Exercícios sobre divisão regional brasileira
Com base no mapa a seguir e em seus conhecimentos sobre a divisão regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa correta:
Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional¹
a) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os níveis de desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.
b) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui, proporcionalmente, a menor quantidade de televisores em suas casas.
c) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta mais de 85% de seus domicílios com aparelhos de TV.
d) O Nordeste é a região mais heterogênea em termos da quantidade proporcional de televisores entre os seus estados.
_____________________
¹ Fonte do mapa: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.124.
a) Incorreta – As regiões economicamente desenvolvidas, Sul e Sudeste, são as que apresentam as maiores taxas de domicílios com televisores.
b) Incorreta – A região Centro-Oeste apresenta uma boa quantidade de domicílios com televisores.
c) Incorreta – todos os estados do Norte, com exceção do Pará, apresentam mais de 85% dos seus domicílios com aparelhos de TV.
d) Correta – O Nordeste apresenta estados com uma grande quantidade de domicílios com TV, outros que apresentam quantidade média e aqueles que possuem uma baixa quantidade, o que caracteriza a sua heterogeneidade quanto a esse dado.
“Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe.
Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”.
(MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003).
Essa “mudança de posição” dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:
a) Houve uma nova perspectiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral.
b) A nova região Sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.
c) A integração do Espírito Santo ao Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional.
d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões Sul e Norte.
No texto, o autor destaca a mudança realizada pelo IBGE na década de 1970 que extinguiu a região leste e formou a atual regionalização — alterada somente em pequenas proporções, com a divisão dos estados do Mato Grosso e Goiás. Nessa ocasião, o IBGE conseguiu agrupar de forma mais acabada as principais características socioestruturais do país, com destaque para a industrialização concentrada na região Sudeste.
Alternativa correta: letra B.
Observe a imagem a seguir:
Cavalhada — importante expressão cultural brasileira
A manifestação cultural acima representada é típica de qual região brasileira?
a) Centro-oeste
b) Norte
c) Sul
d) Nordeste
As cavalhadas, expressão cultural representada na imagem, são típicas do Centro-Oeste brasileiro e muito presentes em cidades do estado de Goiás, como a Cidade de Goiás e Pirenópolis.
Alternativa correta: letra A.
(UFG) Observe a figura a seguir:
Mapa da divisão regional do Brasil
O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência:
a) a base física territorial, onde se destacam as bacias hidrográficas.
b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.
c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.
d) as características socioeconômicas relativas à população e às atividades produtivas.
e) os elementos de ordem natural relacionados com os tipos climáticos.
A divisão regional apresentada no mapa é a que divide o país em três regiões geoeconômicas. Como o próprio nome sugere, essa divisão é elaborada a partir de critérios econômicos, além de sociais e produtivos.
Alternativa correta: letra D.
(UFPI – adaptada)
Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:
Divisão regional brasileira
a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.
b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.
c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.
d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.
e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.
a) Falso – Na região Sul, a prátiva agrícola foi predominantemente intensiva, com remoção da vegetação e voltada para a exportação.
b) Falso – A região norte apresenta uma floresta heterogênea.
c) Falso – A região nordeste não vivenciou uma atividade mineradora, e foi a de maior importância durante o período colonial, principalmente com a atividade canavieira.
d) Verdadeiro – A região sudeste é, historicamente, a mais industrializada do país, concentrando a maior parte da população e polarizando a economia brasileira.
e) Falso – A caatinga é um bioma presente na região nordeste.