Exercícios sobre envelhecimento populacional

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre envelhecimento populacional. Publicado por: Larissa Mesquita
Questão 1

O envelhecimento populacional é uma realidade preocupante para os países por apresentar como consequência imediata:

A) aumento no número de jovens.

B) redução no número de crianças.

C) aumento da oferta de mão de obra para o mercado de trabalho.

D) aumento dos gastos previdenciários.

E) diminuição dos investimentos em saúde pública.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

O aumento da população idosa em um país é preocupante em função da sobrecarga sobre o setor previdenciário, responsável pelo pagamento de aposentadorias/pensões e programas sociais.

Questão 2

Observe as pirâmides etárias do Brasil:

Pirâmide etária do Brasil no ano de 2010.
 Pirâmide etária do Brasil no ano de 2010. Fonte: IBGE (reprodução).
 Pirâmide etária do Brasil no ano de 2060.
 Pirâmide etária do Brasil no ano de 2060. Fonte: IBGE (reprodução).

Com base na análise a respeito das mudanças presentes nas pirâmides etárias, é possível afirmar que a população brasileira:

A) está aumentando em densidade demográfica.

B) está diminuindo em números relativos.

C) está aumentando o número de crianças.

D) está reduzindo o número de mulheres.

E) está a caminho do envelhecimento populacional.

Ver resposta
Resposta

Alternativa E

As mudanças verificadas nas pirâmides etárias do Brasil permitem afirmar que o número de crianças está diminuindo e o número de idosos aumentando. É o clássico caminho do envelhecimento populacional.

Questão 3

Marque a alternativa que NÃO indica uma consequência do processo de envelhecimento populacional:

A) redução de população economicamente ativa.

B) aumento dos gastos públicos com aposentadorias e pensões.

C) aumento dos gastos públicos com educação básica.

D) mudanças nas leis trabalhistas e previdenciárias.

E) sobrecarga fiscal dos trabalhadores adultos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C

O envelhecimento populacional — que é o aumento no número de idosos em um país — é provocado pela elevação da expectativa de vida da população. Tal fator, embora seja considerado positivo do ponto de vista social, gera consequências negativas para a economia. A alternativa C não representa uma dessas consequências, pois o aumento no número de idosos não forçará governos a investir mais recursos em educação básica.

Questão 4

O envelhecimento populacional é uma característica comum nos países de economia desenvolvida. Marque a alternativa que indica a principal razão do envelhecimento populacional:

A) aumento das taxas de mortalidade.

B) aumento da expectativa de vida.

C) redução das taxas de natalidade.

D) aumento das taxas de natalidade.

E) aumento da fecundidade.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

A expectativa de vida ao nascer é o indicador que mostra se uma população se encontra em processo de envelhecimento. Quanto maior a expectativa de vida da população, maior é o número de idosos.

Questão 5

São países/territórios que apresentam as maiores taxas de expectativa de vida ao nascer, exceto:

A) Coreia do Sul

B) Canadá

C) Brasil

D) Austrália

E) Hong Kong

Ver resposta
Resposta

Alternativa C

Embora a expectativa de vida no Brasil apresente elevação nas últimas décadas, ainda não pode ser considerada como uma das mais altas do mundo. As maiores taxas são verificadas, sobretudo, nos países desenvolvidos.

Questão 6

Desde as primeiras décadas do século XX, a expectativa de vida vem aumentando consideravelmente em muitos países. As causas para essa elevação, são:

A) avanços da Medicina e urbanização.

B) campanhas de vacinação e popularização dos métodos contraceptivos.

C) urbanização e redução da natalidade.

D) queda da fecundidade e aumento da escolaridade.

E) entrada da mulher no mercado de trabalho e aumento da mortalidade masculina.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

O aumento da expectativa de vida é causado pelos avanços na Medicina; urbanização; aumento da renda média; melhorias nos sistemas de saneamento básico; e maior acesso à rede de saúde.

Questão 7

Observe o gráfico a seguir:

Gráfico representando o processo de transição demográfica em uma questão sobre a ocorrência do envelhecimento populacional.
(Créditos: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola)

Com base na análise da dinâmica verificada nas fases da transição demográfica, é possível concluir:

A) na fase 1, a população diminui em função da elevada mortalidade.

B) na fase 2, a população aumenta em função do aumento da mortalidade.

C) na fase 3, a população se estabiliza com a queda da natalidade e mortalidade.

D) na fase 4, a população enfrenta o envelhecimento populacional.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

O envelhecimento populacional está diretamente ligado à queda da mortalidade, que gera aumento da expectativa de vida. Segundo a teoria da transição demográfica, na fase 4, a população interrompe o processo de crescimento e se caracteriza pelo envelhecimento, com elevado número de idosos.

Questão 8

O envelhecimento populacional produz uma série de consequências negativas à economia de um país. Uma possibilidade para a questão do envelhecimento e que já tem sido adotada por algumas nações é:

A) incentivo à emigração de idosos.

B) incentivo à imigração de jovens.

C) redução dos auxílios de licença maternidade.

D) incentivo à escolarização.

E) maiores investimentos em saúde pública.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

A imigração é a entrada de migrantes em um território. Para reduzir o problema da falta de mão de obra jovem, comum em país com envelhecimento populacional, uma saída tem sido o incentivo à imigração.

Questão 9

(Unisc)

O declínio da taxa de fecundidade, assim como da mortalidade, e o aumento da expectativa de Vida afetam diretamente a estrutura etária da população. No caso da expectativa de vida, o Rio Grande do Sul, desde muitos anos, se diferencia entre os estados brasileiros, com uma das maiores expectativas de Vida do País. A análise do período 1970-2010 indica que houve um acréscimo de mais de oito anos na expectativa de vida do gaúcho, passando de 67,8 para 75,9 anos nas últimas três décadas.

FUTURO RS: agenda de desenvolvimento: O envelhecimento da população gaúcha e as consequências e desafios para as políticas públicas de saúde e educação; cadernos para o futuro 2. Porto Alegre: Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, 2016, p. 9.

Considerando o exposto, é incorreto afirmar que

A) a taxa de reposição populacional é o número médio de filhos que as mulheres entre 15 a 49 anos de idade precisam ter para que a população permaneça constante.

B) a esperança de vida ao nascer pode ser estratificada segundo classe de renda, acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bem como pelos índices de violência, pela criminalidade e poluição do local onde vive a população.

C) a transição demográfica é um fenômeno dinâmico que afeta as populações ao longo do tempo, em que, em um primeiro momento, se presencia um aumento das taxas de crescimento populacional (uma explosão demográfica), mas, com a queda da natalidade, o ritmo de crescimento da população vai se reduzindo ao longo do tempo, tendendo para a estabilidade ou, mesmo, para a redução do crescimento.

D) o envelhecimento populacional pode ser compensado através de saldos migratórios negativos, realizados predominantemente por jovens.

E) o aumento da expectativa de vida leva a uma maior utilização de serviços de saúde, o que demanda uma gestão mais eficiente dos serviços para atender a essas necessidades.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

Para que o envelhecimento populacional seja compensado, é preciso que o saldo migratório seja positivo, ou seja, entrada maior que a saída de pessoas em um território.

Questão 10

(CFTRJ) A China apresenta uma população em torno de 1,35 bilhões de habitantes, segundo último censo. No mesmo levantamento, foi constatado que houve um aumento do número de idosos e a redução da quantidade de mulheres.

Em relação às mudanças da população chinesa, é correto afirmar que:

A) O acelerado crescimento vegetativo resulta de uma estratégia do governo para manter a evolução econômica através da disponibilidade de uma mão de obra barata.

B) O número de mulheres sofreu diminuição devido ao aborto induzido de meninas, o que está relacionado à questão cultural, já que são os filhos homens responsáveis pelos pais na velhice.

C) O envelhecimento populacional da China é preocupante, o que tem levado o governo a criar medidas para promover a renovação da população adulta, como o incentivo à imigração.

D) O predomínio da população rural explica o maior percentual de homens na estrutura populacional, já que as atividades econômicas do setor são consideradas como as mais pesadas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

A alternativa B faz referência à política pública instituída pelo governo chinês denominada Programa do Filho Único, iniciada ao final da década de 1970 e só finalizada na segunda década do século XXI. Durante esse período, com aborto legalizado, a preferência pelos filhos do sexo masculino foi concretizada, pois culturalmente são eles que cuidam dos pais quando envelhecem, ocorrendo aborto em muitos casos em que o teste indicava que seria menina. Como resultado, percebe-se, na atualidade, menor número de mulheres jovens e adultas no país.

Questão 11

(UPE) Analise o gráfico a seguir:

Gráfico do IBGE representando o crescimento do envelhecimento populacional no Brasil entre 1960 e 2010.

Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

A) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando de maneira muito célere, consequentemente apresentando taxas de longevidade acima da de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos, como saúde, escolarização e nutrição.

B) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil se encontra no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países como Suécia, Itália e Serra Leoa.

C) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira, entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com baixa expectativa de vida para a população em geral.

D) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme, em todas as regiões brasileiras.

E) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

A evolução da pirâmide etária do Brasil indica a redução na natalidade a partir da década de 1960, gerando redução no número de crianças e jovens. Percebe-se, também, aumento no número de idosos no país, entrando no processo de envelhecimento populacional, em função da elevação da expectativa de vida.

Questão 12

(UFRGS) Observe a tabela a seguir, que apresenta a razão de sexo da população idosa no Brasil.

Anos

População de idosos (em mil)

Proporção no total da população (%)

Homens

Mulheres

Homens

Mulheres

1950

715

891

2,7

3,3

1960

1.068

1.315

2,9

3,6

1970

1.614

1.918

3,4

4,0

1980

2.378

2.677

3,9

4,4

1990

2.886

3.505

3,9

4,7

2000

3.790

4.919

4,5

5,7

2010

5.094

6.893

5,4

7,1

2020

7.509

10.345

7,3

9,7

2030

11.105

15.476

10,1

13,4

2040

14.131

20.052

12,3

16,5

2050

17.560

24.683

14,8

19,7

United Nations

Com base nos dados da tabela, assinale a alternativa correta.

A) Mantendo-se as esperadas ampliações da expectativa de vida da população brasileira e o significado diferencial de mortalidade por sexo, pode-se esperar uma crescente feminização do envelhecimento populacional.

B) Mantendo-se o baixo diferencial de mortalidade por sexo, pode-se esperar uma crescente feminização do envelhecimento populacional.

C) A expectativa de uma crescente feminização do envelhecimento populacional está relacionada com um baixo diferencial de mortalidade por sexo.

D) O contingente de mulheres, que em 1950 era 5% maior que o dos homens, deverá ser 15% maior que o dos homens em 2050.

E) O crescente desequilíbrio na expectativa de vida entre homens e mulheres está relacionado com o acentuado processo migratório, da região Nordeste para a fronteira oeste do Brasil, ocorrido no século XX.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

É possível perceber aumento na população idosa do Brasil, graças ao aumento da expectativa de vida, ao mesmo tempo, verifica-se redução no número de crianças em função da redução das taxas de natalidade.