Topo
pesquisar

Exercícios sobre o genocídio cambojano

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o genocídio cambojano, promovido pelo Khmer Vermelho e liderado por Pol Pot durante a década de 1970. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O líder do Khmer Vermelho, ou Partido Comunista do Camboja, que governou o país de maneira tirânica entre 1975 e 1979, ficou conhecido pelo pseudônimo de:

a) Vietminh

b) Ho Chi Minh

c) Pol Pot

d) Vo Nguyen Giap

e) Nuon Chea

questão 2

O genocídio cambojano foi consequência da utopia implantada pelo Khmer Vermelho a partir de 1975. Esse partido assumiu o poder do país após vencer a guerra civil, iniciada em resposta ao golpe de estado liderado por Lon Nol. A guerra civil do Camboja foi um desdobramento direto de um conflito paralelo que acontecia naquele momento. Estamos falando da:

a) Guerra da Indochina

b) Guerra do Afeganistão

c) Guerra do Vietnã

d) Guerra da Coreia

e) Guerra dos Seis Dias

questão 3

Assim que assumiu o poder do Camboja, Pol Pot colocou em prática um modelo de governo utópico que foi inspirado no comunismo maoista e que foi realizado de maneira tirânica. O principal elemento desse modelo aplicado por Pol Pot consistia em:

a) promover o esvaziamento das cidades e migrar compulsoriamente a população para fazendas de trabalho coletivo.

b) impor um modelo educacional socializante que promoveria o comunismo e o ensino do russo no país.

c) formar núcleos de trabalhadores operários aos moldes dos sovietes russos para organizar a invasão do Vietnã.

d) implantar um regime socialista exaltando as diversas nacionalidades existentes no país.

e) basear o modelo educacional do país nos modelos ocidentais, sobretudo nos modelos franceses.

questão 4

Quais das medidas abaixo não foram aplicadas pelo Khmer Vermelho no período em que controlou o Camboja:

a) formação de núcleos educacionais que promoviam estudos do marxismo para a população.

b) fechamento das fronteiras.

c) abolição do sistema bancário e de pagamentos.

d) abolição da propriedade privada.

e) proibição de qualquer religião existente no país.

respostas
Questão 1

Letra C

Pol Pot (seu nome de nascença era Saloth Sar) era o líder do Khmer Vermelho, ou Partido Comunista do Camboja, desde a década de 1960. Com a vitória na guerra civil cambojana, Pol Pot assumiu o poder e colocou em prática sua utopia agrária inspirada no maoismo chinês e que foi responsável pela morte de, pelo menos, 1,5 milhão de pessoas entre 1975 e 1979.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

A guerra civil do Camboja iniciou-se após o golpe militar, liderado por Lon Nol, que destituiu Norodom Sihanouk do poder. O golpe militar no Camboja foi apoiado pelos Estados Unidos e foi um desdobramento da Guerra do Vietnã. O interesse americano era ter um regime aliado no país vizinho do Vietnã para poder combater os vietnamitas durante a guerra.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

Pol Pot colocou em prática o esvaziamento das cidades cambojanas e a migração de maneira compulsória da população para fazendas coletivas de trabalho forçado. A intenção do Khmer Vermelho era desenvolver no Camboja uma sociedade sem classes sociais, na qual a população estaria organizada em comunas agrícolas. Nessas fazendas de trabalho forçado, a população era sujeita a todo tipo de maus-tratos e a uma jornada exaustiva de trabalho.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

O Khmer Vermelho não promoveu a formação de núcleos educacionais, pois, na verdade, realizou o inverso. Todas as escolas no Camboja foram fechadas e o ensino foi proibido. Além disso, foi instituída uma intensa perseguição contra a classe intelectualizada do país, como professores e alunos universitários.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola