Exercícios sobre agricultura brasileira
As alternativas abaixo apresentam características da agricultura brasileira, com exceção da
a) produção voltada para a exportação.
b) ampla utilização de agroquímicos.
c) prática da monocultura de espécies.
d) elevada mecanização das lavouras.
e) diminuta produtividade por hectare.
Letra E
A produção agropecuária brasileira registra vasta produção por hectare, cenário resultante do processo de modernização do campo nacional, com melhor aperfeiçoamento das técnicas agrícolas.
Em relação ao espaço agrícola brasileiro, assinale a alternativa correta:
a) É formado por pequenas propriedades de terra, onde predominam as monoculturas.
b) A maior parte das fazendas brasileiras apresenta pequena produtividade agrícola.
c) O modelo agrícola familiar é o predominante nas regiões do agronegócio local.
d) Há uma forte concentração de terras, marcada pela desigualdade social brasileira.
e) Tem como principais produtos de exportação os fertilizantes e outros agroquímicos.
Letra D
O campo brasileiro é caracterizado pela elevada concentração de terras. Esse cenário, que implica diversas questões econômicas e sociais, é fruto do processo de desigualdade social que caracteriza o Brasil.
Qual o tipo de agricultura, amplamente praticado no Brasil a partir da segunda metade do século XX, que está atrelado à Revolução Verde?
a) Agricultura extensiva
b) Agricultura moderna
c) Agricultura familiar
d) Agricultura orgânica
e) Agricultura tradicional
Letra B
A agricultura moderna é o tipo de agricultura fortemente vinculado às inovações tecnológicas advindas da Revolução Verde, como a mecanização das lavouras e o uso dos agroquímicos.
As alternativas abaixo apresentam características da chamada agricultura familiar, ainda presente no interior brasileiro, com exceção da
a) adoção de mão de obra muito qualificada.
b) diminuição do emprego de agroquímicos.
c) produção praticada em pequenas fazendas.
d) cultivação de bens para o mercado interno.
e) utilização de técnicas tradicionais de cultivo.
Letra A
A mão de obra presente na agricultura familiar é interna, ou seja, é oriunda do próprio grupo familiar, logo, não é uma característica desse modelo o emprego de mão de obra qualificada, que, por sua vez, é empregada no tipo de agricultura moderna.
Assinale a alternativa que apresenta uma consequência do processo de modernização da agricultura brasileira:
a) diminuição da produtividade das lavouras.
b) atenuação do êxodo rural do interior local.
c) redução do desemprego do tipo estrutural.
d) modificação intensa das paisagens naturais.
e) conservação da cobertura vegetal do país.
Letra D
A modernização da agricultura brasileira resultou no registro de diferentes impactos ambientais — em meios naturais como ar, água e solo — que são fruto da transformação das paisagens naturais do país.
As alternativas abaixo apresentam os principais produtos vinculados à produção agrícola brasileira. NÃO é um desses produtos:
a) café
b) trigo
c) soja
d) milho
e) algodão
Letra B
Os principais produtos agrícolas cultivados pelo Brasil são: cana-de-açúcar, café, soja, milho e algodão. O trigo é um produto típico de zonas temperadas, sendo amplamente produzido em países como Rússia e Canadá.
A região geográfica brasileira fortemente vinculada ao modelo do agronegócio é a
a) Norte.
b) Centro-Oeste.
c) Sul.
d) Nordeste.
e) Sudeste.
Letra B
A região Centro-Oeste do Brasil é a que apresenta maior tradição nas práticas agrícolas voltadas para o agronegócio, com destaque para o predomínio da lógica moderna da agricultura, baseada no intenso uso de tecnologias no campo.
O acrônimo Matopiba indica uma região geográfica brasileira caracterizada pela elevada produção agropecuária. NÃO é um estado que compõe essa região:
a) Minas Gerais
b) Piauí
c) Maranhão
d) Bahia
e) Tocantins
Letra A
A região geográfica conhecida como Matopiba é muito forte na produção agropecuária. Ela é formada pelos seguintes estados: Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins.
(IFF 2018) “É notável, portanto, que a agricultura brasileira na perspectiva da sua mundialização tem se consolidado por meio da aplicação de cultivos voltados a transformarem-se em commodities ou agrocombustíveis que demandam intensa utilização de agrotóxicos.” Este trecho está inserido no trabalho intitulado Geografia do Uso dos agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia, elaborado pela Geógrafa Larissa Bombardi no ano de 2017.
Disponível em: https://www.larissabombardi.blog.br/atlas2017. Acesso em: 10 abr. 2018.
Em termos da Geografia do uso dos Agrotóxicos, pode-se afirmar que
a) devido às suas características edafoclimáticas desfavoráveis à produção agrícola, a União Europeia incentiva o uso irrestrito de agrotóxicos para aumentar a produtividade.
b) o aumento do consumo de soja transgênica no Brasil e na União Europeia é responsável pela drástica redução do uso de agrotóxicos.
c) a Lei de Biossegurança, promulgada em 2005, proíbe o uso de agrotóxicos em quaisquer atividades agrícolas realizadas no país.
d) os consumidores estão mais preocupados com a saúde humana e com a qualidade ambiental e, por isso, têm aderido ao consumo de produtos com alta exigência de agrotóxicos oriundos da agricultura orgânica.
e) o Brasil possui uma legislação menos restritiva em relação ao uso dos agrotóxicos do que a União Europeia.
Letra E
O uso de agrotóxicos é bastante comum no campo brasileiro devido, entre outros, à legislação permissiva, que contribui para a vasta aplicação desses produtos nas lavouras.
(UFPR 2018) O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais contadas em “verso e prosa”, como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social ao “Brasil agrário” por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
a) O Jeca Tatu não apenas simbolizava o caipira numa perspectiva negativa, como também um país pobre, injusto e atrasado, baseado em uma economia agroexportadora.
b) O descaso do governo com os moradores do campo, somente lembrados pelas autoridades públicas nos tempos das eleições, está na raiz do êxodo rural, destacadamente no Sudeste do país, na primeira metade do século XX.
c) A chegada de imigrantes de origem europeia, notadamente italianos, alemães e ucranianos, promoveu, a um só tempo, a modernização do campo no Brasil meridional e a superação da figura social do Jeca.
d) Apesar de adoção de modelos urbanos de administração dos negócios agrários, penetração de equipamentos urbanos no espaço rural e irradiação do modelo de consumo urbano no campo já serem uma realidade no Centro-Sul, o Nordeste permanece agrário e rural.
e) A população rural no Brasil até a primeira metade do século XX assemelhava-se à figura do Jeca Tatu, o que explica a modernização tardia do campo brasileiro.
Letra A
A economia agroexportadora, marcada pela monocultura em grandes propriedades, é um dos elementos típicos da obra citada que indicam o cenário de desigualdade social presente no campo brasileiro.
(PUC-SP) “Tem-se definido a agricultura como ‘a arte de perturbar o equilíbrio da natureza de modo mais seguro para nosso benefício’. Embora a frase possa definir as boas práticas agrícolas, a função primordial da agricultura é a manipulação de ecossistemas naturais a fim de elevar ao máximo a produção de gêneros alimentícios.”
David Drew. Processos interativos Homem-Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1989. p. 145.
Tendo em vista a agricultura brasileira, é correto afirmar que
a) a manipulação dos ecossistemas no Brasil implica grandes e desnecessárias perturbações, em função da dominância, nesse setor, de produção de tecnologias precárias
b) boas práticas agrícolas são exclusivas dos segmentos mais capitalizados da agricultura brasileira, que são os que possuem as tecnologias mais modernas.
c) a grande elevação da produção agrícola no Brasil tem-se dado, praticamente, por causa de maiores aportes tecnológicos, o que evita a incorporação de novas áreas.
d) não há consenso sobre quais são as boas práticas, pois as pessoas ligadas ao agronegócio e as ligadas à agricultura familiar divergem quanto à gravidade dos impactos ambientais, por exemplo.
e) é alcançável, como o exemplo brasileiro demonstra, chegar a boas práticas, aumentando exponencialmente a produção e preservando parte importante dos ambientes naturais.
Letra D
Os grupos ligados à agricultura familiar e à agricultura moderna são bastante opostos no Brasil, portanto, possuem opiniões diferentes frente aos impactos provocados pelos referidos sistemas produtivos na sociedade brasileira.
(PUC-RS) Sobre a produção agrícola brasileira é INCORRETO afirmar que
a) os derivados de cana-de-açúcar estão entre os produtos agrícolas incluídos na pauta de exportação nacional.
b) o arroz produzido no Brasil, principalmente em pequenas propriedades, é exportado para os países asiáticos.
c) o café está entre os produtos agrícolas nacionais que têm garantia de colocação no mercado externo.
d) os cítricos estão entre os produtos que têm boa colocação no mercado mundial.
e) o trigo não tem produção nacional suficiente para o abastecimento do mercado interno.
Letra B
O continente asiático é um grande produtor de arroz por meio do sistema de agricultura de jardinagem. Já o Brasil possui tradição em outros cultivos agrícolas, como a soja e o milho.