Exercícios sobre território brasileiro
O território brasileiro tem área de 8.510.417,77 km2 (IBGE, 2022), o que representa 48,7% da superfície da América do Sul. Dadas as suas dimensões, o Brasil estabelece divisa territorial com a maioria dos países sul-americanos, com exceção de dois. Observe o mapa mudo a seguir e aponte quais são os dois únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil:
A) Bolívia e Peru.
B) Chile e Argentina.
C) Chile e Equador.
D) Equador e Bolívia.
E) Suriname e Venezuela.
Alternativa C.
O Chile e o Equador estão localizados na costa oeste da América do Sul e não fazem fronteira com o Brasil.
(Urca) A Terra recebe, em função do seu movimento de rotação e por conta do seu formato esférico, os raios solares de maneira desigual. Assim, enquanto em algumas áreas é dia, em outras é noite. O Brasil é um país de dimensões continentais. Desta forma, experimenta de maneira intensa essa "desigualdade" na distribuição dos raios solares, o que favorece a existência de mais de um fuso horário. Nesse sentido, o Brasil possui oficialmente:
A) Dois fusos horários.
B) O fuso horário de Brasília, que é a Hora Oficial do país.
C) Três fusos horários.
D) Seis fusos horários.
E) Quatro fusos horários.
Alternativa E.
Por causa da amplitude longitudinal do Brasil, o país se insere em quatro zonas horárias. Portanto, o país tem quatro fusos horários, que se iniciam em GMT-2 e terminam em GMT-5.
(Amauc) Considerando a posição geográfica do Brasil no continente sul-americano, qual das alternativas abaixo apresenta a combinação correta de hemisfério e zona climática onde a maior parte do território brasileiro está localizada?
A) Hemisfério Norte e Zona Tropical.
B) Hemisfério Sul e Zona Polar.
C) Hemisfério Norte e Zona Temperada.
D) Hemisfério Sul e Zona Tropical.
E) Hemisfério Oeste e Zona Temperada.
Alternativa D.
A maior parte do território brasileiro fica no Hemisfério Sul do planeta Terra e também no Hemisfério Oeste. Além disso, o Brasil tem sua área inserida majoritariamente entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, ou seja, na Zona Tropical. Somente uma parte do Sudeste e a região Sul ficam na Zona Temperada.
(Fuvest) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território nacional.
Correlacione as formações vegetais retratadas nas fotos às áreas de ocorrência indicadas nos mapas abaixo:
A)
B)
C)
D)
E)
Alternativa C.
Para resolvermos a questão, é importante uma análise cuidadosa das imagens:
- Na primeira imagem vemos uma vegetação que é típica da Mata Atlântica, o que nos permite eliminar as alternativas B e E.
- A segunda imagem é da Mata de Araucárias, que ocorre somente na região Sul do Brasil. Considerando a análise anterior, já podemos indicar que a resposta será C.
- A terceira imagem mostra a paisagem do Cerrado, o que fica nítido pela árvore de tronco retorcido. O Cerrado abrange a região central e parte do Sudeste e Nordeste do país.
- A quarta imagem é da Caatinga, que ocorre no Semiárido da região Nordeste.
- A quinta imagem é do Pantanal, no oeste dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Portanto, confirmamos a alternativa C.
(Fundatec) No que se refere à geografia do Brasil, analise as assertivas a seguir:
I. O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial e fica atrás apenas da Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.
II. A costa leste brasileira é banhada pelo Oceano Pacífico.
III. Ao todo, o Brasil tem cinco biomas catalogados pelo IBGE: Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.
IV. Além do Distrito Federal, a República Federativa do Brasil é composta por 23 estados.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas III e IV.
D) Apenas II, III e IV.
E) I, II, III e IV.
Alternativa A.
Somente a primeira assertiva está correta. Analisemos as demais:
- A assertiva II é incorreta porque a costa leste do Brasil é banhada pelo Oceano Atlântico.
- A assertiva III é incorreta porque o Brasil tem seis biomas. Além dos descritos no enunciado, há, também, a Caatinga.
- A assertiva IV é falsa porque o Brasil é formado por 26 estados e o Distrito Federal, totalizando 27 unidades federativas.
(Unicamp) O mapa a seguir mostra a distribuição da população pelo território brasileiro.
(Atlas Geográfico Escolar − IBGE. Disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3050-caracteristicas-demograficas/distribuicao-da-populacao.html. Acesso em 02/12/2024.)
A partir da leitura do mapa e de seus conhecimentos sobre a distribuição da população pelo território brasileiro, assinale a alternativa correta.
A) Na região Norte, a maior concentração de população em áreas urbanas ocorre nas cidades de Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC).
B) Na região Nordeste, a maior concentração de população em áreas urbanas ocorre no eixo Fortaleza (CE), São Luis (MA) e Teresina (PI).
C) Na região Sudeste, a maior concentração de população urbana ocorre no eixo Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
D) Na região Centro-Oeste, a maior concentração de população urbana ocorre entre as áreas de Goiânia (GO) e Distrito Federal (DF).
Alternativa D.
Pelo mapa, é possível observar que Goiânia e o Distrito Federal são as áreas de maior concentração populacional do Centro-Oeste, haja vista o aglomerado de pontos. Nota-se, também, que:
- na região Norte, a maior concentração populacional fica próximo de Manaus (AM);
- na região Nordeste, a maior concentração populacional fica entre o arco que vai de Fortaleza (CE) e Maceió (AL) e também em Salvador (BA);
- na região Sudeste, o eixo São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) concentra a maior população.
(AGIRH - Adaptada) Dia 28 de junho de 2022 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseado na coleta do Censo de 2022, divulgou que a região brasileira menos populosa do Brasil é:
A) Região Norte.
B) Região Nordeste.
C) Região Centro-Oeste.
D) Região Sudeste.
E) Região Sul.
Alternativa C.
O Centro-Oeste é atualmente a região menos populosa do Brasil, com 16.289.538 habitantes, segundo o Censo Demográfico de 2022.
Observe atentamente o mapa abaixo que identifica os quatro pontos extremos do território brasileiro. A seguir, identifique a alternativa correta.

A) A maior distância leste-oeste do Brasil é entre a Ponta do Seixas e a nascente do rio Ailã.
B) O Monte Caburaí é o ponto mais setentrional do território brasileiro.
C) A nascente do rio Moa fica na fronteira do Brasil com a Venezuela.
D) A ponta do Seixas demarca do extremo leste do território brasileiro.
E) O Arroio Chuí fica na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.
Alternativa D.
A ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e, portanto, configura o extremo leste do país.
(Uece) No território brasileiro, ocorre uma diversidade complexa de macrounidades de relevo que se relacionam com a estrutura geológica e com muitos outros fatores externos. Considerando os planaltos em bacias sedimentares como uma dessas macroestruturas de relevo, é correto afirmar que:
A) os planaltos litorâneos são feições de pequena dimensão que se alternam com superfícies de maior altitude denominadas barreiras, que são formadas por sedimentos e depósitos terciários na região Nordeste.
B) os planaltos que ocorrem na região Sudeste do Brasil são unidades de relevo originadas a partir da recente deposição de sedimentos marinhos, lacustres e aluviais datados principalmente do Holoceno.
C) o planalto da Amazônia Ocidental, também conhecido como terras baixas da Amazônia, é caracterizado como uma superfície muito plana, com altitudes abaixo de 200 metros onde ocorre um leve processo fluvial de dissecação.
D) o planalto da Borborema é formado principalmente por sedimentos recentes e colonizados por vegetação de cerrados abertos e campos limpos, estando situado no médio curso do rio Paraíba com altitudes modestas de até 200 m.
Alternativa C.
O relevo brasileiro como um todo é constituído sobre uma base geológica muito antiga e intensamente alterada pela atuação dos agentes intempéricos, principalmente a água. Sua ação pode ser observada, por exemplo, no planalto da Amazônia Ocidental, que apresenta uma densa rede fluvial, alimentada pelas chuvas recorrentes, responsáveis por modelar o relevo e dar origem a formas de altitude modesta.
(Uece) No que concerne às principais características que definem a geografia regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
A) A vasta extensão de suas chapadas, a pobreza mineral e em nutrientes do solo e a diversidade e complexidade de seus ecossistemas fazem com que a região Centro-Oeste ainda seja um ambiente relativamente intocável, com destacada preservação do seu bioma original.
B) No Brasil, com exceção das Regiões Sul e Sudeste, todas as demais regiões recebem vultosos benefícios do programa do Governo Federal denominado Bolsa Família, o que se deve à redefinição dos fluxos migratórios de retorno no sentido Centro-Periferia do Território Nacional.
C) O rápido desenvolvimento da Região Sudeste do Brasil provocou uma desconcentração da sua atividade industrial, tornando estados como São Paulo e Rio de Janeiro grandes centros financeiros e de serviços, porém sem expressão produtiva industrial.
D) Muitas transformações ocorreram na região Nordeste, em especial o desenvolvimento da atividade industrial, o crescimento de importantes áreas metropolitanas e a expansão da fronteira agrícola, com o cultivo da soja na região denominada Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e da fruticultura em áreas de agricultura irrigada.
Alternativa D.
A região Nordeste passou por intensas transformações, sobretudo a partir da segunda metade do século XX. O reordenamento produtivo do território brasileiro resultou na expansão da fronteira agrícola do país e na formação de uma nova região produtiva que abrange a parte do Nordeste que se insere no Cerrado. Essa região é o Matopiba. Destaca-se, ainda, a produção de fruta no litoral e no Vale do São Francisco, desenvolvida a partir da irrigação.
(UFMG) Considerando-se sua localização e sua dimensão, é INCORRETO afirmar que o território brasileiro:
A) é caracterizado por pequena variação latitudinal, responsável pela reduzida amplitude térmica anual registrada no país, típica de espaços intertropicais.
B) é dotado de extenso litoral, de onde, historicamente, as áreas de fronteira agrícola se projetaram para as bordas da vasta floresta equatorial do Continente Sul-Americano.
C) ocupa o interior de uma placa litosférica, responsável, em parte, pelo predomínio, na paisagem, de amplas depressões e de planaltos rebaixados pela erosão.
D) possui quatro fusos horários atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich, mas a hora oficial - a Hora de Brasília - estende-se a boa parte do País.
Alternativa A.
Não é verdade que o Brasil apresenta pequena variação latitudinal. Na realidade, o território brasileiro se estende por várias faixas latitudinais que vão desde o Hemisfério Norte, pouco acima da Linha do Equador, até abaixo do Trópico de Capricórnio. Por causa disso, o país apresenta uma variação de climas tropicais marcados pela alta amplitude térmica anual, o que é característico dos espaços intertropicais.
(Unesp) A disponibilidade de água no Brasil é elevada, se comparada à de outras regiões do mundo. No entanto, quando se consideram o potencial hídrico no território e a distribuição da população brasileira por regiões, notam-se:
A) a distribuição desigual do recurso e a possibilidade de escassez hídrica.
B) a homogeneidade da matriz energética nacional e o predomínio de assentamentos litorâneos.
C) a transposição do recurso e a criação artificial de demandas.
D) a valorização de áreas bem abastecidas e os fluxos migratórios de transumância.
E) a perda do recurso por mau uso e o desequilíbrio na ocupação de bacias hidrográficas.
Alternativa A.
Apesar de o Brasil ter uma elevada disponibilidade hídrica geral, aspectos naturais, como as ocorrências climáticas, e aspectos políticos e econômicos fazem com que a distribuição da água seja desigual. Uma parte da região Nordeste, mais precisamente o Semiárido, vive com a constante possibilidade de escassez, visto se tratar de uma área de clima seco com estiagem que chega a até 8 meses no ano.
Ferramentas



