Topo
pesquisar

Exercícios sobre créditos de carbono

Exercícios de Geografia

Com os exercícios propostos aqui, você poderá avaliar o que sabe sobre os créditos de carbono, por exemplo: quais suas principais características e como são comercializados. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(Ieses - 2011) O mercado de créditos de carbono começou a funcionar antes mesmo da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, considerado o tratado internacional de maior importância sobre meio ambiente. Analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa correta:

I. Cada tonelada de CO2 não emitida pelos países do Anexo II pode ser vendida para as nações industrializadas do Anexo.
II. O objetivo principal do tratado é reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
III. As empresas que conseguem reduzir a emissão de gases além da meta ficam impossibilitadas de comercializar o excedente, gerando assim um mercado de compra e venda de créditos de carbono entre empresas e setores da economia.
IV. A principal ferramenta de emissão dos créditos é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que consiste justamente na implementação de projetos que se utilizem de práticas e tecnologias capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A alternativa que apresenta os itens corretos é:

a) Apenas a assertiva III está correta.

b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

questão 2

(Faceres - 2017 - adaptada) “Em São José do Rio Preto-SP, ocorreu o 1º Simpósio de Crédito de Carbono, promovido pelo Instituto Ambiental Maria Peregrina, para discutir o mercado de crédito de carbono — considerada a moeda ambiental do futuro. Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) sequestrada do meio ambiente é equivalente a um crédito de carbono, que é então vendido para empresas e até mesmo para países poluidores.”

(Disponível em: http://dhojeinterior.com.br/simposio-deprodutores-rurais-em-rio-preto-discute-a-moeda-ambientaldo-futuro-o-credito-de-carbono/. Acesso em: 08 de agosto de 2017)

Com base no texto, considere as seguintes afirmações:

I. No sequestro de carbono ocorre a captura, transporte e armazenamento de CO2.

II. O reflorestamento é pouco eficaz no sequestro de carbono, uma vez que o gás carbônico, capturado pela fotossíntese, retorna para atmosfera pelo processo de respiração das plantas.

III. A troca de diesel por biodiesel pelas indústrias não gera créditos de carbono, já que a queima de ambos os combustíveis produz gás carbônico.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas a I é verdadeira.

b) Apenas a II é verdadeira.

c)Apenas a I e III são verdadeiras.

d) Apenas a II e III são verdadeiras.

questão 3

Os créditos de carbono surgiram a partir do:

a) Acordo de Paris

b) Protocolo de Kyoto

c) Emenda de Doha

d) Declaração de Copenhague

questão 4

A comercialização dos créditos de carbono pode ser feita segundo as modalidades do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Relacione as colunas de acordo com as características de cada um desses modos:

( 1 ) Unilateral

( 2 ) Bilateral

( 3 ) Multilateral

( ) Quem decide os valores da comercialização é o país desenvolvido que implementa o projeto no território do país hospedeiro.

( ) Quem decide os valores da comercialização é o país que detém os créditos de carbono e implementa projetos em seu próprio território.

( ) Quem decide os valores da comercialização são os fundos de investimentos.

Assinale a ordem correta:

a) 1,2,3

b) 2,1,3

c) 3,1,2

d) 2,3,1

respostas
Questão 1

LETRA C

As empresas que reduzem suas emissões de gases de carbono, ao atingir suas metas, ficam possibilitadas de vender os seus créditos de carbono aos países cujas metas não foram alcançadas.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

I: Verdadeira

II: Falsa - O reflorestamento é essencial para a redução da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, pois a floresta contribui retendo toneladas de carbono.

III: Falsa - Trocar combustíveis fósseis por biocombustíveis é sim uma forma de gerar créditos de carbono, pois os biocombustíveis provocam menos impactos ambientais negativos.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

Os créditos de carbono surgiram a partir do Protocolo de Kyoto, mediante seus mecanismos de flexibilização que auxiliam países que não conseguem atingir suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Voltar a questão
Questão 4
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola