Whatsapp

Exercícios sobre as camadas da Terra

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios de Geografia permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as características das camadas que formam a estrutura interna e externa do planeta Terra. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A crosta terrestre é a menor camada em espessura do planeta Terra. Ela é dividida nas porções continentais e oceânicas e possui um papel fundamental no desenvolvimento das atividades humanas. A crosta terrestre também é chamada de:

A) biosfera.

B) litosfera.

C) mesosfera.

D) troposfera.

E) endosfera.

questão 2

A camada intermediária do planeta Terra é a de maior espessura, sendo formada por diferentes tipos de rochas, que sofrem influências das altas temperaturas internas do planeta. Essa camada recebe o nome de:

A) manto.

B) crosta.

C) litosfera.

D) biosfera.

E) hidrosfera.

questão 3

A astenosfera é uma pequena porção do manto superior, localizada logo abaixo da crosta terrestre, que possui características plásticas na sua formação. A astenosfera é responsável pela:

A) diminuição dos tremores de terra na superfície terrestre.

B) movimentação das placas tectônicas, que formam a litosfera.

C) constituição rochosa da superfície da crosta terrestre.

D) formação das rochas magmáticas que compõem o planeta.

E) emissão de ondas do campo magnético do planeta.

questão 4

O ________________ é um composto pastoso formado pela liquefação das rochas no interior do planeta Terra, em especial no manto. Por meio do seu resfriamento, são formadas as rochas ígneas.

Qual o termo que completa corretamente a lacuna acima?

A) Vapor.

B) Magma.

C) Granito.

D) Ferro.

E) Níquel.

questão 5

Qual o nome da descontinuidade que marca a transição entre a crosta terrestre e o manto?

A) Mohorovicic.

B) Pacífico.

C) Nazca.

D) Gutenberg.

E) Krakatoa.

questão 6

O núcleo é a camada mais interna do planeta Terra. Com relação ao núcleo, assinale a afirmativa correta.

A) O núcleo é dividido em três porções em razão da sua composição.

B) O núcleo é formado basicamente por ferro e níquel.

C) O núcleo está localizado logo abaixo da crosta terrestre.

D) O núcleo possui uma parte externa sólida e extremamente rígida.

E) O núcleo possui uma parte interna líquida formada por magma.

questão 7

As camadas da Terra formam uma complexa estrutura, que resulta em diversos fenômenos geográficos. São fenômenos que possuem influência dos processos que ocorrem no interior da Terra, exceto:

A) falhamento de placas tectônicas.

B) formação de rochas magmáticas.

C) ocorrência de tremores de terra.

D) processo de erupção de vulcões.

E) aumento da precipitação terrestre.

questão 8

A partir das características das camadas terrestres, pode-se afirmar que:

A) a crosta terrestre é formada por uma única placa tectônica.

B) o núcleo é formado por magma em estado líquido e pastoso.

C) o manto é responsável pelo magnetismo do planeta Terra.

D) o manto é uma camada sólida formada por ferro e níquel.

E) a crosta terrestre é a camada mais externa do planeta Terra.

questão 9

(UFRR-2016) Considerando a figura abaixo, apresentando as diferentes camadas geológicas da Terra, identifique a correspondência correta das camadas.

Fonte: adaptado de CPRM, 2016.

A) I – Núcleo Térmico, II – Núcleo adjacente, III – Manto aquecido, IV – Manto esfriado e V – Crosta.

B) I – Núcleo, II – Núcleo posterior, III – Manto aquecido, IV – Manto esfriado e V – Estratosfera.

C) I – Núcleo, II – Esferoide, III – Manto inferior, IV – Manto externo e V – Crosta.

D) I – Crosta elipsoidal, II – Núcleo posterior, III – Manto inferior, IV – Manto externo e V – Crosta continental.

E) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto Inferior, IV – Manto Superior e V – Crosta.

questão 10

(Famerp - 2016) Os terremotos e os tsunamis são eventos que passaram a ser melhor compreendidos com o estudo da estrutura interna da Terra, especialmente a partir da:

A) verificação da alta densidade dos materiais que compõem a crosta terrestre, cuja composição, rica em magnésio, ferro e silício, promove falhas e rupturas.

B) descoberta do campo magnético gerado pelo núcleo terrestre, cuja interferência provoca instabilidade na consolidação do embasamento rochoso.

C) identificação das espessuras de cada camada, cuja proporcionalidade explica a fragilidade da porção mais externa.

D) constatação de que a crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma.

E) coleta de amostras ao longo das diferentes camadas, cujos materiais permitiram identificar graus de porosidade e resistência distintos.

questão 11

(UCPEL-2007) Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo. Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

A) Movimento tectônico.

B) Epirogênese.

C) Vulcanismo.

D) Desmoronamento.

E) Erosão.

questão 12

(PUCRS-2014) No croqui, a camada identificada com o número 2 corresponde _________ do planeta.

A) à crosta.

B) à litosfera.

C) à astenosfera.

D) ao manto.

E) ao núcleo.

respostas
Questão 1

Alternativa B. O nome litosfera é utilizado como sinônimo para a crosta terrestre, pois remete à fina camada que recobre o planeta, sendo formada por rochas e solo. A litosfera é a camada mais externa da Terra.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa A. O manto é a camada intermediária do planeta Terra, localizada entre a crosta terrestre e o núcleo. Ele tem como característica principal a formação do magma, componente pastoso formado por restos de rochas que passam pelo processo de liquefação.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa B. A astenosfera é uma camada plástica localizada logo abaixo da crosta terrestre. A partir das correntes de convecção oriundas da movimentação do magma no manto terrestre, a astenosfera produz movimentos nas placas tectônicas.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa B. O magma é o composto pastoso formado por meio do processo de liquefação das rochas do interior da Terra. As condições de temperatura e pressão no manto favorecem a formação desse composto, que é lançado na superfície terrestre por meio das erupções vulcânicas. O magma, quando atinge a superfície da Terra, é denominado lava.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa A. As descontinuidades são as demarcações de passagem de uma camada terrestre para outra. No caso da passagem entre a crosta terrestre e o manto, a descontinuidade é chamada de Mohorovicic. Esse nome é uma homenagem ao astrofísico Andrija Mohorovičić (1857-1936), que foi o pioneiro na identificação dessa descontinuidade.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa B. O núcleo é a camada mais interna do planeta Terra, sendo, até os dias atuais, a menos estudada pelos cientistas. A principal característica do núcleo é a sua formação, composta de ferro e níquel.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa E. A precipitação, ou seja, as chuvas, são o único fenômeno citado que não depende dos processos que ocorrem no interior do planeta Terra. A formação da chuva ocorre na superfície terrestre por meio de um processo chamado ciclo hidrológico.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa E. A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta Terra. Ela também é a camada mais fina, formada por partes continentais e oceânicas, sendo o principal local de atuação dos fenômenos geográficos.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa E. O desenho parte da camada mais interna para a mais externa do planeta. Dessa maneira, a ordem correta é núcleo (interno e externo); manto (inferior e superior) e crosta terrestre.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa D. Os fenômenos geológicos, como os terremotos e tsunamis, são oriundos do processo de movimentação das placas tectônicas. Essa movimentação se dá por meio da energia liberada pelo contato dessas placas, com ação direta da astenosfera, que se movimenta por meio da ação das correntes de convecção no magma.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa A. O agente interno do relevo mencionado no enunciado da questão é o movimento tectônico, também chamado de terremoto. Esse agente é oriundo da movimentação das placas tectônicas, que formam a crosta terrestre e transformam a paisagem terrestre, por meio das modificações do relevo.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa D. O número 2 corresponde à camada intermediária do planeta Terra, que é o manto. Ele está localizado entre a crosta terrestre (número 1) e o núcleo externo (número 3). No desenho, o número 4 refere-se ao núcleo interno.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado