Exercícios sobre a Chuva ácida
(UFF/1997) Sabe-se hoje, que a "chuva ácida" prejudica tanto os ecossistemas terrestres quanto os aquáticos. Seus efeitos acarretam problemas de desenvolvimento e sobrevivência de muitos animais. Maior controle sobre as indústrias e utilização de equipamentos antipoluição representam medidas que podem conduzir à diminuição da ocorrência desse fenômeno.
Descreva de forma sucinta como ocorre esse tipo de precipitação.
A chuva ácida é provocada pela grande emissão de gases poluentes na atmosfera, principalmente o óxido de nitrogênio (NOx), o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de carbono (CO2) liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis, especialmente o carvão mineral. Esses gases reagem com as águas das chuvas, o resultado é a formação do ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que depois se precipitam em forma de chuva, neve ou neblina, esse processo caracteriza as chuvas ácidas.
A ocorrência de chuva ácida é constatada em várias partes do planeta, no entanto, esse fenômeno é mais comum em alguns países. Quais os países mais afetados pela chuva ácida?
As chuvas ácidas atingem várias nações, entretanto, são mais comuns em regiões industrializadas e com grande fluxo de automóveis. Os países onde há maior incidência de chuvas ácidas são os do Hemisfério Norte, pois neles a atividade industrial é mais intensa, fato que promove grande emissão de gases poluentes na atmosfera. Os mais afetados são: Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Tailândia, Japão, além da maioria dos países europeus.
No Brasil, a chuva ácida ocorre com mais frequência em São Paulo.
A emissão de óxido de nitrogênio (NOx), dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de carbono (CO2) na atmosfera reage com as nuvens que se precipitam com ph (potencial hidrogeniônico) baixo, caracterizando as chuvas ácidas. Esse fenômeno tem consequências desastrosas para o meio ambiente. Cite os principais.
As chuvas ácidas apresentam diversas consequências negativas, entre elas estão:
- A corrosão de monumentos históricos e estátuas;
- Danifica construções como, por exemplo, edifícios;
- Destruição de florestas;
- Causa erosão em blocos rochosos;
- Contaminação da água potável;
- Desequilíbrio nos ecossistemas aquáticos;
- Afeta as plantações;
- Prejudica a saúde humana.
(PUC-PR) A industrialização europeia teve como base energética o uso do carvão mineral. Até hoje, mesmo com a ampliação do uso de petróleo, da energia hidrelétrica e das usinas nucleares, o carvão permanece como importante fonte energética, principalmente, nos países da Europa Oriental. Ocorre, porém, que a queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode provocar o aumento do volume do dióxido de enxofre na atmosfera e, com isso, o fenômeno:
a) da chuva ácida.
b) do vento geotrópico.
c) da rarefação do ar.
d) desertificação.
e) da redução da ionosfera.
a) Verdadeiro – a queima do carvão mineral libera grandes quantidades de dióxido de enxofre (SO2), que em reação com as partículas de água que formam as nuvens tem como resultado o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que depois se precipitam em forma de chuva, neve ou neblina, esse processo caracteriza as chuvas ácidas.
b) Falso – A queima do carvão mineral e o consequente lançamento de gases poluentes na atmosfera não possuem relação com o vento geotrópico.
c) Falso – A rarefação do ar não apresenta relação com a emissão de dióxido de enxofre na atmosfera.
d) Falso – A desertificação é a redução da capacidade produtiva do solo, portanto, é uma das consequências das chuvas ácidas.
e) Falso – A ionosfera é uma das camadas da atmosfera, localizada entre 60 e 600 quilômetros de altitude. A queima do carvão mineral não provoca a redução da ionosfera.
(UEG) A água da chuva é normalmente ácida. Porém a presença de poluentes no ar atmosférico (ácido sulfúrico, ácido clorídrico, trióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio) torna a água da chuva mais ácida ainda. Sobre esse fenômeno, é INCORRETO afirmar:
a) As áreas mais afetadas pelas chuvas ácidas estão no Hemisfério Norte, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e nos países europeus.
b) As indústrias na Alemanha, no Reino Unido e na França emitem grande quantidade de poluentes contribuindo para acidificar os lagos da Escandinávia.
c) No Brasil, esse fenômeno não ocorre de forma significativa em função do recente processo de industrialização e da desconcentração industrial.
d) As chuvas ácidas causam impactos também na cobertura vegetal; algumas florestas não estão resistindo a essa agressão, como é o caso da Floresta Negra.
a) Verdadeiro – As regiões mais afetadas pela chuva ácida estão localizadas no Hemisfério Norte, atingindo, principalmente, os Estados Unidos, Canadá, os países europeus e a China, pois essas nações são extremamente industrializadas, onde para o desenvolvimento da atividade industrial ocorre muita queima de combustíveis fósseis, fato que promove a chuva ácida.
b) Verdadeiro – As chuvas ácidas não se desenvolvem necessariamente nos locais onde são emitidos os poluentes, isso ocorre devido às correntes atmosféricas que podem deslocar as nuvens para locais distantes. É o que ocorre nesse caso, a emissão de poluentes industriais da Alemanha, Reino Unido e França provocam chuvas ácidas que atingem os lagos da Escandinávia, principalmente na Suécia e na Noruega.
c) Falso – No Brasil esse fenômeno ocorre, principalmente, nos grandes centros industrializados, especialmente em São Paulo, Cubatão, algumas cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
d) Verdadeiro – A Floresta Negra está localizada na Alemanha, sua cobertura vegetal é extremamente abalada pela ocorrência de chuvas ácidas.
Apresente possíveis soluções para minimizar a acidez das chuvas.
Entre as possíveis atitudes a serem tomadas como o intuito de reduzir a ocorrência de chuvas ácidas estão:
- Utilizar energias limpas (eólica, solar, energia das marés, etc.).
- Reduzir o uso de combustíveis de origem fóssil (carvão, petróleo, etc.)
- Fiscalização intensa em indústrias.
- Utilizar transportes coletivos.
- Filtrar as chaminés das fábricas.