Exercícios sobre degradação ambiental
Assinale a alternativa que indica o conceito correto de degradação ambiental:
a) É a transformação apenas do espaço artificial do meio natural.
b) É a diminuição da qualidade dos recursos naturais na natureza.
c) É a diferença entre as paisagens natural e humana no globo.
d) É o crescimento dos indicadores relacionados às precipitações.
e) É o aumento da poluição registrada em localidades desmatadas.
Letra B
O conceito de degradação ambiental está relacionado à perda e/ou à diminuição da qualidade dos recursos naturais presentes na natureza, como água e solo. Para saber mais sobre esse conceito, clique aqui.
As alternativas abaixo apresentam exemplos de causas da degradação ambiental, com exceção da
a) emissão de poluentes no ar.
b) destruição da biodiversidade.
c) poluição das fontes de água.
d) remoção da vegetação nativa.
e) criação de reservas indígenas.
Letra E
A criação de reservas indígenas não é uma causa do processo de degradação ambiental, mas sim uma estratégia adequada para a conservação dos recursos naturais.
A alteração da composição química e física das fontes de água, que resulta em perda de qualidade desse recurso, é chamada corretamente de poluição
a) atmosférica.
b) visual.
c) hídrica.
d) sonora.
e) vegetacional.
Letra C
A poluição hídrica é o termo aplicado para a alteração das características naturais de diversos corpos de água, como rios e oceanos.
Assinale a alternativa que indica uma das principais consequências relacionadas ao processo de lixiviação do solo:
a) evaporação
b) desmatamento
c) desertificação
d) intemperismo
e) compactação
Letra C
A desertificação é caracterizada pela perda da qualidade e da fertilidade do solo, logo, transforma de maneira profunda as características naturais da paisagem. Para entender melhor, clique aqui.
A aceleração das mudanças climáticas, um quadro de degradação ambiental bastante atual, tem como um de seus condicionantes a
a) preservação da vegetação nativa.
b) intensificação do efeito estufa.
c) modificação dos aspectos do solo.
d) diminuição das ilhas de calor.
e) conservação das nascentes de água.
Letra B
A intensificação do efeito estufa, por meio da ação humana e da modificação do ambiente natural, é uma das principais consequências da degradação do meio ambiente na atualidade.
Uma das consequências comumente ligadas ao processo de degradação ambiental do planeta é a
a) ocorrência de chuvas fracas.
b) elevação dos reservatórios.
c) diminuição da umidade.
d) contenção da desertificação.
e) incidência de ondas de calor.
Letra E
A incidência cada vez mais recorrente de ondas de calor tem sido um elemento importante do processo de mudança climática global, marcado pelo crescimento da degradação ambiental do espaço geográfico.
Assinale duas ações comumente associadas à degradação do meio ambiente no Brasil:
a) queimadas e desmatamentos
b) tectonismo e queimadas
c) erosão e precipitação
d) intemperismo e erosão
e) desmatamentos e terremotos
Letra A
Os desmatamentos e as queimadas são bastante comuns no território brasileiro e estão ligados à atuação do homem na paisagem natural e, consequentemente, à sua responsabilidade pelo aumento da degradação ambiental.
Indique o bioma brasileiro mais devastado pelas atividades humanas relacionadas ao processo de degradação ambiental:
a) Mata de Cocais
b) Cerrado
c) Pantanal
d) Caatinga
e) Mata Atlântica
Letra E
A Mata Atlântica, bioma situado em uma área densamente urbanizada e industrializada do território brasileiro, é a que mais sofreu com o processo de degradação ambiental provocado pela ação humana no território brasileiro.
(Unesp 2021) Fatores naturais, bem como a ação humana, podem atuar em processos de degradação ambiental. Em zonas áridas, semiáridas e subúmidas, um processo negativo característico dos solos e um de seus impactos esperados são:
a) a salinização e a retração no nível dos lençóis freáticos.
b) a compactação e o incremento de terras não agricultáveis.
c) a laterização e o aumento dos fenômenos erosivos.
d) a desertificação e a redução da biodiversidade.
e) a arenização e a diminuição da fertilidade.
Letra D
A desertificação é um processo de degradação ambiental marcado pela perda da qualidade do solo. Uma das suas principais consequências é a redução da biodiversidade de espécies de fauna e flora.
(UFPR 2019) A problemática da poluição diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas, visto que a degradação ambiental causa uma deterioração dessa qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) A degradação ambiental passou a se constituir como um problema para a humanidade a partir do lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945.
b) A Terra reclama uma estratégia ambiental que atribua responsabilidades individuais, para cada nação, no sentido de desenvolver pesquisas e estudos acerca das implicações das atividades humanas sobre o sistema natural e vice-versa.
c) As questões ambientais se circunscrevem aos países de alto grau de desenvolvimento econômico e elevado consumo, em que os problemas são mais graves e complexos.
d) A resistência à manutenção do maior número de espécies para assegurar o futuro do ser humano se dá pelo fato de ela se constituir em proposição que contraria o desenvolvimento econômico.
e) A problemática ambiental não se limita ao mundo físico, integrando, em escalas diversas, as questões socioespaciais.
Letra E
As questões ambientais, relacionadas à degradação do meio ambiente em escala mundial, não se restringem apenas aos aspectos da natureza, englobando também elementos políticos, sociais e econômicos.
(UFRGS 2018) Assinale a alternativa correta sobre eventos climáticos extremos e suscetibilidades ambientais.
a) As condições geológicas e geomorfológicas e a pouca cobertura vegetal em áreas densamente urbanizadas são fatores relacionados aos movimentos de massa.
b) A intensidade da precipitação é um fator relacionado às inundações e não aos movimentos de massa.
c) As ações antrópicas sem planejamento adequado provocam a diminuição da suscetibilidade ambiental.
d) Os desastres ambientais estão relacionados à maior degradação ambiental e à maior resiliência da população.
e) O avanço das áreas urbanas sobre planícies de inundação, o aumento da permeabilidade do solo e o assoreamento dos cursos d’água estão relacionados à intensificação das enchentes.
Letra A
Os movimentos de massa estão relacionados às modificações dos aspectos naturais das feições de relevo, como a remoção da vegetação e a ocupação do solo.
(Famerp) Definido como um processo de degradação ambiental causado pelo manejo inadequado dos recursos naturais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, que compromete os sistemas produtivos das áreas suscetíveis, os serviços ambientais e a conservação da biodiversidade. Esse processo pode ser causado pelo homem ou pela própria natureza e agravado pelas questões climáticas.
(www.mma.gov.br. Adaptado.)
O fenômeno caracterizado pelo excerto é o processo de
a) lixiviação.
b) desertificação
c) voçorocamento.
d) inversão térmica.
e) compactação do solo.
Letra B
A desertificação é um processo de degradação ambiental caracterizado pela perda da qualidade ambiental do solo e, por consequência, da fertilidade desse recurso natural. Ela implica perda da biodiversidade e alteração da dinâmica socioespacial local.