Whatsapp

Exercícios sobre o diagrama de Linus Pauling

Exercícios de Química

Com estes exercícios, é possível verificar seus conhecimentos sobre a utilização do diagrama de Linus Pauling na distribuição ou determinação do número atômico. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

(UF-AC) Elementos químicos são utilizados em organismos vivos para a realização de muitas tarefas importantes. Por exemplo, o ferro faz parte da molécula de hemoglobina, participando do transporte do oxigênio no corpo. O átomo de ferro tem Z = 26. A camada de valência desse átomo tem:

a) 6 elétrons

b) 14 elétrons

c) 2 elétrons

d) 8 elétrons

e) 12 elétrons

questão 2

Se na configuração eletrônica de um elemento químico há dois elétrons no subnível 4f, qual é o seu número atômico?

a) 64

b) 62

c) 60

d) 58

e) 56

questão 3

(UCS-RS) Os dias dos carros com luzes azuis estão contados, pois, desde 1º de janeiro de 2009, as lâmpadas de xenônio (Xe) não podem mais ser instaladas em faróis convencionais. Mesmo que as lâmpadas azuis possibilitem três vezes mais luminosidade do que as convencionais, elas não se adaptam adequadamente aos refletores feitos para o uso com lâmpadas convencionais, podendo causar ofuscamento à visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário e possibilitando, assim, a ocorrência de acidentes. Quantos elétrons o gás xenônio apresenta na camada de valência?

a) 2

b) 6

c) 8

d) 10

e) 18

questão 4

Sabendo que o subnível 3p1 (com um elétron) é o mais energético de um certo átomo, podemos afirmar que:

I. É um átomo que apresenta 13 elétrons.

II. Esse átomo apresenta 4 camadas eletrônicas.

III. Sua configuração eletrônica é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1.

a) Apenas a afirmação I é correta.

b) Apenas a afirmação II é correta.

c) Apenas a afirmação III é correta.

d) As afirmações I e II são corretas.

e) As afirmações I e III são corretas.

respostas
Questão 1

Letra c). Para determinar a quantidade de elétrons presente na camada de valência de um átomo de ferro, é necessário realizar a sua distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, como a seguir:

Nessa distribuição, é possível observar que na sua camada de valência (última camada do átomo, ou seja, a quarta) existem apenas 2 elétrons.

Voltar a questão
Questão 2

Letra d). O enunciado indica que o átomo apresenta 2 elétrons no subnível 4f, o qual é o seu subnível mais energético (último subnível a receber elétrons). Assim, podemos preencher todos os subníveis anteriores ao 4f, com o seu total de elétrons:

Por fim, basta somar todos os elétrons presentes no diagrama utilizado, o que resulta em um total de 58.

Voltar a questão
Questão 3

Letra c). Para determinar o número de elétrons na camada de valência (última camada de um átomo) do átomo de xenônio, é necessária a realização da distribuição dos 54 elétrons (pois apresenta número atômico 54) no diagrama de Linus Pauling, como representada abaixo:

Obs.: Vale ressaltar que a distribuição é feita seguindo as setas, ou ordem de energia, e respeitando o limite do número de elétrons em cada subnível (s =2, p = 6, d =10, f = 14 elétrons).

Na distribuição eletrônica do átomo de xenônio, podemos observar que na sua camada de valência (5a camada) existem 8 elétrons (2 no subnível s e 6 no subnível p).

Voltar a questão
Questão 4

Letra e). Para julgar as alternativas propostas pelo exercício, inicialmente, devemos realizar a distribuição eletrônica a partir da indicação do enunciado, de que o átomo apresenta 1 elétron no subnível 3p, ou seja, seu subnível mais energético (último subnível a receber elétrons). Assim, basta preencher todos os subníveis anteriores ao 3p, com o seu total de elétrons:

I- Correto, pois, se somarmos todos os elétrons presentes no diagrama utilizado, teremos um total de 13.

II- Falso, pois o diagrama utilizado apresenta apenas 3 níveis, ou seja, 3 camadas.

III- Correto. Está de acordo com o diagrama realizado.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado