Exercícios sobre biodiversidade

Resolva essa lista de exercícios e teste os seus conhecimentos sobre um tema muito importante nas principais provas e vestibulares do Brasil, que é a biodiversidade. Publicado por: Paloma Guitarrara
Questão 1

(PUC-GO) O Brasil possui uma biodiversidade que é considerada estratégica dentro dos conceitos de bioeconomia, podendo gerar riquezas do ponto de vista financeiro, com a exploração racional aliada ao uso sustentável dos recursos naturais. No Brasil, existem vários biomas, os quais abrigam considerável número de espécies endêmicas.

Sobre os biomas brasileiros, analise atentamente as proposições a seguir e marque a resposta correta:

a) O bioma Pantanal é encontrado em todos os estados do Centro-Oeste brasileiro.

b) O bioma Pampa é encontrado em clima tropical, com predominância de espécies arbóreas.

c) Grande parte do bioma Caatinga encontra-se na região Norte do Brasil, que possui clima favorável ao desenvolvimento desse tipo de vegetação.

d) O bioma Cerrado é o segundo maior do Brasil em termos de área ocupada em sua composição original.

 

Ver resposta
Resposta

Alternativa D. O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, estendendo-se por uma área de clima tropical que favorece a sua biodiversidade. O Pantanal, diferente do afirmado na alternativa A, não está presente em todos os estados do Centro-Oeste. O Pampa fica em uma região de clima subtropical, ao mesmo tempo em que a Caatinga fica no trecho semiárido da região Nordeste do país. Para saber mais sobre os biomas brasileiros, clique aqui.

Questão 2

(Fuvest) A combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve‐se principalmente à(ao):

a) descarte de garrafas PET e sacolas plásticas, aumentando a cadeia de produção de microplásticos.

b) aumento de intervenções de engenharia, como a construção de pontes e dragagens.

c) aquecimento da água do rio devido ao aumento da temperatura média nas metrópoles.

d) descarte de esgoto doméstico e industrial sem tratamento.

e) ocorrência mais frequente de longos períodos de estiagem, aumentando a evaporação.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D. Um dos principais problemas que afetam a biodiversidade de rios e ambientes aquáticos no Brasil é o descarte de efluentes urbanos sem tratamento e outras formas de poluição que são responsáveis por reduzir o volume de oxigênio dissolvido na água, além de contaminarem os ecossistemas fluviais.

Questão 3

(Enem) A extinção de espécies é uma ameaça real que afeta diversas regiões do país. A introdução de espécies exóticas pode ser considerada um fator maximizador desse processo. A jaqueira (Artocarpus heterophyllus), por exemplo, é uma árvore originária da Índia e de regiões do Sudeste Asiático que foi introduzida ainda na era colonial e se aclimatou muito bem em praticamente todo o território nacional.

Casos como o dessa árvore podem provocar a redução da biodiversidade, pois elas:

a) ocupam áreas de vegetação nativa e substituem parcialmente a flora original.

b) estimulam a competição por seus frutos entre animais típicos da região e eliminam as espécies perdedoras.

c) alteram os nichos e aumentam o número de possibilidades de relações entre os seres vivos daquele ambiente.

d) apresentam alta taxa de reprodução e se mantêm com um número de indivíduos superior à capacidade suporte do ambiente.

e) diminuem a relação de competição entre os polinizadores e facilitam a ação de dispersores de sementes de espécies nativas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A. A introdução de uma nova espécie vegetal em uma área em que ela não ocorre naturalmente diminui a biodiversidade local por conta da competição que é estabelecida com as espécies nativas. Nesse caso, a competição é um fator negativo e que pesa sobre a diversidade biológica de um ecossistema.

Questão 4

(Enem) A fragmentação dos hábitats é caracterizada pela formação de ilhas da paisagem original, circundadas por áreas transformadas. Esse tipo de interferência no ambiente ameaça a biodiversidade. Imagine que uma população de onças foi isolada em uma mata pequena. Elas se extinguiriam mesmo sem terem sido abatidas. Diversos componentes da ilha de hábitat, como o tamanho, a heterogeneidade, o seu entorno, a sua conectividade e o efeito de borda são determinantes para a persistência ou não das espécies originais.

Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a:

a) formação de micro-hábitats.

b) ampliação do efeito de borda.

c) construção de corredores ecológicos.

d) promoção da sucessão ecológica.

e) introdução de novas espécies de animais e vegetais.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C. A principal solução para a fragmentação de hábitats e para a preservação da biodiversidade em ambientes ameaçados é a construção de corredores ecológicos, que permitem o deslocamento de espécimes entre as diferentes áreas antes fragmentadas.

Questão 5

(Unesp) Fatores naturais, bem como a ação humana, podem atuar em processos de degradação ambiental. Em zonas áridas, semiáridas e subúmidas, um processo negativo característico dos solos e um de seus impactos esperados são:

a) a salinização e a retração no nível dos lençóis freáticos.

b) a compactação e o incremento de terras não agricultáveis.

c) a laterização e o aumento dos fenômenos erosivos.

d) a desertificação e a redução da biodiversidade.

e) a arenização e a diminuição da fertilidade.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D. O desmatamento aliado com os climas quentes e secos, que possuem longos períodos de estiagem, tem contribuído para a desertificação dos solos nessas regiões. Além da perda de nutrientes do solo, o que faz com que eles se tornem improdutivos, há o desaparecimento de hábitats de animais. Nesse sentido, a perda de biodiversidade afeta tanto a fauna quanto a flora.

Questão 6

(Enceja)

Mapa compara área de distribuição do cerrado em duas épocas distintas

As mudanças ocorridas na segunda metade do século XX no bioma representado devem-se à:

a) expansão da fronteira agrícola.

b) alteração dos fatores climáticos.

c) modernização da indústria brasileira.

d) intensificação do extrativismo mineral.

 

Ver resposta
Resposta

Alternativa A. A alteração no bioma Cerrado que reduziu drasticamente a sua área de abrangência e impactou negativamente a sua biodiversidade se deu por causa da expansão da fronteira agrícola brasileira a partir da década de 1970. A vegetação natural deu lugar ao plantio de commodities como a soja, o milho e o algodão, além da criação intensiva de gado.

Questão 7

(Cederj) Leia o texto a seguir.

A diversidade biológica amazônica, que sustenta historicamente a vida dos grupos indígenas e os surtos econômicos extrativistas, foi alçada ao status de biodiversidade das mais ricas do mundo. Entre as múltiplas possibilidades oferecidas pelos recursos naturais regionais, a biodiversidade se configura como a de maior capacidade de gerar riqueza e inclusão social sem destruir a natureza, abrangendo toda a escala regional, inclusive as comunidades que habitam as extensões florestais.

BECKER, B.; STENNER, C. O futuro da Amazônia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008, p. 35.

No texto, a biodiversidade amazônica é ressaltada por seu valor:

a) paisagístico, para o embelezamento das áreas urbanas.

b) científico, para o proveito de laboratórios estrangeiros.

c) estratégico, para o desenvolvimento sustentável da região.

d) econômico, para o enriquecimento das firmas multinacionais.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C. Bertha Becker e Cláudio Stenner, no excerto apresentado, ressaltam o valor estratégico da biodiversidade amazônica. Estratégico não para os agentes econômicos que exploram a floresta, mas sim para a promoção do desenvolvimento sustentável, em harmonia com a natureza e com as comunidades tradicionais que dependem da floresta para a sua subsistência.

Questão 8

(Unicamp) A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta?

a) A diversidade de espécies diminui com o aumento da produtividade do ecossistema.

b) A diversidade de espécies diminui com o aumento da heterogeneidade espacial do ecossistema.

c) A diversidade de espécies diminui com o aumento da latitude.

d) A diversidade de espécies em recifes de coral é a menor entre os ecossistemas marinhos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C. A diversidade de espécies de animais e de plantas é menor nas áreas de maior latitude do planeta Terra, que são áreas menos produtivas em termos de ecossistema. Por essa razão, podemos afirmar que a diversidade diminui com o aumento da latitude.

Questão 9

(UECE) A variedade de biomas existentes no Brasil reflete a riqueza de espécies vegetais e animais e, por este motivo, o nosso país é o principal dentre os chamados países megadiversos. Muitas das espécies encontradas aqui são endêmicas e muitas plantas, economicamente importantes, são brasileiras. Com relação à biodiversidade, coloque V, para as afirmações verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Atualmente, em virtude da conscientização ecológica, a diversidade biológica se constitui como base das atividades agrícolas no Brasil.

( ) Quanto maior o número de espécies menor a estabilidade dos ecossistemas devido às tensões resultantes da competição nesses ambientes.

( ) A diversidade biológica é mais elevada em áreas quentes e úmidas como acontece em regiões tropicais.

( ) Apesar de ser tipicamente brasileira, a caatinga é um ecossistema pobre em diversidade e, por isso, um dos menos degradados do país.

( ) A introdução de espécies exóticas em um ambiente pode levar à extinção de outras espécies que nele ocorrem naturalmente.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima pra baixo.

a) V, V, F, F, V.

b) F, F, V, F, V.

c) V, V, V, F, F.

d) F, F, F, V, V.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B.

  • (F) A biodiversidade não é levada em consideração na realização das atividades agrícolas. Pelo contrário, é justamente a expansão das áreas produtivas no país que tem causado a diminuição da diversidade biológica animal e vegetal em biomas como a Amazônia e o Cerrado, principalmente.

  • (F) O número total de espécies em um ecossistema não define a sua estabilidade ou falta dela. Na verdade, o aumento repentino de uma determinada espécie comparativamente a outras ou a morte de um grande número de representantes de uma espécie são distúrbios que poderiam afetar o equilíbrio dos ecossistemas.

  • (V) Áreas em latitudes mais baixas, que são quentes e úmidas, têm maior biodiversidade.

  • (F) A Caatinga é um bioma que apresenta elevada biodiversidade. Além disso, apresenta elevado nível de degradação por causa de fatores antrópicos e climáticos.

  • (V) A introdução de espécies exóticas gera uma competição com as nativas, podendo causar o seu desaparecimento.

Questão 10

(Unesp) Discursos e opiniões e ajuda econômica se expressam em restrições às decisões sobre o uso do território. Os novos recortes territoriais significam proteção da natureza, da biodiversidade e das populações tradicionais, mas também implicam a retirada de extensas parcelas do território do circuito produtivo nacional e restrições à plena decisão do Estado brasileiro sobre o uso do território. As restrições territoriais associadas às ações ambientalistas orientam-se por um modelo endógeno, que visa a preservação ou o uso dos recursos naturais locais pelas populações locais.

(Bertha K. Becker. Por que não perderemos a soberania sobre a Amazônia? In: Edu Silvestre de Albuquerque (org).Que país é esse?, 2005. Adaptado.)

Constituem-se em novos recortes territoriais, ou em novas formas de regulação do uso do território, que contribuem para a conservação dos recursos florestais:

a) unidades de conservação, terras indígenas e fronteiras agropecuárias.

b) polos de produção metal-mecânica, reservas particulares do patrimônio natural e estações ecológicas.

c) terras indígenas, reservas extrativistas e unidades de conservação.

d) parques industriais, polos de colonização agropecuário e terras indígenas.

e) áreas de proteção ambiental, projetos de exploração mineral e reservas biológicas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C. A demarcação de terras indígenas, reservas extrativistas que são utilizadas pelas comunidades tradicionais que habitam a região e as unidades de conservação são algumas das formas de ordenamento territorial que auxiliam na conservação dos recursos da floresta e da sua biodiversidade, afastando, ao menos legalmente, agentes econômicos que visam à exploração intensiva desse tipo de ecossistema.

Questão 11

(IF-RR) Tanto a comunidade científica internacional quanto governos e entidades não-governamentais ambientalistas vêm alertando para a perda da diversidade biológica em todo o mundo e particularmente nas regiões tropicais. A degradação biótica que está afetando o planeta encontra raízes na condição humana contemporânea, agravada pelo crescimento explosivo da população humana e pela distribuição desigual da riqueza. A perda da diversidade biológica envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos.

Dos principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade, qual não está correto?

a) Uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento.

b) Exploração excessiva de espécies de plantas e animais.

c) Conquista e incorporação dos hábitats.

d) Contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes.

e) Mudanças climáticas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C. Todos os processos mencionados são derivados da ação antrópica e da intervenção dos seres humanos no meio natural, com exceção da conquista e incorporação dos hábitats. Esses processos não somente podem acontecer de forma natural, como auxiliam na manutenção e mesmo no ganho de biodiversidade.

Questão 12

(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão 12 com base no gráfico abaixo, o qual expressa que a biodiversidade não é distribuída igualmente na Terra.

Gráfico compara biodiversidade e latitude

A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo _________ nas regiões ________ do que nos climas _________.

a) maior – termais – tropicais.

b) maior – tropicais – temperados.

c) menor – equatoriais – temperados.

d) menor – equatoriais – termais.

e) menor – tropicais – termais.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B. Como mostra o gráfico e nossos conhecimentos sobre biodiversidade, ela é maior nos trópicos comparativamente às zonas de clima temperado, que estão localizadas em maior latitude.

Leia o artigo