Exercícios sobre chuva ácida
(IMA) A chuva ácida é um grande problema ambiental dos países industrializados. Assinale a alternativa que apresenta a causa principal da chuva ácida:
A) Falta de limpeza dos logradouros públicos.
B) Efeito estufa.
C) Queimadas de florestas.
D) Grande concentração de poluentes químicos na atmosfera.
Alternativa D.
A emissão de gases poluentes na atmosfera é a principal causa da chuva ácida, uma vez que os elementos em suspensão, como o óxido de enxofre e o óxido de nitrogênio, reagem com a água e dão origem a ácidos que são prejudiciais ao meio ambiente.
(Urca) A formação de chuvas ácidas trata-se de um problema moderno, que teve origem a partir do grande crescimento dos centros urbanos que são altamente industrializados. Depois que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos carros despejam no ar a sujeira da combustão, uma parte da poluição reage com o vapor da água e outros componentes da atmosfera.
Os principais gases poluentes responsáveis por gerar a chuva ácida são:
A) Dióxido de Carbono (CO2), Óxido de Enxofre (SOX), Óxido de Nitrogênio (NOX).
B) Óxido de Enxofre (SOX), Mercúrio (Hg), Dióxido de Carbono (CO2).
C) Óxido de Enxofre (SOX), Dióxido de Carbono (CO2), Sulfeto de Prata (Ag2S).
D) Dióxido de Carbono (CO2), Óxido de Enxofre (SOX), Sulfeto de Ferro (FeS).
E) Sulfeto de Prata (Ag2S), Sulfeto de Ferro (FeS), Óxido de Enxofre (SOX).
Alternativa A.
O óxido de enxofre, o óxido de nitrogênio e o gás carbônico são os três poluentes que estão presentes em grande quantidade no ar de grandes metrópoles e de áreas industriais, sendo eles os principais causadores da chuva ácida.
(Fundatec) A emissão de poluentes no ar causa uma série de efeitos nocivos ao homem e à natureza, dentre eles a chuva ácida, que, no Brasil, tem como principal área de ocorrência a(o):
A) Floresta Amazônica.
B) Caatinga.
C) Eixo Rio-São Paulo.
D) Pantanal.
E) Pampa gaúcho.
Alternativa C.
A principal ocorrência da chuva ácida, no Brasil, acontece em áreas que são densamente urbanizadas e que apresentam alta concentração de indústrias e de veículos, como é o caso do eixo Rio-São Paulo. É importante lembrar que esse fenômeno pode ser observado em grandes cidades de todo o país, mas a sua intensidade é maior entre as duas maiores capitais do país.
(Funrio) A Revolução Industrial do século XVIII trouxe vários avanços tecnológicos e mais rapidez na forma de produzir, por outro lado originou uma significativa alteração na qualidade do ar atmosférico. No mundo e, em particular no Brasil, um dos principais problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente. Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. São lançados no ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de carbono (CO) que podem ser transportados por muitos quilômetros;
II. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar;
III. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais;
IV. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
Dessas afirmativas, está(ão) correta(s):
A) Apenas I.
B) Apenas III.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas II e III.
E) Apenas I, II e IV.
Alternativa C.
A única afirmativa incorreta é a de número IV. As chuvas ácidas apresentam pH baixo, inferior a 7. A água destilada é neutra e, por isso, apresenta pH igual a sete. Valores superiores a esse limite representam substâncias básicas e não substâncias ácidas.
A imagem abaixo mostra, de forma simplificada, a ocorrência de um dos principais problemas ambientais urbanos: a chuva ácida.
A chuva ácida é o resultado da combinação entre a poluição atmosférica e a água contida nas nuvens. Quando a precipitação acontece, ela carrega os ácidos que se formaram a partir da reação entre a água e os elementos em suspensão na atmosfera. Leia atentamente as alternativas a seguir e assinale aquela que lista corretamente os dois principais ácidos presentes em uma chuva ácida:
A) dióxido de carbono e óxido de nitrogênio.
B) ácido sulfúrico e ácido fosfórico.
C) ácido clorídrico e ácido nitroso.
D) ácido sulfúrico e ácido nitroso.
E) óxido de enxofre e óxido de nitrogênio.
Alternativa D.
O ácido sulfúrico e o ácido nitroso são os dois principais componentes ácidos da chuva ácida. Eles se formam a partir da reação do óxido de enxofre e do óxido de nitrogênio, respectivamente, com a água em suspensão na atmosfera.
(Idecan) A chuva ácida é a consequência mais imediata do uso de combustíveis fósseis introduzida pela industrialização. São consideradas as principais consequências da chuva ácida, EXCETO:
A) Contaminação de lençóis freáticos.
B) Melhoria na qualidade de vida da população.
C) Prejuízos à vegetação natural e às plantações.
D) Destruição da vida vegetal e animal em lagos e rios.
Alternativa B.
A chuva ácida não melhora a qualidade de vida da população. A degradação dos recursos naturais que é ocasionada por esse fenômeno já é prejudicial para os seres humanos, mas, além disso, a chuva ácida pode causar o desenvolvimento de doenças respiratórias, por exemplo.
(Consuplan – IBGE) A chuva ácida é uma consequência da industrialização, significando uma associação entre água das chuvas e gases poluentes como o dióxido de enxofre e o óxido de nitrogênio que são produzidos pela queima de combustíveis fósseis, transformando-se em ácido sulfúrico e ácido nítrico. Seus efeitos são devastadores para o meio ambiente e, embora sua ocorrência seja mais acentuada no leste dos Estados Unidos e na Europa Ocidental, no Brasil já há registro desse fenômeno, que teve como consequência mais grave e direta:
A) a destruição de áreas da Mata Atlântica nas encostas da Serra do Mar, no século passado, na região de Cubatão, São Paulo.
B) o aumento do índice de queimadas na Floresta Amazônica, em consequência do crescimento dos rebanhos de gado no entorno.
C) a depredação das Matas de Araucárias no Norte do Paraná, próxima as regiões industriais do interior do estado de São Paulo.
D) a contaminação de mananciais de água que abastecem as principais cidades do Sudeste onde o fenômeno já ocorre com frequência.
E) o assoreamento das encostas e margens dos rios gerando sérios problemas em períodos chuvosos, como desmoronamentos de encostas e enchentes.
Alternativa A.
A indústria petroquímica de Cubatão foi responsável pela intensa emissão de poluentes na atmosfera durante a década de 1980, o que resultou na ocorrência de chuvas ácidas que promoveram parte da degradação da Mata Atlântica na região da Serra do Mar, no estado de São Paulo.
(Fundatec) Sobre as deposições ácidas, popularmente conhecidas como chuvas ácidas, de acordo com Christopherson e Birkeland (2017), analise as assertivas abaixo:
I. Podem ocorrer como neve ácida, fenômeno que foi constatado na década de 1980 no arquipélago de Svalbard.
II. Causam problemas ambientais que afetam os solos, pois matam micro-organismos, provocando o declínio de nutrientes nos solos atingidos.
III. Provocaram impactos ambientais nas florestas da Europa Oriental devido à sua longa história com queima de carvão e à densidade de atividade industrial.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
Alternativa E.
Todas as afirmativas acima estão corretas. Assim como a chuva ácida, a neve ácida pode acontecer em áreas muito frias em que essa é a principal forma de precipitação, a exemplo do arquipélago de Svalbard, que pertence à Noruega e que fica situado próximo ao Ártico. O fenômeno da neve ácida naquele território foi o resultado da emissão de partículas poluentes pela erupção de um vulcão. Considerando as chuvas ácidas, elas são, sim, comuns na Europa Oriental pelos motivos mencionados e causam severos danos ao solo, à vegetação e aos corpos hídricos.
(UFRGS) As chuvas ácidas são causadas pelas alterações humanas nos ciclos do:
A) carbono e do fósforo.
B) carbono e do enxofre.
C) carbono e da água.
D) nitrogênio e do enxofre.
E) nitrogênio e do fósforo.
Alternativa D.
As chuvas ácidas são causadas pela intensificação da presença de elementos como o nitrogênio e o enxofre na atmosfera, o que se dá principalmente pela atividade industrial, portanto, pela alteração humana no ciclo natural de ambos os elementos.
(Unir) Sobre chuva ácida, analise as afirmativas.
I - É um dos principais problemas ambientais nos países industrializados, formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis.
II - É composta por diversos ácidos como óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre que provocam danos no solo, nas plantas, nas construções históricas, nos animais marinhos e terrestres.
III - Nas décadas de 70 e 80 do século XX, na cidade de Cubatão, litoral de São Paulo, provocou muitos danos ao meio ambiente, com casos de crianças que nasceram com defeitos físicos.
IV - Pode ocorrer em áreas afastadas dos centros industriais poluidores devido à circulação da atmosfera.
Estão corretas as afirmativas:
A) I, II e IV, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II, III e IV.
D) II, III e IV, apenas.
E) I e II, apenas.
Alternativa C.
Todas as afirmativas descrevem corretamente causas e consequências do fenômeno da chuva ácida. Ela é ocasionada pela intensa queima de combustíveis fósseis, o que intensificou a presença de elementos poluentes na atmosfera. Por mais que seja comum em grandes centros urbanos, a circulação da atmosfera pode carregar essas partículas em suspensão para áreas longínquas, causando a precipitação ácida em outras regiões com menor densidade industrial e urbana.
(IFSul) Observe a imagem abaixo.
Os gases liberados para a atmosfera por automóveis e indústrias, quando reagem com a água da chuva, formam a chuva ácida.
Sobre a chuva ácida, são feitas as seguintes afirmações:
I. Os ácidos formados na chuva ácida são SO3 e NO2.
II. Os ácidos formados na chuva ácida são H2SO4 e HNO3.
III. A chuva ácida pode diminuir o pH da água dos lagos e rios.
IV. Os ácidos formados pela chuva ácida são o sulfídrico e o nítrico.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I e III.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) II, III e IV.
Alternativa B.
Estão corretas as afirmativas II e III. A afirmativa I está incorreta porque os elementos descritos são os gases que reagem com a água para, então, darem origem aos ácidos descritos de forma acertada no item II, que são o ácido sulfúrico e o ácido nítrico. A afirmativa IV está incorreta porque o ácido sulfídrico não é formado no processo de acidificação das chuvas.
Observe a imagem abaixo. Ela mostra um dos efeitos da chuva ácida no meio urbano, que é a corrosão de monumentos construídos em materiais como o calcário e o mármore.
Apesar de comumente associada às cidades e tratada como um problema ambiental urbano, a chuva ácida afeta também o meio rural. Uma das consequências desse fenômeno em áreas afastadas das cidades é:
A) o aumento da temperatura dos rios e dos lagos, causando proliferação de nutrientes.
B) a intensificação de processos como a remoção de nutrientes do solo e a sua contaminação.
C) a aceleração do crescimento e do desenvolvimento das plantas e dos vegetais.
D) a contaminação de reservatórios de água superficiais, não afetando mananciais subterrâneos
E) a intensificação do aquecimento global e das mudanças climáticas.
Alternativa B.
A chuva ácida afeta a presença de nutrientes do solo e pode ocasionar a sua contaminação, o que afeta diretamente a biodiversidade que se desenvolve através dele, em especial as plantas e os vegetais. Da mesma forma, mananciais são afetados por causa de processos como a infiltração e o escoamento superficial.
Ferramentas



