa taxa de fecundidade, que está em torno de 1,4 filho por mulher em idade fértil.