Whatsapp

Exercícios sobre crescimento vegetativo

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os principais conceitos geográficos e demográficos envolvidos na conceituação do crescimento vegetativo de dada população. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O crescimento vegetativo é um importante indicador demográfico. O seu cálculo é realizado por meio da

a) diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade.

b) divisão entre os indicadores de fertilidade infantil.

c) multiplicação dos dados de longevidade e de mortalidade.

d) adição entre o número de nascimentos e o de mortes.

e) subtração entre a taxa de natalidade e a de longevidade.

questão 2

O crescimento vegetativo se difere do crescimento absoluto. A diferença entre esses dois indicadores demográficos dá-se porque o crescimento absoluto considera a

a) densidade demográfica local.

b) taxa de alfabetização adulta.

c) expectativa de vida ao nascer.

d) movimentação de imigrantes.

e) mortalidade infantil da região.

questão 3

Quando o número de nascimento é maior que o número de mortes dentro de uma mesma população ocorre o chamado

a) crescimento vegetativo absoluto.

b) crescimento vegetativo positivo.

c) crescimento vegetativo constante.

d) crescimento vegetativo relativo.

e) crescimento vegetativo negativo.

questão 4

A metade do século XX foi caracterizada no Brasil pelo processo de explosão demográfica. Esse cenário foi desencadeado pela

a) atenuação da longevidade.

b) densidade demográfica.

c) população relativa.

d) elevação da natalidade.

e) diminuição da desigualdade.

questão 5

A diminuição no crescimento vegetativo da população brasileira ao longo dos últimos anos tem como um dos motivadores o

a) aumento da imigração para regiões mais desenvolvidas do planeta.

b) cenário de desigualdade social característico das metrópoles.

c) fenômeno de fuga de cérebros que ocorre nas regiões metropolitanas.

d) processo de êxodo rural presente nas grandes cidades do país.

e) crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho.

questão 6

O crescimento vegetativo ocorre de forma heterogênea em nível mundial. Assinale a alternativa que indica uma região de baixo crescimento vegetativo:

a) América Latina

b) Europa Oriental

c) África do Norte

d) Sudeste Asiático

e) Oriente Médio

questão 7

A acentuada taxa de natalidade é um dos elementos que impactam diretamente o crescimento vegetativo de uma população. Assinale um país que apresenta uma elevada taxa de natalidade:

a) Itália

b) Coreia do Sul

c) Romênia

d) Costa Rica

e) Níger

questão 8

As pirâmides etárias são gráficos que permitem avaliar o crescimento vegetativo de uma população. Uma característica de pirâmides com elevado crescimento vegetativo é

a) a presença de uma base larga referente às populações jovens.

b) a ocorrência de um topo largo devido ao número de adultos.

c) a predominância de uma base estreita devido à fecundidade.

d) o aumento da base devido ao controle da mortalidade materna.

e) o registro de um topo estreito devido à expectativa de vida.

questão 9

(Famema 2018) Em 2018, pesquisadores chineses propuseram a criação de um imposto para famílias com menos de dois filhos, visando a

a) incrementar a população relativa diante da baixa taxa de fecundidade.

b) incentivar a natalidade diante do envelhecimento da população.

c) desencorajar a natalidade devido à alta taxa de fecundidade.

d) estimular o crescimento demográfico diante do bônus demográfico.

e) desestimular o crescimento vegetativo devido à baixa taxa de mortalidade.

questão 10

(Univesp 2019) De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos dias de hoje, a população brasileira está perto de atingir os 210 milhões de habitantes. Porém, apesar de seu crescimento contínuo, a população brasileira segue a tendência mundial de declínio da taxa de crescimento. O crescimento da população brasileira, nas duas últimas décadas, está ligado principalmente

a) ao grande fluxo migratório registrado nesse período, principalmente de refugiados armênios, africanos e centro-americanos.

b) ao aumento da taxa de mortalidade que, nesse período, superou a taxa de natalidade, aliado à redução da expectativa de vida.

c) à positividade da taxa de crescimento vegetativo, calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, ocorrida nesse período.

d) ao aumento constante da taxa de fecundidade nesse período, que é a estimativa do número de filhos por mulher, em média, durante seu período reprodutivo.

e) à proibição, nesse período, do uso de métodos contraceptivos, aliada à repressão às clínicas clandestinas de aborto e ao incentivo ao aumento da taxa de natalidade.

questão 11

(UFRGS 2019) Leia o segmento abaixo.

Segundo o IBGE, a partir de 2039, haverá mais idosos que crianças no país, e, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.

Fonte: IBGE. Acesso em: 05 set. 2018.

O aumento do percentual de pessoas com mais de 65 anos, no total da população brasileira projetada, está relacionado

a) à estagnação das taxas de migrações.

b) ao aumento da mortalidade infantil.

c) ao aumento das taxas de fecundidade.

d) à diminuição da expectativa de vida ao nascer.

e) à diminuição da natalidade.

questão 12

(IFBA) Sobre a dinâmica e o crescimento da população brasileira, é correto afirmar:

a) A população brasileira apresenta elevado número de pessoas em idade produtiva devido ao crescimento populacional ocorrer segundo uma progressão geométrica.

b) As melhorias de saneamento efetuadas nos territórios urbanos das regiões metropolitanas nos anos trinta, com o governo de Getúlio Vargas, contribuíram para reduzir as taxas de crescimento demográfico do Brasil.

c) A dinâmica atual da população brasileira reflete as condições do Brasil como país emergente, considerando seu potencial populacional e alteração no regime demográfico, com redução da base da pirâmide e aumento no número de adultos e idosos.

d) O crescimento vegetativo brasileiro caracteriza-se como explosão demográfica entre os jovens da periferia, uma vez que os índices de mortalidade da população masculina estão relacionados ao uso de drogas e à violência.

e) Devido à globalização, alguns países, entre eles o Brasil, têm se caracterizado por apresentar uma dinâmica demográfica fortemente influenciada pela conjuntura econômica internacional, ora se colocando como país de emigração, ora se colocando como país de imigração.

respostas
Questão 1

Letra A. O crescimento vegetativo é um indicador demográfico calculado por meio da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada população.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D. O crescimento absoluto, ao contrário do crescimento vegetativo, considera no seu cálculo o saldo migratório de uma população. Portanto, o crescimento absoluto considera o movimento de migração de determinada população.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. O crescimento vegetativo positivo ocorre quando há um número de nascimentos superior ao de mortes em determinada população. Com base nesse cenário, afirma-se que houve o crescimento do número de indivíduos da população em questão.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D. A elevação da taxa de natalidade de uma população, ou seja, o número de crianças nascidas vivas em determinado período, foi crucial para o processo de explosão demográfica vivenciada pela população brasileira. A alta taxa de natalidade, em conjunto com outros fatores demográficos, contribuiu diretamente para o crescimento da população do país.

Voltar a questão
Questão 5

Letra E. A participação feminina no mercado de trabalho influi diretamente na diminuição da taxa de natalidade brasileira. Com base nesse contexto, há uma queda nas taxas de crescimento vegetativo registradas no país, especialmente nas últimas décadas.

Voltar a questão
Questão 6

Letra B. A Europa Oriental apresenta índices de natalidade muito baixos. Esse cenário implica diretamente o crescimento vegetativo da população dessa região.

Voltar a questão
Questão 7

Letra E. O Níger, país africano tipicamente subdesenvolvido, apresenta uma elevada taxa de natalidade. Esse cenário é típico de economias menos desenvolvidas e pouco industrializadas.

Voltar a questão
Questão 8

Letra A. A base larga de uma pirâmide etária indica um grande volume de jovens em determinada população. Portanto, trata-se de uma pirâmide que registra um crescimento vegetativo elevado.

Voltar a questão
Questão 9

Letra B. A China, mediante o envelhecimento da população, tem adotado políticas de incentivo à natalidade. Essas políticas objetivam combater o rápido envelhecimento da população chinesa.

Voltar a questão
Questão 10

Letra C. O crescimento da população brasileira, especialmente ao longo do século XX, tem como elemento principal a positividade do crescimento vegetativo da população do país. No entanto, esse crescimento tem apresentado indicadores de estagnação nas últimas décadas.

Voltar a questão
Questão 11

Letra E. A diminuição da natalidade brasileira tem como consequência principal o envelhecimento da população do país. Há, na atualidade, uma queda da natalidade e um aumento da expectativa de vida dos brasileiros.

Voltar a questão
Questão 12

Letra C. A população brasileira passa por um processo de transição demográfica, ou seja, pela queda da taxa de natalidade e pelo envelhecimento da população local. Esse cenário é típico de países emergentes.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado