Whatsapp

Exercícios sobre bacia Platina

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre a bacia Platina, umas das mais importantes bacias hidrográficas localizadas no território brasileiro. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A bacia Platina, também chamada de bacia do rio da Prata, é uma das mais importantes da América do Sul. Quais são as três bacias principais que formam a bacia Platina?

A) Bacia do rio Paraná, bacia do rio Araguaia e bacia do rio Uruguai.

B) Bacia do rio da Prata, bacia do rio Araguaia e bacia do rio Paraná.

C) Bacia do rio Paraná, bacia do rio Paraguai, bacia do rio Uruguai.

D) Bacia do rio Tocantins, bacia do rio Paraná, bacia do rio Araguaia.

E) Bacia do rio Uruguai, bacia do rio Argentina, bacia do rio Paraguai.

questão 2

A bacia Platina possui uma área aproximada de 3,14 milhões de quilômetros quadrados, sendo assim considerada a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil e da América do Sul. Ela está localizada em diversos países sul-americanos, exceto:

A) Bolívia

B) Chile

C) Brasil

D) Argentina

E) Paraguai

questão 3

A bacia Platina é considerada uma das mais importantes do Brasil, em razão das suas características físicas, mas também da sua influência nos fatores humanos. Dessa maneira, pode-se afirmar que a principal característica da bacia Platina é a

A) crescente exploração de combustíveis fósseis.

B) grande quantidade de áreas de preservação.

C) elevada exploração hidráulica e econômica.

D) pequena navegabilidade dos seus rios.

E) restrita disponibilidade de recursos hídricos.

questão 4

A bacia Platina possui diversas usinas hidrelétricas instaladas no seu território. Qual  característica física da bacia favorece a instalação desse tipo de usina?

A) Presença de rios de planalto que possuem desníveis ao longo do seu curso.

B) Diversidade de espécies aquáticas que habitam os principais rios da região.

C) Formação de grandes áreas de planícies fluviais em razão do assoreamento.

D) Pequena vazão dos cursos de água que formam as principais bacias da região.

E) Navegabilidade dos rios da região favorecida pelas formas do relevo local.

questão 5

A usina de ________________ está localizada no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. É considerada um marco na implementação de fontes renováveis, sendo uma das maiores usinas em geração de energia do mundo.

Qual o nome da usina localizada na bacia Platina que completa corretamente a lacuna acima?

A) Belo Monte

B) Itaipu

C) Furnas

D) Ilha Solteira

E) Tucuruí

questão 6

A bacia Platina está situada em umas das regiões de maior desenvolvimento econômico e demográfico da América do Sul. Dessa maneira, são comuns os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas no seu território. São exemplos de impactos ambientais recorrentes na bacia Platina, exceto:

A) poluição dos cursos de água.

B) desmatamento das matas ciliares.

C) modificação do fluxo natural dos rios.

D) aumento do processo de desertificação.

E) elevado consumo de água.

questão 7

A bacia Platina apresenta uma grande biodiversidade de flora e fauna em razão da sua localização, marcada pela influência de vários biomas brasileiros. São biomas encontrados no território da bacia Platina, exceto:

A) Pampas

B) Mata Atlântica

C) Floresta Amazônica

D) Cerrado

E) Pantanal

questão 8

O _________________ é o segundo maior rio do Brasil, sendo o mais importante da bacia Platina. É caracterizado pelo elevado aproveitamento hídrico, pela importância política e econômica, e também pela elevada biodiversidade.

Qual o nome do rio que preenche corretamente a lacuna anterior?

A) Rio Salto

B) Rio Tietê

C) Rio São Francisco

D) Rio da Prata

E) Rio Paraná

questão 9

(UEFS) As regiões hidrográficas brasileiras foram definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, para tornar mais fácil o planejamento e o uso racional desses recursos.

A região que mais se destaca, pelo seu aproveitamento hídrico, é a

A) amazônica, graças às suas novas usinas hidrelétricas, Belo Monte e Jirau, entre outras, que servem todo o norte do país.

B) do rio Paraguai, que, por ser de planalto, facilitou seu pleno emprego, com grande atividade agroindustrial.

C) do rio Paraná, que apresenta o maior aproveitamento hídrico do Brasil, abrigando grandes hidrelétricas, com destaque para a de Itaipu e Ilha Solteira.

D) dos rios Tocantins e Araguaia, que, ao descerem o planalto Central, formam numerosas cachoeiras, alimentando dezenas de usinas hidrelétricas.

E) do rio São Francisco, entre Juazeiro e Pirapora, que possui grande potencial hidrelétrico, aproveitado pelas usinas de Paulo Afonso, Três Marias e Sobradinho.

questão 10

(UEG 2019) Em escala global, a presença de aquíferos é de suma importância na manutenção da biodiversidade planetária. Os aquíferos são formados por rochas permeáveis que atuam como reservatórios subterrâneos e transmissores de água. Esses reservatórios são preenchidos com águas de chuva que permeiam os espaços entre as rochas. Durante os períodos de estiagem, por exemplo, esses reservatórios contribuem para a manutenção de rios perenes, para o consumo humano e para a agropecuária. O Brasil abriga o aquífero mais importante do mundo, que está situado na região:

A) centro-leste da América do Sul, o aquífero Guarani, com 70% localizados no Brasil (de Goiás ao Rio Grande do Sul), e os demais 30% no Paraguai, Uruguai e Argentina, sendo a qualidade da água afetada pela ação antrópica e pela poluição de diferentes tipos.

B) nordeste do Brasil, o aquífero Cabeças, localizado na bacia sedimentar do Parnaíba, ao longo do estado do Piauí, sendo considerado o melhor potencial hidrogeológico, apesar da qualidade da água imprópria para uso doméstico e para irrigação.

C) centro-oeste e sul do Brasil, de formação paleozoica, o aquífero de Furnas, localizado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo, sendo pouco produtivo, com água de qualidade pouca satisfatória.

D) norte do Brasil, o aquífero Alter do Chão, localizado nos estados do Amazonas, Para e Amapá, sendo a disponibilidade da água comprometida pela exploração feita para abastecer as cidades de Santarém (Pará) e Manaus (Amazonas).

E) nordeste do Brasil, na província São Francisco, o aquífero Urucuia-Areado, localizado nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Maranhão, sendo a água predominantemente bicarbonatada cálcica e pouco mineralizada.

questão 11

(PUC-RS) Aproximadamente 300.000 brasileiros vivem fora do país, produzindo em terras estrangeiras. São agricultores que saíram para trabalhar além da fronteira, provocando tensão geopolítica entre o Brasil e o país vizinho.

O país vizinho referido e os estados brasileiros que se limitam com esse país são:

A) Uruguai – Rio Grande do Sul e Santa Catarina

B) Paraguai – Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul

C) Argentina – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná

D) Paraguai – Paraná e Mato Grosso do Sul

E) Uruguai – Rio Grande do Sul e Paraná

questão 12

(Fatec 2019) Com uma área de cerca de 250 mil km², tem-se um bioma que se estende pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% no Brasil. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças. É caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca entre os meses de abril e setembro. Seu relevo é plano, levemente ondulado, com alguns raros morros isolados e com muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.

Disponível em: <https://tinyurl.com/y23jnyg9> Acesso em: 16.06.2019. Adaptado.

Essa descrição caracteriza corretamente o bioma

A) Amazônia.

B) Cerrado.

C) Caatinga.

D) Pampa.

E) Pantanal.

respostas
Questão 1

Alternativa C. A bacia Platina é formada pelas bacias constituídas por três grandes rios que cortam a porção centro-sul do território brasileiro e parte do território sul-americano. São elas: bacia do rio Paraná, bacia do rio Paraguai e bacia do rio Uruguai.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa B. A bacia Platina está localizada em cinco países sul-americanos: Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa C. A principal característica da bacia Platina é o seu elevado aproveitamento econômico e hidráulico. Nos rios formadores da bacia Platina, estão concentradas usinas hidrelétricas importantes, como a Usina de Itaipu, a maior do Brasil. Além disso, nessa bacia são desenvolvidas atividades econômicas de destaque regional, como agropecuária, indústria e serviços logísticos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa A. A presença de rios de planalto é uma característica da bacia Platina. Esse aspecto físico dos rios de região permite o aproveitamento dos desníveis empreendidos pelo relevo para a instalação de usinas hidrelétricas.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa B. A Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na bacia Platina, mais especificamente no rio Paraná. É a maior usina hidrelétrica em operação no Brasil e uma das maiores do mundo.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa D. As atividades econômicas desenvolvidas na bacia Platina geram, em especial, problemas ambientais relacionados ao desmatamento e à poluição local assim como ao elevado consumo hídrico e às interferências antrópicas no leito dos rios. A desertificação não é um processo verificado na região da bacia Platina.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa C. A bacia Platina apresenta uma elevada biodiversidade em razão da sua localização, na confluência dos biomas Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. A Floresta Amazônica não está situada na área da bacia Platina.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa E. O rio Paraná é o segundo maior rio em extensão do Brasil. Ele é o principal curso de água da bacia Platina. O referido rio é muito importante do ponto de vista ambiental e econômico, além da questão política, uma vez que demarca fronteiras do Brasil, além de Argentina e Paraguai.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa C. A bacia Platina, cujo principal rio é o Paraná, apresenta o maior aproveitamento hídrico do Brasil. No rio Paraná estão localizadas usinas hidrelétricas importantes para o país, com destaque para a Usina de Itaipu.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa A. O aquífero Guarani é uma importante reserva de água subterrânea. A sua localização está, em parte, na região da bacia Platina, na porção centro-sul do Brasil e em países do Cone Sul. Dessa maneira, percebe-se a importância da bacia, não somente pelas suas águas superficiais, mas também subterrâneas.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa D. Os chamados “brasiguaios” são populações que migraram do Brasil para o Paraguai, em especial, atraídos pelo preço da terra e pela disponibilidade hídrica da região. Os estados de Paraná e Mato Grosso do Sul fazem fronteira com o Paraguai, sendo essa uma área de abrangência da bacia Platina.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa E. O Pantanal é o bioma citado no enunciado, sendo um dos principais biomas encontrados na bacia Platina. O regime dos rios da bacia Platina influenciam diretamente na fauna e flora e também nos modos de vida pantaneiros. Os regimes cíclicos de inundação são fundamentais para o funcionamento biológico desse bioma.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado