Exercícios sobre biocombustíveis
É um tipo de combustível produzido pela biomassa e de seus derivados, que constituem matérias-primas orgânicas e não fósseis. É considerado uma fonte renovável de energia e que resulta em impactos menos danosos ao meio ambiente quando comparada aos combustíveis fósseis.
GUITARRARA, Paloma. Biocombustíveis. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biocombustiveis.htm. Adaptado.
A definição estabelecida no enunciado faz referência:
A) ao petróleo e seus derivados.
B) ao carvão mineral.
C) ao gás natural.
D) ao biocombustível.
E) à eletricidade.
Alternativa D
Os biocombustíveis são os combustíveis produzidos por meio da biomassa, ou seja, matérias orgânicas e que apresentam vantagem em relação aos tradicionais combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural), que não são renováveis e são, em geral, mais poluentes.
O etanol é um biocombustível produzido pelo processamento da cana-de-açúcar, milho, beterraba e eucalipto. No Brasil, a produção usando a cana-de-açúcar ocorre desde a década de 1970. Trata-se de um combustível que é substituição de qual combustível tradicional?
A) Diesel.
B) Gasolina.
C) Eletricidade.
D) Biodiesel.
E) Carvão.
É o combustível produzido com plantas oleaginosas, que são os vegetais que apresentam alto teor de gordura e óleos, como soja, girassol, mamona, canola, dendê, entre outros. Pode-se utilizar, também, gordura de origem animal. Indicado para veículos de grande porte, como caminhões, ônibus e tratores.
GUITARRARA, Paloma. Biocombustíveis. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biocombustiveis.htm. Adaptado.
O biocombustível descrito no enunciado é:
A) etanol.
B) gasolina.
C) biodiesel.
D) biogás.
E) diesel.
Alternativa C
O enunciado descreve como o biodiesel é produzido e suas indicações de uso. É o substituto direto do diesel tradicional, combustível indicado para veículos de grande porte. O biodiesel é renovável e menos poluente que o diesel tradicional.
O biogás é um recurso energético renovável, pois a degradação de matéria orgânica é praticamente inesgotável. Assim, gera energia ecologicamente correta, diminuindo a utilização de recursos fósseis. É composto, principalmente, por gás metano e gás carbônico.
FOGAÇA, Jennifer. Biogás. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-biogas.htm. Adaptado.
Um aspecto negativo relacionado à utilização do biogás pode ser identificado em qual alternativa?
A) Aumento das áreas agricultáveis destinadas à produção de oleaginosas.
B) Crescimento da quantidade de resíduos sólidos (lixo).
C) Geração de fertilizantes agrícolas por meio dos resíduos formados nos biodigestores.
D) Dependência de um combustível não renovável.
E) Alto grau de poluição atmosférica.
Alternativa E
Por conta da alta concentração de gás metano em sua constituição, o biogás acaba também poluindo muito o meio ambiente, contribuindo diretamente para o efeito estufa e o aquecimento global.
Aponte uma desvantagem verificada na produção ou utilização do etanol, biocombustível obtido pelo processamento da cana-de-açúcar no Brasil:
A) Não ser renovável.
B) Alto custo do combustível se comparado ao seu equivalente, a gasolina.
C) Necessidade de grandes áreas agricultáveis.
D) Elevado grau de poluição hídrica.
E) Cultivos de cana-de-açúcar adaptados a apenas um bioma brasileiro.
Alternativa C
Como a maioria das monoculturas comerciais, os cultivos de cana-de-açúcar são desenvolvidos em extensas áreas de terras agricultáveis. Uma crítica comumente associada à produção desse biocombustível diz respeito à substituição de cultivos alimentícios para a produção de cana-de-açúcar.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de energia por biocombustíveis. O país que mais produz biocombustíveis é:
A) Estados Unidos.
B) China.
C) Portugal.
D) França.
E) Rússia.
Alternativa A
A produção de biocombustíveis é uma realidade para a maioria dos países do mundo, dentro de suas condições geográficas e tecnológicas. Os Estados Unidos são o país que mais produz e consome biocombustíveis. O grande destaque é a produção de etanol via processamento do milho.
A história dos biocombustíveis no Brasil começou há bastante tempo, mais precisamente no início do século XX. Aos poucos, foram sendo introduzidas medidas e políticas voltadas ao cultivo de cana-de-açúcar e à produção do etanol, que alcançou enorme produção a partir da década de 1970, com o Programa do Álcool. A produção de biocombustíveis no Brasil sofreu uma queda considerável a partir de meados da década de 1980, e a retomada na produção e consumo aconteceu a partir da década de 1990.
GUITARRARA, Paloma. Biocombustíveis. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biocombustiveis.htm. Adaptado.
Marque a alternativa que indica corretamente uma razão para a retomada na produção e consumo do etanol, no Brasil, a partir da década de 1990.
A) Primeira crise mundial do petróleo.
B) Segunda crise mundial do petróleo.
C) Políticas de subsídios governamentais para os cultivos de cana-de-açúcar.
D) Abertura econômica do Brasil a partir da década de 1990.
E) Produção dos veículos flex — movidos por gasolina e etanol.
Alternativa E
A tecnologia dos motores flex, que possibilita que veículos possam ser abastecidos por gasolina e etanol, foi crucial para a retomada da produção e consumo de etanol no Brasil. Desde então, o setor tem crescido.
O biocombustível é uma fonte energética normalmente associada aos combustíveis de veículos, mas também é uma fonte energética capaz de gerar outros modelos de energia, como a eletricidade. Qual biocombustível é responsável pela produção de eletricidade em maior quantidade no Brasil?
A) Biogás.
B) Biodiesel.
C) Etanol.
D) Gasolina.
E) Querosene.
Alternativa A
O biogás é o biocombustível que mais gera eletricidade no Brasil. Os biodigestores instalados em propriedades rurais e em usinas de cana-de-açúcar são os grandes destaques dessa produção.
(UPE) Os biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia. Com relação a esse assunto estudado pela Geografia Econômica, assinale a alternativa CORRETA.
A) As espécies oleaginosas, a exemplo do dendê, soja, amendoim, girassol, pinhão-manso, mamona, gergelim e canola, são cultivadas no Brasil, de forma extensiva e com muita tecnologia, remodelando biomas, modificando as dinâmicas dos territórios e propiciando melhoria na qualidade de vida e fixação de sua população, principalmente as comunidades tradicionais e indígenas.
B) “Matopiba” é uma região, cujo nome advém do acrônimo das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a nova fronteira agrícola e maior produtora de biocombustíveis do país, especialmente o etanol.
C) O cultivo comercial mundial do dendê concentra-se no Sudeste Asiático, mais especificamente na Malásia, Indonésia, Tailândia, Colômbia e Nigéria. No Brasil, as unidades federativas de maior representatividade no cultivo do dendê são: Pará, Bahia, Amazonas e Paraná.
D) O uso do dendê como biocombustível é o responsável pela recente ampliação de fronteiras para sua produção no Brasil. Entretanto, além do simbolismo cultural, o óleo é usado na fabricação de alimentos processados, sabões, detergentes, graxas, lubrificantes e na síntese de medicamentos e cosméticos.
E) O gergelim é uma das oleaginosas mais antigas cultivadas no mundo, e os maiores produtores são China, Índia, México e Sudão. No Brasil, o seu cultivo foi responsável pela expansão desse biocombustível na região Sul do país e por graves conflitos agrários, visando à posse da terra.
Alternativa D
A palmeira de dendê é uma oleaginosa usada na produção de variados produtos, inclusive de biocombustíveis.
(Colégio Naval) Leia o trecho a seguir:
Um dos graves problemas que o Brasil vem enfrentando desde 2001 é a crise de energia com ameaças dos “apagões”. Para minimizar tal preocupação, muito se fala na necessidade de diversificar a matriz energética brasileira.
Assim, com relação aos biocombustíveis, assinale a opção correta.
A) A limitada disponibilidade de espécies de plantas no uso da produção de bioenergia torna o país refém da cana-de-açúcar, que possui custos elevados na produção do etanol.
B) Embora o Brasil apresente condições naturais favoráveis para a produção da cana-de-açúcar, a deficiência tecnológica para a produção do biocombustível coloca o país entre os menores índices mundiais de produtividade.
C) A expansão de áreas agricultáveis para o cultivo da cana-de-açúcar e de oleaginosas com fins energéticos ocorre em áreas de pastagens abandonadas, por isso não causam diminuição no cultivo de alimentos.
D) A produção de biodiesel realizada com matéria prima cultivada em pequenas propriedades familiares foi responsável por abastecer o mercado interno e favorecer parte da exportação do produto ao mercado norte-americano.
E) O projeto do Proálcool, ao privilegiar os usineiros, produziu alterações na organização espacial do campo, agravando os problemas relacionados à concentração de terras e ao êxodo rural, além do incentivo à monocultura.
Alternativa E
O Programa Nacional do Álcool ou Proálcool baseou-se na política de subsídios que favoreceram a grande propriedade e incentivaram a concentração fundiária no país, o êxodo rural e a monocultura.
(Unifesp) No Brasil, o biodiesel é apontado como uma alternativa para geração de energia, por
A) abrir mercados no país, já que é uma fonte de energia sem restrições socioambientais.
B) impedir o desmatamento da Amazônia, substituindo a pecuária.
C) criar empregos rurais qualificados para manipular máquinas agrícolas.
D) permitir aproveitar espécies locais e agregar famílias de baixa renda à produção.
E) ser exportável aos Estados Unidos, que não dominam tecnologia de biocombustível.
Alternativa D
A produção do biodiesel abarca vários vegetais, o que favorece a agricultura praticada em pequenas propriedades rurais com uso de mão de obra familiar.
(Enem) A Lei Federal nº. 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%, em volume, o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor. De acordo com essa lei, biocombustível é “derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”. A introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira
A) colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo.
B) provoca uma redução de 5% na quantidade de carbono emitido pelos veículos automotores e colabora no controle do desmatamento.
C) incentiva o setor econômico brasileiro a se adaptar ao uso de uma fonte de energia derivada de uma biomassa inesgotável.
D) aponta para pequena possibilidade de expansão do uso de biocombustíveis, fixado, por lei, em 5% do consumo de derivados do petróleo.
E) diversifica o uso de fontes alternativas de energia que reduzem os impactos da produção do etanol por meio da monocultura da cana-de-açúcar.
Alternativa A
A matriz energética brasileira atual é o resultado da participação do Estado e da sociedade como optantes por um modelo sustentável de desenvolvimento. Apesar das dificuldades internas nas questões sociais no campo e dos fortes interesses mundiais envolvidos em questões energéticas, a posição brasileira atual no campo das energias renováveis é cada vez mais destacada. Os biocombustíveis têm papel importante em razão do grande potencial natural e agropecuário do Brasil, o que pode acarretar produção de combustíveis alternativos capazes de diminuir a degradação ambiental, além de custos mais baixos.