Topo
pesquisar

Exercícios sobre forças dipolo induzido-dipolo induzido

Exercícios de Química

Esta lista de exercícios aborda situações diversas em que as forças dipolo induzido-dipolo induzido ocorrem e as características dos materiais afetados por elas. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Um determinado material, encontrado no estado sólido na natureza, apresenta como características insolubilidade em água, baixos pontos de fusão e de ebulição e a capacidade de funcionar como um isolante elétrico se estiver no estado líquido. Assim, a partir dessas informações, podemos afirmar que as forças intermoleculares, que mantêm a matéria no estado sólido, são denominadas:

a) dipolo induzido

b) ligação covalente

c) ligação iônica

d) ligação metálica

e) ponte de hidrogênio

questão 2

Em qual dos pares de substâncias puras abaixo, ambas no estado sólido, são encontradas em cada um delas, simultaneamente, ligações covalentes e ligações ou forças de London?

a) Cloro e óxido de estanho IV.

b) Dióxido de carbono e benzeno.

c) Bromo e óxido de alumínio.

d) Ferro e óxido de magnésio.

e) Cloreto de sódio e sulfato de cobre II.

questão 3

(Unip-SP) Considere a vaporização e o craqueamento (cracking) do hidrocarboneto C14H30.

I. vaporização: C14H30(l) → C14H30(g)

II. craqueamento: C14H30(l) → C10H22 + C4H8

Na vaporização e no craqueamento, ocorre ruptura de ligações denominadas, respectivamente:

a) covalentes e covalentes.

b) Van der Waals e covalentes.

c) pontes de hidrogênio e covalentes.

d) pontes de hidrogênio e Van der Waals.

e) covalentes e Van der Waals.

questão 4

(UFC-CE) Recentemente, uma pesquisa publicada na revista Nature (Ano: 2000, vol. 405, pg. 681) mostrou que a habilidade das lagartixas (víboras) em escalar superfícies lisas como uma parede, por exemplo, é resultado de interações intermoleculares. Admitindo que a parede é recoberta por um material apolar e encontra-se seca, assinale a alternativa que classifica corretamente o tipo de interação que prevalece entre as lagartixas e a parede, respectivamente:

a) íon – íon.

b) íon – dipolo permanente.

c) dipolo induzido – dipolo induzido.

d) dipolo permanente – dipolo induzido.

e) dipolo permanente – dipolo permanente.

respostas
Questão 1

Letra A. O enunciado descreve as características do material que estão relacionadas com a coesão de suas moléculas, como o ponto de fusão e o ponto de ebulição, ou seja, as forças intermoleculares. No exercício, as forças indicadas são a dipolo induzido e a ponte de hidrogênio, sendo a primeira aquela que apresenta sempre o menor ponto de fusão e ebulição.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

a- O cloro (Cl2) possui ligação covalente e, por ser apolar, tem suas moléculas unidas por forças de London. Já o óxido de estanho é um composto iônico e, por isso, suas unidades são unidas pela força dipolo permanente.

b- O dióxido de carbono (CO2) e o benzeno são formados por ligações covalentes e, por serem apolares, têm suas moléculas unidas por forças de London.

c- O bromo (Br2) apresenta ligação covalente e, por ser apolar, tem suas moléculas unidas por forças de London. Já o óxido de alumínio é um composto iônico, por isso, suas unidades são unidas pela força dipolo permanente.

d- O ferro é um composto metálico, que tem suas unidades atômicas unidas por um mar de elétrons. Já o óxido de magnésio é um composto iônico, por isso suas unidades são unidas pela força dipolo permanente.

e- Ambas as substâncias são compostos iônicos, por isso suas unidades são unidas pela força dipolo permanente.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. Na vaporização, temos a mudança de estado físico, o que ressalta o rompimento das forças que mantêm as moléculas coesas. Como as moléculas são de um hidrocarboneto, logo as forças são de Van der Waals ou de London.

Já no craqueamento, temos o rompimento de ligações químicas entre os átomos que formam a molécula (hidrocarboneto), composta apenas por ligações covalentes.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C. A resposta é dipolo induzido–dipolo induzido porque o texto enfatiza que o material da parede é apolar.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola