Exercícios sobre envelhecimento populacional

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre envelhecimento populacional, você pode verificar seus conhecimentos sobre as mudanças na pirâmide etária da população mundial. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global e, em especial, nos países desenvolvidos. É fato que esse processo traz consigo questões problemáticas na área social desses países. Quais são os fatores que caracterizam esse processo?

a) Aumento global das taxas de natalidade e mortalidade infantil.

b) Crescimento expressivo da taxa de fecundidade, especialmente nos países desenvolvidos.

c) Diminuição da população relativa, especialmente nos países subdesenvolvidos.

d) O constante aumento da expectativa de vida e a queda de fecundidade.

e) Diminuição da expectativa de vida e aumento da taxa de fecundidade.

questão 2

(Fatec) A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando:

I. a diminuição das taxas de natalidade.

II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.

III. o aumento da expectativa de vida.

IV. o aumento das taxas de fecundidade.

Estão corretos SOMENTE os itens

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

questão 3

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950, existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse número quase triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas. Esse aumento contínuo e expressivo do número de idosos no mundo deve-se a vários fatores, exceto:

a) Hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade física.

b) Melhoria na qualidade de vida da população idosa.

c) Avanços da medicina e da produção de medicamentos.

d) Acompanhamento médico e cuidados com a alimentação.

e) Diminuição da expectativa de vida.

questão 4

(UEM) Leia com atenção a notícia que se segue:

França pagará 750 euros mensais por terceiro filho

O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro-ministro do país, Dominique Villepin.

Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.

A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada:

a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.

b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.

c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.

d) à aproximação do governo francês com as ideias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodos contraceptivos não naturais.

e) à ideia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população.

questão 5

Por um conjunto de fatores, em sua maioria relacionados com as condições de educação e saúde, as expectativas de vida são mais elevadas nos países desenvolvidos. Assinale a alternativa em que a expectativa de vida apresentada está incorreta:

a) Suíça (81,4 anos)

b) Canadá (80,4 anos)

c) Bolívia (80,7 anos)

d) Japão (82,4 anos)

e) França (81,4 anos)

respostas
Questão 1

Letra D

Resposta: O envelhecimento da população ocorre por dois fatores, que têm ocorrido de maneira concomitante nos países desenvolvidos: um aumento gradual e constante na expectativa de vida (o que ocasiona um aumento no número de idosos) e a expressiva queda na taxa de fecundidade (quantidade de filhos por mulher).

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

Resposta: No Brasil, assim como em muitos países (em especial os desenvolvidos e em desenvolvimento), tem ocorrido a diminuição das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida. Essa transição demográfica pode ser percebida pela alteração na pirâmide etária.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

O aumento da expectativa de vida deve-se, especialmente, aos avanços da medicina e da produção de medicamentos e à utilização de novas tecnologias aplicadas em favor da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além disso, tem havido um maior esclarecimento da população no que se refere à aquisição de hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade física, acompanhamento médico e cuidados com a alimentação.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

O continente que possui o maior número de idosos em relação à população total é a Europa. Em 2009, os habitantes europeus com idade superior a 60 anos correspondiam a 20% da população total do continente. Estima-se que essa população atinja 37% até 2050.

A França tem sentido, no sistema de previdência social, os impactos do envelhecimento da população. Com a diminuição do número de jovens e crescimento da população idosa, o sistema de aposentadoria encontra-se à beira do colapso. As contribuições da população ativa já não são suficientes para pagar as aposentadorias da crescente população idosa.

Voltar a questão
Questão 5

Letra C

A Bolívia é um dos países mais pobres da América do Sul, o que reflete na expectativa de vida, que é a segunda menor da América do Sul: 63,7 anos, ficando na frente apenas da Guiana.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado