Exercícios sobre forças dipolo induzido-dipolo induzido
Um determinado material, encontrado no estado sólido na natureza, apresenta como características insolubilidade em água, baixos pontos de fusão e de ebulição e a capacidade de funcionar como um isolante elétrico se estiver no estado líquido. Assim, a partir dessas informações, podemos afirmar que as forças intermoleculares, que mantêm a matéria no estado sólido, são denominadas:
a) dipolo induzido
b) ligação covalente
c) ligação iônica
d) ligação metálica
e) ponte de hidrogênio
Letra A. O enunciado descreve as características do material que estão relacionadas com a coesão de suas moléculas, como o ponto de fusão e o ponto de ebulição, ou seja, as forças intermoleculares. No exercício, as forças indicadas são a dipolo induzido e a ponte de hidrogênio, sendo a primeira aquela que apresenta sempre o menor ponto de fusão e ebulição.
Em qual dos pares de substâncias puras abaixo, ambas no estado sólido, são encontradas em cada um delas, simultaneamente, ligações covalentes e ligações ou forças de London?
a) Cloro e óxido de estanho IV.
b) Dióxido de carbono e benzeno.
c) Bromo e óxido de alumínio.
d) Ferro e óxido de magnésio.
e) Cloreto de sódio e sulfato de cobre II.
Letra B
a- O cloro (Cl2) possui ligação covalente e, por ser apolar, tem suas moléculas unidas por forças de London. Já o óxido de estanho é um composto iônico e, por isso, suas unidades são unidas pela força dipolo permanente.
b- O dióxido de carbono (CO2) e o benzeno são formados por ligações covalentes e, por serem apolares, têm suas moléculas unidas por forças de London.
c- O bromo (Br2) apresenta ligação covalente e, por ser apolar, tem suas moléculas unidas por forças de London. Já o óxido de alumínio é um composto iônico, por isso, suas unidades são unidas pela força dipolo permanente.
d- O ferro é um composto metálico, que tem suas unidades atômicas unidas por um mar de elétrons. Já o óxido de magnésio é um composto iônico, por isso suas unidades são unidas pela força dipolo permanente.
e- Ambas as substâncias são compostos iônicos, por isso suas unidades são unidas pela força dipolo permanente.
(Unip-SP) Considere a vaporização e o craqueamento (cracking) do hidrocarboneto C14H30.
I. vaporização: C14H30(l) → C14H30(g)
II. craqueamento: C14H30(l) → C10H22 + C4H8
Na vaporização e no craqueamento, ocorre ruptura de ligações denominadas, respectivamente:
a) covalentes e covalentes.
b) Van der Waals e covalentes.
c) pontes de hidrogênio e covalentes.
d) pontes de hidrogênio e Van der Waals.
e) covalentes e Van der Waals.
Letra B. Na vaporização, temos a mudança de estado físico, o que ressalta o rompimento das forças que mantêm as moléculas coesas. Como as moléculas são de um hidrocarboneto, logo as forças são de Van der Waals ou de London.
Já no craqueamento, temos o rompimento de ligações químicas entre os átomos que formam a molécula (hidrocarboneto), composta apenas por ligações covalentes.
(UFC-CE) Recentemente, uma pesquisa publicada na revista Nature (Ano: 2000, vol. 405, pg. 681) mostrou que a habilidade das lagartixas (víboras) em escalar superfícies lisas como uma parede, por exemplo, é resultado de interações intermoleculares. Admitindo que a parede é recoberta por um material apolar e encontra-se seca, assinale a alternativa que classifica corretamente o tipo de interação que prevalece entre as lagartixas e a parede, respectivamente:
a) íon – íon.
b) íon – dipolo permanente.
c) dipolo induzido – dipolo induzido.
d) dipolo permanente – dipolo induzido.
e) dipolo permanente – dipolo permanente.
Letra C. A resposta é dipolo induzido–dipolo induzido porque o texto enfatiza que o material da parede é apolar.