Exercícios sobre créditos de carbono
O crédito de carbono é uma unidade de medida que equivale a uma tonelada de um determinado gás altamente nocivo à atmosfera e o elemento responsável pela ocorrência do aquecimento global. Qual é esse gás?
a) Hélio.
b) Ozônio.
c) Gás carbônico.
d) Óxido nitroso.
Letra C
O gás carbônico é o principal gás causador do aquecimento global. Cada tonelada desse gás equivale a um crédito de carbono, um elemento que pode ser comercializável no contexto da necessidade de redução da poluição atmosférica.
As emissões de gases nocivos à atmosfera, especialmente os causadores do aquecimento global, são crescentes e preocupantes. A necessidade de reduzir as emissões dos gases do efeito estufa, conhecidos como GEEs, é uma das pautas mais discutidas na política global, e o estabelecimento de cotas de redução da poluição atmosférica é uma tarefa para todos os países.
O documento ambiental que primeiro estabeleceu metas de redução na emissão dos GEEs pelos países foi:
a) Conferência de Estocolmo.
b) Acordo de Paris.
c) Rio-92
d) Protocolo de Montreal.
e) Protocolo de Kyoto.
Letra E
O Protocolo de Kyoto é o documento final da Terceira Conferência das Partes (COP), encontro ambiental que discute especialmente a questão da poluição atmosférica e o aquecimento global. Foi produzido em 1997 e trouxe, pela primeira vez, metas de redução para os países na emissão de gases poluentes.
O comércio dos créditos de carbono são realizados mundialmente por meio de negociações entre os países que não conseguem reduzir as emissões de poluentes e os países que poluem pouco a atmosfera terrestre.
Essas transações comerciais estão relacionadas a qual problema ambiental?
a) Desmatamento de florestas.
e) Erosão dos solos.
c) Buraco na camada de ozônio.
d) Aquecimento global.
e) Ilha de calor.
Letra D
O aquecimento global é o problema ambiental que estabeleceu a necessidade de redução dos poluentes lançados na atmosfera terrestre. A partir do estabelecimento das metas de redução impostas aos países que mais poluem, surgiu a possibilidade de comercialização dos créditos de carbono.
A comercialização dos créditos de carbono é uma possibilidade econômica que surgiu a partir do estabelecimento de metas de redução na emissão de gases poluentes por parte dos países. Uma desvantagem dessa atividade econômica pode ser identificada em qual alternativa?
a) A comercialização dos créditos de carbono geram aumento da poluição atmosférica em escala global.
b) A comercialização dos créditos de carbono permite que os gases de efeito estufa sejam mais emitidos pelos países mais pobres.
c) A comercialização dos créditos de carbono força os países desenvolvidos a investirem mais na questão ambiental em detrimento aos setores sociais.
d) A comercialização dos créditos de carbono permite que os países subdesenvolvidos aumentem suas receitas com a venda de gás carbônico.
e) A comercialização dos créditos de carbono pode permitir que os países desenvolvidos não desenvolvam políticas públicas visando à redução da poluição atmosférica.
Letra E
Uma vez que podem comprar grande quantidade de créditos carbono dos países que pouco poluem, países desenvolvidos que poluem a atmosfera terrestre em alto grau podem não desenvolver esforços para reduzir os seus próprios lançamentos de poluentes. Essa é uma das maiores críticas sofridas pela política de créditos de carbono.
A imagem ilustra um fenômeno natural do planeta Terra que está sendo intensificado pelas ações humanas:
A ocorrência desse problema ambiental e suas consequências negativas a todos os indivíduos e ambientes justificou o estabelecimento do comércio de créditos de carbono a partir do final da década de 1990.
Marque a alternativa que indica corretamente o problema ambiental em questão:
a) Aquecimento global.
b) Buraco na camada de ozônio.
c) Inversão térmica.
d) Ilha de calor.
e) Chuvas ácidas.
Letra A
A figura ilustra a ocorrência do aquecimento global. O avanço desse problema ambiental foi responsável pela adoção de políticas que visam à redução das emissões de gases poluentes por parte dos países. Uma dessas políticas é a comercialização dos créditos de carbono.
Marque a alternativa que indica uma vantagem da comercialização dos créditos de carbono pelos países:
a) Possível aumento dos níveis de emissão de gases poluentes por parte dos países que compram créditos de carbono.
b) Possível supervalorização dos créditos de carbono à medida que esse mercado se desenvolve, podendo então prejudicar a economia dos países em desenvolvimento.
c) Os países em desenvolvimento terão, em seus territórios, projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, bem como impulsionarão suas economias mediante a comercialização de créditos de carbono.
d) Alguns estudiosos acreditam que os créditos de carbono dão aos países desenvolvidos o direito de poluir, portanto não atingirão os benefícios climáticos desejados.
Letra C
A alternativa C é a única que apresenta uma vantagem obtida na comercialização dos créditos de carbono. Muitos países, especialmente os que menos poluem a atmosfera, poderão aumentar suas receitas econômicas vendendo os créditos de carbono.
O Protocolo de Kyoto foi um documento de 1997 que estabeleceu metas de redução na emissão dos gases que causam o aquecimento global, os conhecidos gases de efeito estufa (GEEs). O acordo foi substituído no século XXI por outro documento.
Qual é esse documento?
a) Agenda XXI.
b) Acordo de Paris.
c) Protocolo de Montreal.
d) Relatório Brundtland.
e) Desenvolvimento sustentável.
Letra B
Assinado em 2015, o Acordo de Paris é um documento em que a maior parte dos países se compromete a desenvolver políticas públicas a fim de reduzir, de forma efetiva, as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre.
A política denominada Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é resultado de qual documento?
a) Protocolo de Kyoto.
b) Rio-92.
c) Relatório Brundtland.
d) Acordo de Paris.
Letra A
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo é resultado dos objetivos do Protocolo de Kyoto e permite a comercialização de créditos de carbono pelos países.
(UEMG 2018) A propalada crise climática global atual tem como uma de suas causas a emissão de dióxido de carbono, CO2, na atmosfera. A criação de créditos de carbono foi umas das supostas saídas encontradas para o problema.
Sobre os créditos de carbono, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Cada crédito de carbono é equivalente a 1T (uma tonelada) de CO2 não emitida ou retirada da atmosfera por um país.
( ) Os créditos de carbono foram criados, em 1997, no Japão, quando houve a assinatura do Protocolo de Kyoto pelos países que se comprometeram a assinar esse acordo.
( ) Os Estados Unidos, maior emissor de gases poluentes do mundo, lideram a aplicação das políticas definidas no Protocolo de Kyoto.
( ) Créditos de carbono são certificados negociados como mercadorias nas bolsas de valores.
a) F – V – F – V
b) V – F – V – F
c) V – V – F – V
d) V – F – F – F
Letra C
A terceira afirmação é falsa, pois os Estados Unidos não ratificaram o Protocolo de Kyoto de 1997.
(FGV-RJ 2012) A próxima conferência internacional do clima, em Durban, na África do Sul, centrará seu foco no destino do Protocolo de Kyoto. [...] Se não for renovado, expira em 2012. Durban é a última oportunidade de salvar Kyoto. Sem ele, desaparece o único acordo climático internacional que existe. A decisão tem dia marcado: 9 de dezembro. É quando termina a COP-17, o encontro anual que reúne negociadores do mundo todo para discutir um acordo climático internacional, desta vez, na África do Sul.
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/8/10/futuro-do-protocolo-de-kyoto-sera-prioridade-nacupula- do-clima/?searchterm=Clima%20Kyoto
Sobre o Protocolo de Kyoto, mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta:
a) Afirma o princípio da responsabilidade comum, estabelecendo metas de redução obrigatória das emissões de gases de efeito estufa para todos os países signatários.
b) Não foi ratificado pelos Estados Unidos, um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo.
c) Criou um sistema de comércio de créditos de carbono válido apenas entre os países industrializados: o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
d) Entrou em vigor em 2008, quando ocorreu a adesão de dois países que figuram entre os maiores emissores de poluentes: a Índia e a China.
e) Considera apenas os níveis atuais de emissão, eximindo os países industrializados da responsabilidade sobre o estoque de gases estufa presente na atmosfera.
Letra B
O país que mais polui a atmosfera terrestre, os Estados Unidos, não ratificou o Protocolo de Kyoto, alegando que a redução nas emissões de gases estufa poderia afetar sua economia negativamente.
(Unifesp 2008) O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém diferenciada, que definiu que
a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.
b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.
c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.
d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.
e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.
Letra A
A proposta inicial do Protocolo de Kyoto era forçar os países que mais poluem a atmosfera a duas coisas: reduzir mais a emissão de gases poluentes e reduzi-la de forma mais rápida que os países menos poluidores.
(UFRGS 2007) Observe a charge a seguir.
Sobre o polêmico tema abordado pela charge são feitas as seguintes afirmações:
I - Somente países como Estados Unidos e Austrália, que não ratificaram o Protocolo de Kyoto, podem comprar créditos de carbono pela redução de emissão ou captação de gases de efeito estufa (GEE) nos países em desenvolvimento.
II - Com a venda de créditos de carbono, países como o Brasil e a Índia podem financiar e implementar projetos de proteção ambiental em seus territórios e, com isso, contribuir para uma diminuição das emissões de GEE na atmosfera.
III - A venda de créditos de carbono é um mecanismo que auxilia significativamente o Brasil, nesta fase inicial do Protocolo de Kyoto, a cumprir seus compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.
Letra B
I – Os créditos de carbono podem ser comprados e vendidos por qualquer país.
III – O Brasil é um dos maiores poluidores do mundo.