Whatsapp

Exercícios sobre agropecuária

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios sobre agropecuária avaliará seus conhecimentos sobre as principais características dessa atividade de grande importância para a economia global. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A agropecuária é um termo utilizado no âmbito econômico para designar um conjunto de atividades que contemplam

A) a produção de bens agrícolas e pecuários tradicionalmente usados como matéria-prima.

B) a cultivação de espécies de animais e vegetais utilizadas somente para a exportação.

C) a criação de técnicas de manejo voltadas para a produção apenas de bens alimentícios.

D) o processo de transformação de diversas matérias-primas em um produto acabado.

E) o fenômeno de produção de espécies animais empregadas para alimento da população.

questão 2

Qual setor econômico enquadra as atividades agropecuárias?

A) Setor primário

B) Setor secundário

C) Setor terciário

D) Setor de serviços

E) Setor de comércio

questão 3

A Revolução Verde foi um importante processo de transformação das atividades agropecuárias desenvolvido a partir da segunda metade do século XX. Uma das suas características é a

A) produção alimentar orgânica.

B) cultivação extensiva do solo.

C) retração do uso de pesticidas.

D) utilização sustentável do solo.

E) mecanização ampla do campo.

questão 4

Qual a denominação da agropecuária moderna que tem como elemento característico o uso intensivo de tecnologias e capitais?

A) Extensiva

B) Intensiva

C) Sustentável

D) Orgânica

E) Leiteira

questão 5

Assinale os problemas ambientais diretamente relacionados à prática da agropecuária:

A) emissão de poluentes radioativos no solo.

B) deposição de lixo doméstico nos córregos.

C) aumento da poluição visual nas fazendas.

D) ocorrência de desmatamentos e queimadas.

E) registro de chuvas ácidas nas plantações.

questão 6

A agropecuária é uma atividade econômica que apresenta grande dependência dos recursos naturais. Nesse sentido, essa atividade é

A) gerada pela manutenção do espaço naturalizado.

B) marcada pela utilização de bens não renováveis.

C) resultante da transformação da paisagem humana.

D) dependente da produção de combustíveis fósseis.

E) amplamente vulnerável às mudanças climáticas.

questão 7

O Brasil é um grande produtor mundial de grãos diversos. Qual estado brasileiro é o principal produtor de soja em nível nacional?

A) Minas Gerais

B) Mato Grosso

C) São Paulo

D) Santa Catarina

E) Rondônia

questão 8

Qual o maior produtor de grãos e cereais do mundo?

A) Brasil

B) Canadá

C) Estados Unidos

D) França

E) Rússia

questão 9

(Enem - 2019) Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em 2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros, que, à revelia do ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do município de Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a Hidrelétrica de Jirau.

SILVA, R. G. C. Amazônia globalizada — o exemplo de Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).

A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da

A) mecanização do processo produtivo.

B) adoção da colonização dirigida.

C) realização de reforma agrária.

D) ampliação de franjas urbanas.

E) expansão de frentes pioneiras.

questão 10

(Enem - 2017) Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade.

OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.

O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de

A) reforma agrária.

B) expansão mercantil.

C) concentração fundiária.

D) desruralização da elite.

E) mecanização da produção.

questão 11

(Enem - 2017) A segurança alimentar perseguida por cada agrupamento humano ao longo da história passa a depender atualmente de algumas poucas corporações multinacionais que passam a deter uma posição privilegiada nas novas relações sociais e de poder. Essa concentração de dependência no ano de 2001 se aplica a cada um dos quatro principais grãos — trigo, arroz, milho e soja —, de forma que cerca de 90% da alimentação da população mundial procedem de apenas 15 espécies de plantas e de 8 espécies de animais.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).

Uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é o(a)

A) estímulo à mecanização rural.

B) ampliação de áreas de plantio.

C) incentivo à produção orgânica.

D) manutenção da estrutura fundiária.

E) formalização do trabalhador do campo.

questão 12

(Enem) O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.

PINTO, P. P; DINIZ-FILHO, J. A. F In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade cultural. Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado).

A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a

A) intensificação da atividade turística.

B) implantação de parques ecológicos.

C) exploração dos recursos minerais.

D) elevação do extrativismo vegetal.

E) expansão da fronteira agrícola.

respostas
Questão 1

Alternativa A

A agropecuária envolve atividades agrícolas e pecuárias, ou seja, cultivação de vegetais e criação de animais. Tais atividades estão relacionadas, principalmente, ao fornecimento de matérias-primas diversas.

 

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa A

A atividade agropecuária está enquadrada no setor primário da economia, que contempla as práticas econômicas da agricultura, da pecuária e do extrativismo.

 

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa E

Uma das principais características da Revolução Verde foi a introdução de máquinas e equipamentos no meio rural. Tais inovações resultaram em uma grande mecanização das lavouras.

 

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa B

A agricultura intensiva, bastante típica dos dias atuais e atrelada geralmente ao agronegócio, é aquela que utiliza amplamente capitais e tecnologias na sua produção.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa D

As queimadas e os desmatamentos são dois problemas ambientais gerados pelas atividades agropecuárias. Eles estão diretamente associados ao uso e ocupação do solo para o desenvolvimento dessas atividades.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa E

As atividades agropecuárias são altamente dependentes das condições naturais do espaço, como relevo, água e solo; logo, elas são muito vulneráveis às mudanças climáticas registradas no meio.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa B

O estado de Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil. A região Centro-oeste, onde está localizado o referido estado, é um tradicional espaço de produção de grãos, notadamente produzidos em larga escala, por meio de monoculturas de exportação.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa C

Os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de grãos. O país detém um protagonismo na produção e comercialização de bens agropecuários. São nações importantes para a produção alimentar no mundo, além dos estadunidenses, Brasil, China, Índia e Rússia.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa E

A expansão das frentes pioneiras, por meio da ocupação de novos espaços, tem um forte viés agropecuário. A formação dessas frentes está diretamente ligada à expansão das atividades agropecuárias.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa C

A concentração fundiária é uma das principais características do campo brasileiro. Ela tem origens históricas e sociais, como a referida Lei de Terras, que dificultou amplamente a adquirição de terras por pessoas que não detinham capital econômico.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa C

A produção orgânica é uma alternativa ao modelo agrário-exportador presente especialmente no campo brasileiro. Tal produção contempla atividades agropecuárias de baixo impacto ambiental e grande diversidade produtiva.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa E

A expansão da fronteira agrícola brasileira é um dos principais responsáveis pela grande destruição ambiental presente no país, especialmente por meio do registro da ocorrência de queimadas e desmatamentos. Os biomas Cerrado e Amazônia são os mais atingidos pela expansão da fronteira agrícola nacional.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado