Exercícios sobre espaço industrial brasileiro
“A implementação da política 'desenvolvimentista' da administração Kubitschek marca a utilização, pela primeira vez, de uma política deliberada de industrialização. Essa política consistia essencialmente de uma tarifa aduaneira efetivamente protecionista (…). Ao mesmo tempo, e complementarmente, a política fiscal era francamente expansionista e iniciou, no fim da década, a concessão de incentivos fiscais para o desenvolvimento industrial”.
SUZIGAN, W. Industrialização e política econômica: uma interpretação em perspectiva histórica. Pesquisa e Planejamento Econômico, nº5 (2). Rio de Janeiro: Ipea, dez. 1975. p.451-452.
O modelo industrial adotado no espaço geográfico brasileiro no período analisado pelo texto tinha como referência:
a) o caráter puramente nacionalista
b) a ampliação das exportações
c) o desenvolvimento agroindustrial
d) a construção de indústrias de base
e) a substituição de importações
Durante o governo Kubitschek, além da atração de empresas estrangeiras – sobretudo do mercado automobilístico –, optou-se por uma política desenvolvimentista calcada no modelo de substituição de importações.
Alternativa correta: letra E
O espaço industrial brasileiro contemporâneo vem sendo assistido por um processo de dispersão fabril, isto é, o deslocamento dos empreendimentos do setor secundário para o interior do país, tanto para as metrópoles regionais quanto para as cidades médias e regiões rurais. Mesmo assim, as regiões historicamente predominantes na industrialização brasileira do século XX ainda concentram a maior parte desse capital gerado.
As áreas pioneiras referenciadas pelo texto são:
a) centro-sul e nordeste
b) sudeste e meio norte
c) nordeste e sul
d) zona litoral e região norte
e) centro-oeste e sul
As áreas regionais do Brasil que concentraram a industrialização do século XX, em virtude da maior presença de infraestrutura e investimentos públicos, abarcam o centro-sul brasileiro (como destaque para o sudeste) e algumas áreas litorâneas da região nordeste. Essas áreas abrigaram tanto as indústrias mais avançadas quanto as indústrias de base e o meio agroindustrial.
Alternativa correta: letra A
Além do direcionamento de infraestruturas, a realização de investimentos públicos e adoção de políticas orçamentárias, um dos fatores responsáveis pelo processo de desconcentração industrial do Brasil é:
a) a dispersão demográfica do país
b) a “guerra fiscal” entre os estados
c) a urbanização das capitais regionais
d) o crescimento das cidades médias
e) a mão de obra barata no interior do território
Um dos principais fatores responsáveis pela relativa desconcentração industrial do Brasil nos tempos atuais é a chamada “Guerra Fiscal”. Nela, os estados e cidades oferecem um maior volume de incentivos fiscais (isenção de impostos) para atrair fábricas antes situadas em outras localidades.
Alternativa correta: letra B
(Enem 2012)
A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002 (fragmento).
Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é:
a) Obsolescência dos portos.
b) Estatização de empresas.
c) Eliminação de incentivos fiscais.
d) Ampliação de políticas protecionistas.
e) Desenvolvimento dos meios de comunicação.
A migração das indústrias acontece pelos incentivos governamentais, mas também depende de uma mínima infraestrutura para se concretizar, o que perpassa, entre outros fatores, pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e pela integração desse sistema em todo o território nacional.
Alternativa correta: letra E