Exercícios sobre assoreamento
O processo de assoreamento ocorre especialmente nas áreas urbanas, onde a retirada da cobertura vegetal das margens dos rios acontece com mais frequência e intensidade. No entanto, os cursos d'água assoreados não constituem um problema apenas para o curso d´água em questão, mas trazem uma série de importantes consequências. Sobre essas sequelas, as proposições a seguir estão corretas, exceto:
a) O preenchimento dos leitos dos rios com detritos orgânicos e inorgânicos faz com que, em períodos de intensa precipitação, a possibilidade de inundação seja elevada.
b) Em razão do grande depósito de material em seu leito, alguns cursos d'água chegam a ser extintos.
c) O assoreamento reduz ou elimina o potencial de navegabilidade do curso d'água assoreado. A formação de bancos de areia é uma consequência do assoreamento.
d) O aumento da quantidade de espécies de peixes também é resultante do agravamento do assoreamento.
e) A escassez de recursos hídricos para o abastecimento das cidades, em diversas situações, relaciona-se com o assoreamento dos rios.
Letra D
A alternativa C está incorreta, pois o assoreamento provoca a diminuição da biodiversidade dos rios, uma vez que modifica a vazão dos cursos d'água e altera sua composição.
A respeito das causas do assoreamento, avalie as proposições a seguir:
I) A retirada da cobertura vegetal das margens e proximidades dos rios e córregos é uma das principais causas do assoreamento;
II) O assoreamento de rios é a originado a partir de um processo natural de sedimentação do solo. A ação humana nesse processo é insignificante;
III) O depósito de lixo e o lançamento de esgoto nos rios podem intensificar o assoreamento dos cursos d'água, em especial nas áreas urbanas.
Estão corretas as alternativas:
a) II e III.
b) I e III.
c) I e II.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa II.
Letra B
Ao contrário do que afirma a alternativa II, o processo de assoreamento é ocasionado ou intensamente agravado pela ação humana. A retirada da mata ciliar, o mau uso do solo e o depósito de material (lixo, esgoto) são os principais causadores desse processo de degradação dos rios.
(ENEM - 2011)
Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).
A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é
a) a aração.
b) o terraceamento.
c) o pousio.
d) a drenagem.
e) o desmatamento.
Letra C
A retirada da cobertura vegetal nas proximidades dos rios torna os solos mais propícios a erosões fluviais e pluviais, fazendo com que seja depositada uma grande quantidade de sedimentos no leito dos cursos d'água, intensificando o processo de assoreamento.
Leia o trecho abaixo e responda À questão:
Assoreamento dificulta navegação no Rio São Francisco
“O assoreamento do Rio São Francisco está atrapalhando a navegação. Em alguns pontos os bancos de areia são facilmente encontrados, em especial na divisa entre as cidades de Petrolina, no Sertão pernambucano, e Juazeiro, na Bahia. Atualmente, até os condutores das barquinhas, estão com medo de navegar com o rio tão seco.
De acordo com a Marinha do Brasil, a navegação no rio não foi proibida, do ponto de vista da segurança, mas deve ser feita com muita cautela. É o que explica o capitão-tenente Cláudio Luiz da Conceição. “Abaixo da Barragem de Sobradinho existem alguns trechos críticos. E a gente recomenda que aqueles que navegam, principalmente com embarcações de grande porte, dobrem a atenção”, alerta.”
Retirado de G1.Globo
As proposições a seguir listam as causas do processo de assoreamento do Rio São Francisco, exceto:
a) desmatamento
b) erosão do solo
c) construção de barragens
d) retirada da mata ciliar
e) erosão glacial
Letra E
A erosão glacial ocorre quando a superfície congela-se e movimenta-se em blocos ou quando a água congela entre os sulcos das rochas e, ao se dilatar, provoca alterações na composição e disposição das rochas e dos solos. Esse processo é comum em áreas de baixas temperaturas, o que não é o caso das regiões banhadas pelo Rio São Francisco.