Exercícios sobre economia do Brasil

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre a economia do Brasil. Publicado por: Larissa Mesquita
Questão 1

A economia brasileira é o resultado de uma construção iniciada com a colonização portuguesa, a partir do século XVI. As atividades econômicas desenvolvidas pelos colonizadores retrataram seus interesses e representam as bases da economia brasileira até os dias de hoje.

Marque a alternativa que indica o sistema econômico vigente em Portugal no período inicial de nossa colonização.

a) Feudalismo.

b) Liberalismo.

c) Mercantilismo.

d) Keynesianismo.

e) Capitalismo industrial.

Ver resposta
Resposta

Letra C

O mercantilismo, já estabelecido em Portugal no século XV, foi o padrão econômico que influenciou o início da colonização do Brasil. A busca por riquezas que poderiam beneficiar o reino português foi importante elemento histórico que justificou a colonização do território brasileiro.

Questão 2

O primeiro ciclo econômico desenvolvido no Brasil pelos colonizadores portugueses foi:

a) ciclo da cana-de-açúcar.

b) ciclo do pau-brasil.

c) ciclo da borracha.

d) ciclo do ouro.

e) ciclo da pecuária.

Ver resposta
Resposta

Letra B

A madeira avermelhada que serviu como corante foi o primeiro produto brasileiro amplamente explorado pelos portugueses no Brasil. O chamado “ciclo do pau-brasil” contribuiu para o desmatamento inicial da Mata Atlântica, reconhecimento e posse do território e escravização dos indígenas.

 

Questão 3

Ainda no século XVI, período inicial da colonização do Brasil, uma atividade econômica, desenvolvida primeiramente na região Nordeste, foi responsável por grande acúmulo de riquezas por parte do governo português. O chamado “ouro branco” concretizou a colonização e estabeleceu uma das heranças mais negativas para a sociedade brasileira: a concentração de terras.

O enunciado faz referência a qual produto?

a) Diamante.

b) Prata.

c) Látex.

d) Cana-de-açúcar.

e) Leite.

Ver resposta
Resposta

Letra D

Os plantios de cana-de-açúcar introduzidos na região Nordeste ainda no século XVI representaram um ciclo de elevados rendimentos para Portugal. O açúcar produzido por meio da cana, chamado de “ouro branco”, tinha grande valor na Europa e Ásia, e a produção abundante no Brasil foi excelente para os colonizadores.

Questão 4

Entre os séculos XVII e XVIII, a exploração de minérios e pedras de alto valor se tornou a atividade econômica mais importante do Brasil colônia. O denominado ciclo do ouro permitiu a construção de novos espaços geográficos e o povoamento em uma importante região do país.

Marque a alternativa que indica o estado brasileiro que foi o símbolo desse período colonial:

a) Goiás.

b) Mato Grosso.

c) Pará.

d) Bahia.

e) Minas Gerais.

Ver resposta
Resposta

Letra E

A descoberta de jazidas de ouro no território de Minas Gerais marcou o início do ciclo do ouro no Brasil colonial. A busca por metais e pedras preciosos sempre foi o principal objetivo econômico dos portugueses que desenvolveram a exploração das terras brasileiras. Minas Gerais se tornou o centro econômico do Brasil entre os séculos XVII e XVIII.

Questão 5

“A industrialização brasileira teve seu auge nos anos 1950, sendo iniciada, décadas antes, na região Sudeste. Esse auge atingiu essa região de forma principalmente positiva, pois era nela que estavam as melhores condições em infraestrutura para a instalação de fábricas e aglomerados industriais, além do acúmulo de capital propiciado pela _______________ no século anterior.”

MATIAS, Átila. "Economia do Brasil";Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-brasil.htm. Acesso em 12 de fevereiro de 2023.

A lacuna do enunciado é corretamente preenchida por qual termo?

a) Mineração.

b) Exploração mineral.

c) Cafeicultura.

d) Pecuária.

e) Produção de cana-de-açúcar.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A cafeicultura, principal atividade econômica do Brasil ao longo do século XIX e início do XX, criou as bases necessárias para a industrialização brasileira. Infraestrutura de transportes e comunicações, oferta de mão de obra assalariada, potente mercado consumidor e acúmulo de capitais foram os maiores benefícios.

Questão 6

A região Sul do Brasil possui quadro econômico diversificado e moderno, concentrando o desenvolvimento de praticamente todas as atividades econômicas verificadas no país. Marque a alternativa que indica a atividade econômica em que a região Sul é líder em produção no país:

a) Agricultura de cana-de-açúcar.

b) Criação de suínos e aves.

c) Criação de gado bovino.

d) Indústria de automóveis.

e) Exploração mineral.

Ver resposta
Resposta

Letra B

O quadro econômico da região Sul representa o segundo maior gerador de PIB (Produto Interno Bruto) entre as regiões brasileiras. São diversas atividades desenvolvidas, marcadas pela modernização. A criação de aves e suínos é a maior do Brasil, um dos grandes destaques do Sul.

Questão 7

A atividade econômica de maior destaque na região Centro-Oeste é:

a) mineração de ouro.

b) exploração de petróleo.

c) pecuária de bovinos.

d) agricultura de trigo.

e) pecuária de ovinos.

Ver resposta
Resposta

Letra C

O Centro-Oeste é responsável pela criação de cerca de 30% do total de bovinos existentes no país. Trata-se da mais importante atividade econômica da região, que, desde a colonização, se especializou na pecuária.

Questão 8

Indústria, exploração petrolífera, produção de cacau e desenvolvimento do comércio são atividades econômicas amplamente desenvolvidas em qual sub-região do Nordeste?

a) Zona da Mata.

b) Agreste.

c) Sertão.

d) Meio Norte.

Ver resposta
Resposta

Letra A

A sub-região Zona da Mata, uma faixa territorial localizada entre o litoral do Rio Grande do Norte e o litoral da Bahia, é a sub-região mais populosa e economicamente importante do Nordeste desde o início da colonização portuguesa.

Questão 9

(UFU) A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. Mas, mais do que gerar dificuldades econômicas, o crash que completa 86 anos em 2015 provocou na época uma mudança no foco de poder no país, acabando com um pacto político interno que já durava mais de 30 anos.

Disponível em: <http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=27265> Acesso em: 20 de fev. 2015.

Perante a situação descrita, o Brasil implantou, a partir de 1930, uma política de incentivo à

a) produção de bens intermediário.

b) importação de produtos manufaturados.

c) diversificação da produção agrícola.

d) atração de capital estrangeiro.

Ver resposta
Resposta

Letra A

O café, o principal produto de exportação do Brasil no início do século XX, viu seus preços em queda com a crise de 1929. A partir disso, a industrialização foi estimulada no país.

Questão 10

(IFSP) A venda de tratores agrícolas e de equipamentos de irrigação, atividade comercial muito encontrada nas cidades brasileiras, demonstra

a) o predomínio das atividades primárias na economia nacional.

b) a independência entre os setores agrícolas e urbanos.

c) as deficiências do setor agrícola na economia nacional.

d) a forte relação entre as atividades urbanas e as agrícolas.

e) a importância do setor secundário para a economia do Brasil.

Ver resposta
Resposta

Letra D

Os processos de urbanização, industrialização e modernização rural são realidade nas últimas décadas no Brasil. As interações entre esses processos é a justificativa para a alternativa D.

Questão 11

(Ufpel) Enquanto durou, o ciclo da borracha (1890-1910) promoveu o enriquecimento da região amazônica, na época o único produtor desse material no mundo. Em 1876, sementes da seringueira brasileira foram transplantadas para as colônias britânicas do Sudeste Asiático, e logo sua produção superou a do Brasil.

Analise as afirmativas sobre a cultura da borracha no Brasil.

I. A atual posição do Brasil, de país urbano industrial, faz com que a borracha não esteja entre os produtos de extrativismo vegetal que representam uma importante atividade econômica para a população amazônica.

II. A necessidade da borracha como matéria-prima das fábricas europeias, em plena Revolução Industrial, criou uma aristocracia rural e transformou cidades, como Manaus, em importantes polos econômicos e culturais na Amazônia.

III. Durante a 2a Guerra Mundial, a borracha encontrou uma nova fase de produção, abastecendo a indústria estadunidense, o que conferiu destaque para a Amazônia. Depois disso, a região produtora de borracha no Brasil também voltou a chamar a atenção com a morte do seringalista Chico Mendes, em 1988.

IV. Atualmente, a região amazônica não apresenta focos de violência, e a borracha atende as necessidades internas de consumo, sem precisar de importação, apesar de ser extraída de forma rudimentar e ser uma atividade que subsiste em condições adversas.

V. Na época da riqueza dos seringais, foram gerados muitos conflitos de fronteiras entre Brasil e Bolívia, os quais só foram resolvidos através do acordo estruturado pelo diplomata Barão de Rio Branco. Esse acordo deu ao Brasil o controle sobre as florestas no Acre.

Estão corretas apenas

a) I, III e IV.

b) I, II e III.

c) II, III e V.

d) I, IV e V.

e) II, IV e V.

Ver resposta
Resposta

Letra C

I – A extração da borracha, embora tenha diminuído, ainda é uma das mais importantes atividades econômicas da região Amazônica.

IV – A região amazônica é um foco constante de conflitos, em função da posse da terra, principalmente.

Questão 12

(Unesp) Caracteriza-se como o maior vetor de ocupação territorial no Brasil a partir de meados do século XIX, sendo explicativa da gênese da concentração produtiva e populacional ainda existente na atual conformação do território nacional. Estabeleceu-se no vale do rio Paraíba, avançando por décadas sobre áreas de Floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ocasionou um surto urbanizador na região Sudeste do Brasil, no qual as ferrovias ganharam peso fundamental como agente modernizador e indutor da ocupação de novas áreas.

(Antonio C. R. Moraes. Geografia histórica do Brasil, 2011. Adaptado.)

A atividade econômica associada à formação territorial do Brasil a qual o excerto se refere é

a) a industrialização.

b) a cafeicultura.

c) a mineração.

d) a pecuária.

e) a silvicultura.

Ver resposta
Resposta

Letra B

A partir da segunda metade do século XIX, a produção de café na região do Vale do Paraíba gerou riquezas que embasaram a produção industrial da região Sudeste.

Leia o artigo